Para simplificar a automação do TOTVS License Server, foi implementada uma atualização no processo de validação da instalação, que agora exige a obtenção de um token de ativação. Com esse novo mecanismo, as especificações de máquina não afetam a instalação, garantindo que o TOTVSId seja preservado mesmo em casos de variações no hardware.
O token de ativação é composto com base no TOTVSId da instalação.
Esse mecanismo funciona de forma que, a cada inicialização ou reinicialização do serviço, um novo token é gerado automaticamente, mantendo apenas o último disponível para uso.
Cada TOTVSId permitirá apenas duas instalações, sendo uma principal e uma de alta disponibilidade.
A invalidação do token pode ocorrer devido aos seguintes motivos, que resultam na invalidação da instalação:
- Vencimento do licenciamento
- A instalação em questão não possuir o último token associado ao TOTVSId.
Configuração da Instalação
Ao iniciar o monitor do TOTVS | License Server e acessar a tela inicial de instalação, será solicitado apenas o TOTVSId:
Ao avançar na instalação e concluir a parametrização do aplicativo, uma tela de configuração de dados será apresentada. Nessa tela, é possível visualizar o novo campo de token de ativação da instalação, conforme demonstrado abaixo:
Após a conclusão da instalação, ao acessar a aba de informações e verificar a seção de dados da instalação, é possível visualizar o token de ativação.
Configuração da Instalação em HA:Alta Disponibilidade
Com a primeira instalação já em funcionamento, a instalação de alta disponibilidade segue os mesmos passos. Ao abrir o monitor e avançar para o passo de instalação, é necessário marcar a opção "Esta é a segunda instalação de um ambiente de alta disponibilidade?". Além disso, é crucial manter o mesmo TOTVSId da primeira instalação para garantir a continuidade.
Ao finalizar a instalação, ao acessar a aba de informações e verificar a seção de dados da instalação, é possível visualizar o token de ativação e a identificação do ambiente de alta disponibilidade.
Ambiente offline
Em situações em que o TOTVS | License Server pode ficar temporariamente indisponível, podem surgir problemas que levam à inacessibilidade e interrupção no uso do produto, o que pode ser prejudicial. Para evitar essas situações, foi implementado o uso do arquivo de emergência diretamente no sistema.
O arquivo de emergência, denominado de emergency.key, deve ser adicionado na pasta indicada pela chave StartPath, que se encontra no arquivo appserver.ini da instalação.
Ao iniciar o monitor do TOTVS | License Server, uma tela de boas-vindas será exibida. Em seguida, será solicitado o CNPJ, conforme abaixo:
O CNPJ existente no arquivo de emergência deve coincidir com o CNPJ da empresa escolhida pelo usuário.
Após a validação bem-sucedida do arquivo de emergência, o TOTVS | License Server estará pronto para uso.
Migração
Para realizar o processo de migração da instalação com LocalId para o novo mecanismo de Token de Ativação, é imprescindível que a mesma esteja válida.
Para iniciar a migração, desative o serviço do LSV. Substitua o RPO na pasta indicada pelo caminho SourcePath no arquivo appserver.ini da instalação. Depois, reative o serviço do TOTVS | License Server.
Ao acessar o sistema e realizar o login, a instância estará configurada com o mecanismo de Token de Ativação.