Proxy Mashup

Produto:

Framework

Versões:

12.1.10

Ambiente:

Proxy Mashup

Passo a passo:

Introdução:

O serviço de Proxy do TOTVS Mashups deve ser utilizado para transferir a lógica de execução dos Mashups que ao invés de ser executada no Servidor de Mashups, passará a ser executada diretamente no ambiente local onde ele estive instalado

 

O problema:

Atualmente toda a lógica de execução do Mashup era baseada em um servidor hospedado no Data Center da TOTVS, por este motivo, toda a comunicação com os sites de terceiros era feita a partir da rede da TOTVS, o que em alguns casos causava um bloqueio de IPs devido ao alto número de requisições vindos da mesma rede.


A solução:

Com o serviço de Proxy, toda a comunicação com os sites será feita diretamente da rede local. O serviço irá fazer a comunicação com o servidor de Mashups somente para carregar a lógica de execução do Mashup e para a validação do usuário, assim quando o Mashup for atualizado no servidor, automaticamente será atualizado no Proxy.
Com esta solução iremos diminuir o número de requisições vindos do mesmo IP e consequentemente diminui as chances de bloqueio.

Pré-requisitos:

O serviço deverá ser instalado em uma máquina Windows com suporte a .NET Framework 4.5.2, com pelo menos 4 GB de RAM e 4 núcleos de processamento.
Ele deverá ter permissão de saída para internet sem necessidade de proxy. E poderá comunicar em qualquer porta com qualquer site, utilizando os protocolos HTTP e HTTPS.

Instalação:

Para instalar o serviço, execute o instalador TOTVSMashups.Setup.exe com um usuário com privilégios de administrador.
Por padrão o serviço irá utilizar a porta 8055 para comunicação, o instalador deve liberar automaticamente a porta padrão no Firewall do Windows.
Para testar se o serviço está funcionando corretamente, acesso pelo browser o seguinte endereço:
http://localhost:8055/TOTVSSoa.Host/SOAManager.svc
Deverá ser apresentada a seguinte página:

Configuração do ERP:

Deverá ser aplicado o pacote TOTVSMashups.ptm (incluído dentro do arquivo compactado) em ambiente de produção.
Este pacote irá liberar a configuração DEFAULT do endereço do Mashup através do parâmetro MV_URLMSHP. Com o pacote aplicado, ir até o configurador do PROTHEUS e criar o parâmetro MV_URLMSHP, este parâmetro é do tipo carácter, e terá o conteúdo de acordo com o endereço da maquina onde foi instalado e configurado o proxy do Mashup (meu_servidor_mashup:8055). Poderá ser utilizado também o endereço IP ou nome da máquina onde o serviço foi instalado, na porta 8055. Ex.: “192.168.0.1:8055”.

 

Observações: