Gateway Exclusivo.

Através de experssões aritméticas esse gateway irá decidir o destino de um processo. As expressões serão validadas na ordem que forem expostas na aba de condições . Cada condição terá um fluxo de destino relacionado. A primeira expressão que for validada como verdadeira será utilizada para mover o processo para a atividade relacionada. Apenas um caminho poderá ser percorrido utilizado este tipo de gateway.

Gateway Paralelo.

Ao chegar neste componente do processo a solicitação workflow será bifurcada em N saídas permitindo a execução de fluxos paralelos. No fim dos fluxos paralelos será necessário relacionar um objeto de Join que indicará o fim da execução dos fluxos paralelos voltando ao fluxo único do processo.

Gateway Inclusivo

Este componente é uma mescla entre os gateways paralelos e exclusivo. Como no gateway exclusivo é possível definir expressões lógicas para cada fluxo de saida do gateway. Neste componente todas as expressões serão validadas independente da ordem . As expressões que se confirmarem verdadeiras abrirão um processamento em paralelo que se encerrará no componente de Join.  Em um gateway Inclusivo de três  fluxos de saídas teremos 3 expressões atreladas cada uma a um fluxo de saída. Todas as expressões serão executadas. Caso apenas duas expressões sejam válidas teremos um paralelismo de apenas dois fluxos.

Ex: Imagine que temos um processo de analise de renda em que dependendo da renda do cliente diferentes opções de investimentos e financiamentos serão oferecidos para o cliente. Segue o processo abaixo :

Na lista de condições do gateway Inclusivo temos as seguintes configurações :

Supondo que na execução da solicitação workflow o valor da variável renda seja de 18000. Nesta caso teremos um paralelismo dos fluxos que levam para as atividades "Iniciar financiamento de automóvel" e "Solicitar financiamento de Imóvel" pois o valor 18000 torna verdadeiras as condições de ordem 1 e 2 . A condição da ordem 3 é falsa e não irá ativar o paralelismo do terceiro fluxo.