Para Windows, no processador Intel, é necessário ajustar a interface de rede. De acordo com testes realizados em clientes, sem estas configurações, os servidores podem apresentar:
➢ baixa eficiência no tráfego de dados de micro pacotes.
➢ Erro: Warning - TOPCONN - NO CONNECTION -2, referente ao tráfego entre Application Server e DBaccess.
O problema pode ser causado pelo Windows TCP Stack, transferindo o uso da interface de rede para a CPU. Para resolver esse problema, há a necessidade de desativar recursos que não são suportados pelo driver broadcom.
Para essa configuração, realize os ajustes por meio do MSDOS em modo Administrador.
Desative o TCP chimney, AutoTuning, Congestion Provider, Task Offloading e ECN Capability:
netsh int tcp set global chimney=disabled |
Ative a feature RSS no driver:
netsh int tcp set global RSS=enable |
Existem algumas configurações adicionais que também causam problemas de desempenho. Veja quais são e como fazer as mudanças necessárias:
Receive Segment Coalescing (RSC)
O RSC é uma tecnologia de descarregamento sem estado, que ajuda a reduzir a utilização da CPU para processamento de rede no lado do recebimento, descarregando tarefas da CPU para um adaptador de rede compatível com RSC. A saturação da CPU, devido ao processamento relacionado à rede, pode limitar a escalabilidade do servidor. Esse problema, por sua vez, reduz a taxa de transação, a taxa de transferência bruta e a eficiência. É semelhante ao problema de descarregamento de TCP, e é recomendável definir como Disabled.
1 Para desabilitar em todos os adaptadores de rede:
Disable-NetAdapterRsc * |
2 Desativar RSC globalmente:
netsh int tcp set global rsc=disabled |
Ajuste através do PowerShell em modo Administrador.
Set-NetAdapterAdvancedProperty Ethernet -DisplayName "Large Send Offload V2 (IPv4)" -DisplayValue "Disabled" -NoRestart |