Árvore de páginas

Executa uma função com nome pré-determinado em uma DLL (Dynamic-link library , ou Biblioteca de vinculo dinâmica).

O nome da função que irá ser chamada é : ExecInClientDLL .

Sintaxe

ExeDLLRun3( < nHandle >, < nOpc >, < cBuffer > )

Parâmetros

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

Referência

nHandle

caractere

Indica o handle da DLL obtida através da função ExecInDLLOpen().

X


nOpc

numérico

Indica a opção que será executada pela DLL.

X


cBuffer

caractere

Indica o buffer, no formato caracter, que será recebido pela DLL. 

Esse mesmo parametro será utilizado tanto para input de dados na DLL

quanto para output de dados.

X


Observações

  • A variável cBuffer tem limite de 512.000 caracteres, para ser passada como referencia.
  • O nome da função na DLL obrigatoriamente precisa se chamar ExecInClientDLL, lembrando que a DLL pode conter outras funções auxiliares, mas o ponto de entrada deverá ser esse nome. Ela precisa conter os seguintes parametros:
Tipo ParametroNome ParametroProósito
intidCommandNúmero para ser utilizado como tipo de comando a ser identificado do que ser executado na DLL
char*buffParamBuffer contendo informações a serem passadas para a DLL
intbuffParamLenTamanho do buffer de entrada
char*buffOutput

Buffer contendo algum possível retorno de dados. Caso a DLL não popule algum conteúdo nesse parametro, o 

mesmo irá ficar sendo vazio, sendo transmitido ao parametro do cBuffer do ADVPL.

int*buffOutputLenTamanho do buffer de saída.

Exemplos

extern "C" __declspec(dllexport) int ExecInClientDLL(int idCommand, char * buffParam, int buffParamLen, char * buffOutput, int * buffOutputLen)
{
	switch (idCommand)
	{
	case COMMAND1:
	{
		strcpy(buffOutput, "Comando 100");
		*buffOutputLen = strlen(buffOutput);
		return RETURN_COMMAND1;
	}
	case COMMAND2:
	{
		strcpy(buffOutput, "Comando 2000");
		*buffOutputLen = strlen(buffOutput);
		return RETURN_COMMAND2;
	}

	default:
		strcpy(buffOutput, "Comando inválido");
		*buffOutputLen = strlen(buffOutput);
		return 0;
	}
}

Atenção

Como pode ser observado, a dll desenvolvida para ser executada com a função ExeDLLRun3 tem uma assinatura diferente da utilizada em ExeDLLRun2 e ExeinDLLRun, por isso não são compatíveis e podem causar erros fatais na execução.

#define MB_OK                       0
#define MB_OKCANCEL                 1
#define MB_YESNO                    4
#define MB_ICONHAND                 16
#define MB_ICONQUESTION             32
#define MB_ICONEXCLAMATION          48
#define MB_ICONASTERISK             64

User Function DllTeste()
 
Local hHdl := 0,buffer := "",xRet1 := 0
// Abre Dll
hHdl := ExecInDLLOpen( "DllTeste.dll" )
 
// ----------------------------------------------------------------
// Envia comando para execução, repare que estamos
// usando a opção "1" no momento de chamar a DLL.
// ----------------------------------------------------------------

// ExecInDllRun não retorna valor da DLL
buffer:= "Executando a partir da ExecInDllRun2..."
xRet1 := ExeDllRun3( hHdl, 1, @buffer )
MessageBox("Retorno da ExeDllRun3: " + Alltrim(Str(xRet1)) + " - " + buffer, "ExeDllRun3", MB_ICONEXCLAMATION)
  
// ExeDllRun3 retorna valor numérico da DLL
buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun3..."
xRet2 := ExeDllRun3( hHdl, 2, @buffer )
MessageBox("Retorno da ExeDllRun3: " + Alltrim(Str(xRet2)) + " - " + buffer, "ExeDllRun3", MB_ICONEXCLAMATION)

// ExeDllRun3 retorna valor numérico da DLL
buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun3..."
xRet3 := ExeDllRun3( hHdl, 3, @buffer )
MessageBox("Retorno da ExeDllRun3: " + Alltrim(Str(xRet3)) + " - " + buffer, "ExeDllRun3", MB_ICONEXCLAMATION)

// ----------------------------------------------------------------
// Fecha a DLL
ExecInDllClose( hHdl )
 
Return

Preview




Veja também


  • Sem rótulos