Árvore de páginas

A Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, de 14 de agosto de 2018, entrará em vigor em agosto de 2020, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

Para os fins desta Lei, considera-se: 

     I - Dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável; 

    II - Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural; 

    III - Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento; 

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709),  foi necessária a adaptação da apresentação dos dados das rotinas, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração dos Logs de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Logs e Auditoria.


A seguir estão os processos ajustados para o módulo Controle e Lojas – SIGALOJA, observando os dados sensíveis e pessoais que são passíveis de proteção dentro do Sistema Protheus®.

  • Cadastros
  • Processos de Venda, Troca, Devolução
  • Consultas
  • Relatórios

Neste tópico estão relacionadas as rotinas do módulo Controle de Lojas – SIGALOJA que foram adequadas para atender à legislação.


  • Cadastros

Clientes (MATA030)

Vendedores (MATA040)

Lista de Presentes (LOJA845)


  • Processos de Venda, Troca, Devolução

Venda Assistida (LOJA701)

Rotina de Troca (LOJA720)


  • Consultas

Vendas X Vendedor (LOJC020)

Consulta de Vendas (LOJC040)


  • Relatórios

Mapa de Vendas (LOJR075)

Emissão de Borderô (LOJR170)

Cheques Devolvidos (LOJR190)

Orçamento x Solicitação de Compras (LOJR590)

Vendas Perdidas (LOJR740)

Vendas x Mídia (LOJR810)

Rel. Acompanhamento de Lista de Presente (LOJR847)

Relatório de Conta Corrente (LOJR848)

Relatório Venda Analitico (LOJR850)

Relatório Status Lista (LOJR851)


Não se aplica.

Para saber mais informações sobre  a Lei n° 13.709clique aqui

Links interessantes:
https://www.totvs.com/blog/lgpd-o-manual-para-compreender-a-lei-geral-de-protecao-de-dados