Vamos desenvolver uma widget que mostre notícias

 

Em primeiro lugar devemos ter disponível um projeto Fluig onde desenvolveremos nossa widget utilizando o Fluig Studio.

Passos para criação de um projeto Fluig.

Em seguida criaremos uma widget.

Passos para criação de uma widget.

Feito isso, vamos agora desenvolver uma widget de notícias que consumirá os dados do Fluig.

Arquivo application.info

Abaixo o detalhamento de todas as propriedades do arquivo application.info:

PropriedadeDescrição
application.type = <layout> O valor layout define que o componente é do tipo widget, existem outras opções como layout e theme.
application.code = <código-do-layout>Iidentificador da widget.
application.title = <título-do-layout>Título da widget.
application.description = <descrição-da widget>

Descrição da widget.

application.category = <SYSTEM>Categoria da widget. Propriedade utilizada para filtro em determinados funções do sistema, esta propriedade é
para uso futuro, atualmente não é utilizada.
application.renderer = <freemarker>Indica o tipo de renderizador exigido (atualmente somente o Freemarker é suportado).
application.icon = <icon.png>Ícone para representação visual do layout. Caso não informado o sistema assumirá um ícone padrão para sua
representação visual.
developer.code = <developer-code> Código do desenvolvedor da widget.
developer.name = <TOTVS S.A.>Nome do desenvolvedor.
developer.url = <http://www.totvs.comURL do desenvolvedor.
layout.file=layout.ftl = <layout.ftl>Nome do arquivo a ser renderização. Se não informado, será assumido “layout.ftl”.
locale.file.base.name = <prefixo>Nome base do arquivo de tradução que será seguido pelo locale (ex.: prefixo_PT_BR e prefixo_EN_US). Se não
informado, será usado o código do layout.
application.resource.css.1 = </resources/css/<codigo-do-layout>.css>Opcional. Nome do arquivo CSS a ser carregado durante a renderização. Podem ser informado vários arquivos, o número no final do dome da propriedade indica a ordem de carga.

application.resource.js.2 = </resources/js/<código-do-javascript>.js>

Opcional. Nome do arquivo JS a ser carregado durante a renderização. Podem ser informado vários arquivos, o número no final do nome da propriedade indica a ordem de carga.
slot.SlotMenu = <menu>Opcional. Entretanto, quando o arquivo .ftl possuir slot de Menu (SlotMenu), é necessário informar qual widget de menu deve ser utilizada. "menu" deve ser informado nesse caso. Entenda melhor aqui.
slot.SlotLogin = <sociallogin>Opcional. Entretanto, quando o arquivo .ftl possuir slot de Login (SlotLogin), é necessário informar qual sidget de login deve ser usada. Apesar de haver mais de um opção para menu, recomendamos a utilização do valor "sociallogin" nesse caso. Entenda melhor aqui.