Árvore de páginas

01. Premissas

  • A alteração dos dados de conexão com o banco de dados, deve ser realizada somente por profissional com conhecimento do ambiente e dos processos da empresa. A Consinco não se responsabiliza por eventuais danos ou indisponibilidades que possam ocorrer na operação do sistema, em virtude do desconhecimento dos procedimentos necessários para este tipo de alteração.
  • A senha do usuário CONSINCO no banco de dados deve ser definida em maiúscula na versão 11g (ou superior) do Oracle, exceto se o parâmetro Sec_Case_Sensitive_Logon for desativado.
  • O alias de conexão com o banco de dados não deve ultrapassar 8 caracteres em seu tamanho.
  • Não recomenda-se a utilização do caractere @ (arroba) na definição da senha para usuários de banco de dados, por se tratar de um caractere habitualmente reconhecido como comando em string de conexão com o banco de dados.
  • A Consinco reserva-se no direito de atualizar, modificar, incluir ou excluir as informações deste documento a qualquer momento, sem aviso prévio, decorrente de evoluções em produtos. Na ocasião, verifique a disponibilidade de uma versão mais atual deste documento.

02. Aplicações e Serviços Desktop

Arquivo CONSINCO.INI

  • O arquivo CONSINCO.INI reúne as informações necessárias para que os executáveis do ERP na versão desktop façam a conexão com o banco de dados. Cada estação de trabalho que tenha os aplicativos Consinco instalados localmente, possui um arquivo CONSINCO.INI dentro do diretório C:Windows.
  • Dentro do arquivo há uma sessão com a sigla de cada módulo/ executável do sistema. Cada sessão possui três parâmetros de conexão: nome, usuário e senha, conforme o exemplo abaixo. A senha informada no parâmetro é codificada e pode ser gerada a partir de utilitários que a Consinco disponibiliza.

[SEGURANCA]
DefDBName=PRODUCAO
DefDBUser=CONSINCO
DefDBPw=Q..3[ $3

  • Em ambientes Terminal Service, cada usuário tem uma copia do arquivo CONSINCO.INI dentro do seu perfil (C:Users<usuário>Windows), copiado automaticamente pelo Windows na primeira utilização do sistema. Portanto, se houver alteração do arquivo CONSINCO.INI armazenado em C:Windows, será necessário excluir a copia armazenada no perfil do usuário ou também atualizá-lo, pois o Windows não atualiza automaticamente o arquivo armazenado no perfil dos usuários.

Arquivo SQL.INI

  • O arquivo SQL.INI reúne as informações necessárias como alias de conexão para que os aplicativos desenvolvidos em Centura, possam se conectar ao banco de dados. Cada estação de trabalho que tenha os aplicativos Consinco instalados localmente, possui um arquivo SQL.INI dentro do diretório C:C5Client (ou conforme o local de instalação).
  • Este arquivo somente deve ser atualizado, caso o alias de conexão com o banco de dados armazenado no arquivo TNSNAMES.ORA sofra alterações. A repetição de entradas RemoteDBName na sessão OraGtwy, possibilita que os aplicativos possam se conectar em vários bancos de dados, conforme definido no arquivo CONSINCO.INI.

[OraGtwy]
RemoteDBName=PRODUCAO,@PRODUCAO
RemoteDBName=TESTE,@TESTE

Formato: alias_consinco.ini,@alias_tnsnames.ora

Arquivo TNSRV.INI

  • O arquivo TNSRV.INI reúne as informações necessárias como servidor, usuário e senha para que o executável do Locus Gerenciador RF (TNSRV – versão Telnet) faça a conexão com o banco de dados. Cada instalação do Gerenciador RF em execução, possui um arquivo TNSRV.INI que fica armazenado no mesmo diretório onde está o executável TNSRV.EXE.

[RF]
Servidor=PRODUCAO
Usuario=CONSINCO
Senha= Q..3[ $3


03. Publicações e Serviços Web

Os arquivos de configuração dos sites e serviços web que reúnem os dados de conexão com o banco de dados, possuem uma característica diferente dos arquivos de conexão desktop. Nestes arquivos, os dados de conexão estão em uma string de conexão, chamada ConnectionString. A senha dentro da ConnectionString deverá estar codificada para maior segurança, e pode ser alterada à partir da própria ferramenta de atualização Web, o Consinco Web Setup. Consulte a documentação da ferramenta.


04. Monitor de PDV

O Monitor de PDV comunica-se com a base do ERP para realizar o envio e o recebimento de informações, e neste processo é utilizado os dados de conexão. A troca da senha do owner do ERP exige a atualização dessa configuração, consulte a documentação da Frente de Caixa.


Em alguns ambientes podem existir Database Links para conexões externas com a base do ERP, neste caso recomenda-se que o DBA responsável pela administração do ambiente faça a alteração da senha.

06. NDD

Consultar a documentação da NDD para verificar as orientações de troca de senha de conexão com o banco de dados.