Índice


Falando de lista de espera...

A lista de espera é utilizada para organizar os alunos que desejam cursar alguma turma que não possui mais vagas. Ela não pode ser compartilhada entre turmas e possui quantidade ilimitada de vagas.

Para que uma turma possua lista de espera, basta definir no seu cadastro a criação de lista de espera quando suas vagas se esgotarem. Para remover a lista de espera da turma, basta editá-la, definindo que não deve ser criada lista de espera para ela. Sendo assim, a lista de espera existente para a turma é desfeita.

É necessário definir um responsável por gerenciar a lista de espera da turma na disciplina ou na própria turma, que terá permissão para alterar a prioridade dos alunos na lista e remover alunos da lista.

Quando um aluno acessa uma turma na qual as vagas se esgotaram, é apresentada a opção Lista de Espera no lugar de Matricular-se, que permite que ele solicite sua inclusão na lista de espera da turma em questão.

Assim que uma matrícula da turma é finalizada ou cancelada, o primeiro aluno da lista de espera é automaticamente matriculado. O mesmo ocorre quando o número de vagas da turma é aumentado, os primeiros alunos da lista de espera são automaticamente matriculados até preencher todas as novas vagas disponíveis. Esse procedimento é efetuado por uma rotina padrão que é executada periodicamente na plataforma. Mais informações podem ser obtidas em Processar lista de espera.

Quando existem alunos na lista de espera e uma nova turma é aberta para a mesma disciplina, os alunos são notificados, podendo optar entre matricular-se na nova turma ou aguardar a liberação de uma nova vaga na turma em que ele está na lista de espera.

Se uma turma é inativada, os alunos são mantidos na lista de espera sem nenhuma modificação. Quando a turma é ativada novamente, a lista de espera volta a vigorar e os alunos são matriculados conforme novas vagas são abertas, respeitando o período de vigência da turma.


Gerenciar lista de espera


01. Depois de acessar a turma da qual a lista de espera será gerenciada, acionar a aba Lista de espera.

02. Visualizar todos os usuários que estão na lista de espera, ou seja, que estão aguardando que novas vagas sejam abertas na turma para terem sua matrícula efetivada.



Alterar prioridade do aluno na lista de espera


01. Localizar o aluno que terá sua prioridade na lista de espera alterada.

02. Na coluna Ordem, acionar duplo clique na linha correspondente ao aluno.

03. Inserir a nova prioridade do aluno na lista de espera.

04. Acionar Enter no teclado.

05. Acionar Salvar.



Remover aluno da lista de espera


01. Selecionar o aluno que será removido da lista de espera da turma.

02. Acionar Remover.

Ao acionar essa opção, o aluno é removido da lista de espera para efetivação de matrícula na turma. 



Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.