Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Contabilização de Compensações CR/CP

No que se refere a contabilização do lançamento padrão 596 (compensação a receber), temos algumas característica especiais que, dependendo do compartilhamento de tabelas no SIGAFIN e SIGACTB, deverão ser de conhecimento do usuário. Esse tipo de contabilização é feito no modo off-line, onde a configuração deve ser feita em partida dobrada buscando as informações da tabela SE5.

Imaginando que o compartilhamento do ambiente esteja conforme abaixo:

SE1 - Exclusivo  (títulos a receber)

SE5 - Exclusivo (movimento bancário)

CT2 - Exclusivo (lançamentos contábeis)

 

Além disso, tendo títulos a receber em filiais diferentes (Filial 01 e 02, por exemplo):

Título de adiantamento (RA): Filial 01

Título de nota fiscal (NF): Filial 02

 

Agora, segue o processo padrão da rotina FINA330, Compensação CR:

  • Ao realizarmos a compensação entre estes títulos, posicionando inicialmente na Nota Fiscal, o Sistema irá se posicionar na filial 02 (mesma do título), automaticamente.
  • Ao confirmarmos o processo, o Sistema irá gravar 2 movimentos bancários na SE5 com o campo E5_FILIAL igual a 02, pois é a filial posicionada e que realiza a baixa.
  • Os campos E5_FILORIG serão gravados com a filial origem de cada um dos títulos, ou seja, o registro de movimento bancário do adiantamento (RA), terá o campo E5_FILORIG igual a 01. Enquanto o registro de baixa da nota fiscal terá o campo E5_FILORIG igual a 02.
  • O lançamento contábil que será apresentado, trará informações referentes às configurações da filial 02, como por exemplo, cadastro de lançamento padrão.
  • Ao contabilizar, os registros de lançamentos contábeis (CT2) serão gerados SEMPRE para a filial posicionada, como regra contábil no ERP Protheus. Sendo assim, o campo CT2_FILIAL de ambas as baixas, ficará igual a 02.

Aconselhamos neste caso de trabalharmos com tabelas exclusivas e movimentações em N filiais e ainda, onde os valores contábeis da filial 02 e 01 tendem a ficar desalinhados com a realidade:

  • Antes de qualquer movimento de baixa em filial diferente, o título a receber dever ser transferido para a filial que irá realizar sua baixa/recebimento. Manteremos assim, os valores da contabilidade intactos e coerentes, sem faltar nenhuma informação ou valor a ser contabilizado.
  • Caso não queira utilizar a rotina de transferências entre filiais, pode-se ainda realizar a inclusão manual de lançamentos contábeis, ou seja, um acerto contábil.

 

É desta forma que o módulo SIGAFIN (Financeiro) se propõe a trabalhar no exemplo exposto anteriormente, com tabelas exclusivas e baixas multi-filiais.

  • Sem rótulos