Com a Reestruturação do Reports a partir da versão 12.1.5, o caminho de relacionamento entre diferentes tabelas, passou a ser muito mais efetivo e importante na construção da estrutura de um relatório.

Nas versões inferiores a 12.1.5, o caminho de relacionamento trabalhava de maneira menos dinâmica e menos intuitiva, através de um carregamento de dados preso à ordem de inserção dos controles na estrutura do relatório.

A partir da versão 12.1.5, o caminho de relacionamento entre diferentes tabelas, trabalha de maneira mais dinâmica e mais configurável, já que o usuário final pode escolher uma combinação de tabelas e qual o relacionamento entre elas.

Exemplo Prático

Construção de um boleto usando o "Caminho de Relacionamento entre Diferentes tabelas"
 


Imagem 1 - Construção do boleto
 

Um relatório pode conter diversas fontes de dados, entre elas, tabelas do banco de dados e consultas sql.


Imagem 2 - Fontes de dados do relatório


Um relatório pode ter também uma tabela mestra (Ligada ao detalhe mais externo), cujo caminho de relacionamento com outras tabelas se inicia.
 
 
Imagem 3 - Tabela Mestra (Ligada ao detalhe mais externo)
 

Ao utilizar um componente [TIPO: TEXTO], vinculado à um campo de uma tabela de dados [CONTA.NUMAGENCIA], o sistema cria automaticamente vários caminhos de relacionamento entre a tabela mestra, a tabela vinculada ao componente adicionado e também com outras tabelas anteriormente adicionadas à estrutura do relatório.


Imagem 4 - Campo de texto NUMAGENCIA1 adicionado à estrutura do relatório. Nesse momento é criado vários caminhos de relacionamento entre as tabelas
adicionadas à estrutura do relatório.

 

O usuário poderá escolher entre os diversos caminhos de relacionamento entre as tabelas. Essa configuração deve ser feita corretamente para que o relatório seja íntegro em sua geração.


Imagem 5 - Caminho de Relacionamento entre as tabelas adicionadas na estrutura do relatório.