1. Oque é o TAF ?

O TAF( Totvs Automação Fiscal ) trata-se de uma Solução Fiscal especialista  com características de consolidação de dados e layouts, tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias através de Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos.

 


2. Qual a Infra Estrutura ?

O TAF é um produto baseado no Framework do Protheus Série T, onde contempla tudo que esta versão disponibiliza.

 


3. Qual a Disponibilidade ?

Está disponível na instalação padrão do Microsiga Protheus da versão 11.80 em diante, como um módulo do ERP( 84-TOTVS Automação Fiscal ).

Para clientes que não utilizam o ERP Microsiga Protheus o TAF pode ser instalado como uma aplicação independente.



4. Possui Pré-Requisitos ?

I. Protheus versão 11.80 em diante:

Cliente tem a possibilidade de utilizar o TAF como um módulo do ERP Protheus, para isso basta atualizar o Repositório e efetuar uma atualização do metadado ou o cliente pode utilizar o TAF como uma aplicação a parte do ERP Protheus.

 

II. Protheus versões anteriores a 11.80:

Cliente tem a possibilidade de necessário upgrade para a ultima release disponível e efetuar atualização do RPO e metadado ( Ou ).

 Outros ERPs e/ou Datasul, RM e LOGIX, é necessário se efetuar uma instalação "apartada" do Microsiga Protheus na versão 12 release atualizada, com RPO e metadado atualizado. Para este modelo, é premissa que oservidor de licença esteja na Nuvem( Santo Graal ), particularidade da versão 12.

 BUILD TOTVS Application Server igual ou superior a 7.00.131227A

 BUILD TOTVS DBAccess igual ou superior a 20141119

 

 

 

** Nas integrações com ERPs não TOTVS, é preciso que o ERP desenvolva a mensagem de integração com o TAF

 

** Poderá haver também pré-requisitos das áreas provedoras de informações, por exemplo: Contábil, RH, Faturamento, Financeiro, etc... Esses devem ser avaliados com os responsáveis.



4. Qual é a Arquitetura ?

Conforme gráfico abaixo, trata-se de um produto “plugável” à qualquer ERP através de uma mensagem comum( Layout TOTVS ). Os produtos Totvs já integram nativamente.

 

O TAF pode ser implantado seguindo o conceito de MÓDULO ou SEGREGADO, cujas características são:

 

I. TAF como Módulo do Microsiga Protheus:


 

Este modelo vale quando o ambiente em que o TAF está sendo inserido já possua uma versão do Microsiga Protheus instalado, para isso é necessário baixar um atualizador da Central de Downloads, aplicar no ambiente em questão e configurá-lo conforme Wizard de Configuração.

 

Quando se aplica:

Este modelo deve ser implementado quando existir uma instalação do Microsiga Protheus conforme requisitos mínimos.( Verificar Pré-Requisitos )


II. TAF SEGREGADO ao ERP:


 

 ** ST - Shared Table( Tabela Compartilhada ) - Trata-se da interface de integração entre o TAF e o sistema legado


Este modelo vale quando o ambiente em que o TAF está sendo inserido NÃO tenha a versão mínima do Microsiga Protheus. Para isso é necessário baixar um instalador na Central de Downloads, criar o ambiente e configurá-lo conforme Wizard de Configuração.

 

Quando se aplica:

Este modelo deve ser implementado quando não houver uma instalação do Microsiga Protheus conforme requisitos mínimos( 08. Possui pré-requisitos? ), seja ele o próprio Microsiga Protheus em versões anteriores ao permitido ou os outros ERPs da TOTVS.

Os outros ERPs da TOTVS já estão preparados para integrar com o TAF.


III. Ambiente On Premise x Cloud:

No caso do ERP Microsiga Protheus estar em Cloud conectando com outros softwares on-premise da infraestrutura do cliente, deve-se avaliar com mais detalhes o modelo ideal, considerando volumetria e tecnologias envolvidas. Através desta análise podemos chegar a outra conclusão, que a melhor opção pode ser o TAF SEGREGADO.

Volumetria: A maior movimentação a ser transferida para o TAF pode vir do ambiente on-premise e para isso, tendo o TAF em Cloud pode onerar bastante a performance das transmissões;

Tecnologia envolvida: Deve-se avaliar também, quais as opções disponibilizadas pelos serviços de Cloud contratados para atender a transferência dos arquivos gerados no ambiente Cloud para o ambiente do cliente( on-premise ), ou vice-versa; O Protheus está preparado para gerar os arquivos necessários para importação, e o TAF por sua vez, também está preparado para importá-los, porém as transmissões dependem de um serviço independente dos produtos



5. Como Extrair os dados do ERP ?

O Extrator é o responsáveis por extrair as informações do ERP que serão integradas com o TAF, estas informações são geradas através de um Layout Único, conforme abaixo:


I. Clientes que utilizam ERPs Totvs:

Os produtos Totvs já possuem extratores nativos, para maiores detalhes sobre os extratores acesse  01. Entenda a integração com Produtos TOTVS


II. Clientes que Utilizam ERPs Não Totvs:

Clientes que possuem outras soluções de mercado devem realizar o desenvolvimento do seu extrator, para maiores detalhes sobre como realizar este desenvolvimento acesse

 02. Entenda a Integração com Produtos NÃO TOTVS



6. Como Realizar a Integração ?

A integração com o TAF pode ser realizada manualmente pelo usuário através de rotina no Menu ou ser configurada para ser realizada de maneira automática (Através de Jobs de Execução), os modelos de integração disponíveis são:

 

I. Integração via Banco a Banco

Neste modelo de integração o Banco de Dados do TAF e o Banco de Dados do ERP objeto da Integração se comunicam através de tabelas compartilhadas, recomendamos este modelo pois como toda a integração ocorre no Banco de dados o processo se torna mais performático.

 

II. Integração via Arquivo Texto

Neste modelo de integração o usuário realiza a integração das informações através de um arquivo texto gerado pelo Extrator.