Compartilhamento de tabelas SIGACTB


Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Como realizar compartilhamento de tabelas no Contabilidade Gerencial (SIGACTB).

Passo a passo:

De acordo com a necessidade é possível modificar a situação de compartilhamento padrão das tabelas utilizadas no Contabilidade Gerencial (SIGACTB) de forma a melhor atender cada estrutura.

É considerada divisão das tabelas em dois grupos: Cadastros e Movimentos/Saldos, sendo assim as configurações possíveis são:

CADASTROS MOVIMENTO/SALDOS
Exclusivos  Exclusivos  
CompartilhadosExclusivos  
CompartilhadosCompartilhados

Cadastros

  • CT1, CT5, CT8, CT9, CTA, CTB, CTD, CTE, CTG CQD, CTH, CTJ, CTL, CTN, CTO, CTP, CTR, CTS, CTT, CV5, CV9, CVA, CVB, CVC, CVD,CVE,CVF e demais cadastros.

Em caso de alteração do compartilhamento da tabela CT1, a mesma deve ser efetuada para a tabela CVD e vice-versa, pois uma depende da outra no momento da gravação e geração de informação. 

É obrigatório a utilização do mesmo compartilhamento para essas duas tabelas (CT1 e CVD)

As tabelas CTG e CQD devem possuir o mesmo modo de compartilhamento, caso contrario a performance na contabilização poderá ser comprometida.

Caso o compartilhamento esteja divergente o sistema exibirá um alerta até a adequação, não sendo possível desabilitá-la. 

Caso tenha seu cadastro de contabilista por filial, será necessário manter a tabela CVB como exclusiva.

Movimentos/Saldos

  • CT2, CT3, CT4, ,CT7, CTI, CTU, CTV, CTW, CTX, CTY, CT6, CTC, CTF, CTK, CTZ, CV1, CV2, CV3, CV4, CV6, CV7, CV8 e CVO.
  • A partir da versão 12 do Microsiga Protheus, as seguintes tabelas também devem ser consideradas: CQ0, CQ1, CQ2, CQ3, CQ4, CQ5, CQ6, CQ07 CQ8, CQ9, CQA, CSQ e CQW

Caso ocorra o compartilhamento das tabelas que estejam divergente entre as demais tabelas do seu grupo, o sistema poderá eventualmente trazer informações incorretas ou até gerar erro.

Não é recomendado esta prática.

Não é recomendável a alteração de compartilhamento das tabelas do ambiente de Contabilidade Gerencial após a implantação, pois em alguns casos pode parar de funcionar e/ou gerar erros sistêmicos.

Se houver alteração nas tabelas ( Ex: CQD e CTG ou qualquer outra ),   é necessário adequar a base  de dados ao novo compartilhamento.

Este procedimento deve ser realizado por um especialista Protheus e primeiramente em ambiente de testes, para ajuste dos dados e validação dos processos em base histórica.


Como alterar o compartilhamento de tabelas após bloqueio realizado a partir da LIB versão 20181015:

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360026077191-MP-SIGACTB-Como-alterar-o-compartilhamento-de-tabelas-ap%C3%B3s-bloqueio-realizado-a-partir-da-LIB-vers%C3%A3o-20181015