Backup do certificado
O certificado é o arquivo com o qual você conseguirá acessar sua database, portanto, é de extrema importância possuir um backup deste.
Para fazer o backup do certificado, é importante fazer, também, o backup da chave privada deste certificado. Não é necessário especificar uma extensão para o certificado nem para a chave privada, porém, para fins de clareza na distinção dos arquivos, a chave privada neste exemplo tem a extensão pvk, bem como o mesmo nome que o certificado.
Você pode definir uma senha para criptografar estes arquivos, e este procedimento também é apresentado no exemplo.
Em caso de dúvidas, consulte a documentação oficial da Microsoft sobre o backup de certificado.
--Realizando o backup do certificado --A private key precisa ser exportada junto com o certificado, pois é ela que o criptografa. USE MASTER GO BACKUP CERTIFICATE CERTIPROD TO FILE = 'X:\CERTIFICADO\CERTIPROD' WITH PRIVATE KEY (file='X:\CERTIFICADO\CERTIPROD.pvk', ENCRYPTION BY PASSWORD='Criptografia_1@2#3$') GO
Restore do certificado
Para restaurar a database criptografada em outro servidor, é necessário que este tenha o mesmo certificado para descriptografia. A sintaxe para restaurar um certificado não contém a palavra "restore"; na verdade, você irá criar um outro certificado a partir do arquivo exportado.
Importante
--Procedimentos para a criação de certificado USE master; GO -- Cria a chave-mestre de acordo com a senha CREATE MASTER KEY ENCRYPTION BY PASSWORD = 'Criptografia_1@2#3$'; GO --Ao invés de criar outro certificado, você irá restaurar o certificado --Verifique o caminho e as permissões do diretório onde se encontra o certificado e sua chave CREATE CERTIFICATE CERTIPROD FROM FILE='X:\CERTIFICADO\CERTIPROD' WITH PRIVATE KEY (FILE='X:\CERTIFICADO\CERTIPROD.pvk', DECRYPTION BY PASSWORD='Criptografia_1@2#3$') GO