As BOs são programas progress que contém a lógica de negócio para acesso aos dados de uma tabela do banco de dados. Por meio das BOs, a camada cliente deve ter acesso ao banco de dados.
Para criação e cadastro de BOS no Metadados, é possível utilizar o Wizard, através da IDE Metadados, opção Assistente.
Será aberta a tela abaixo onde devem ser selecionados banco e tabela:
Ao fim da execução serão apresentados os alertas abaixo, indicando que os programas estarão disponíveis na Central de Documentos:
Neste momento é feita uma solicitação para o Progress – AppServer, para obter informações da tabela como índice e atributos, gerando assim dois programas (.p e .i).
Na Central de Documentos é possível verificar os programas gerados de acordo com o padrão Totvs:
Os programas são salvos na área do usuário na instalação do Datasul11, como exemplo \\server\instance-8080\deploy\datasul-xxx.ear\datasul-framework-ui.war\users\<user>
Através da opção “Visualizar”, os programas são extraídos do servidor, para a área de download local do usuário, por exemplo C:\Users\<user>\Downloads
Os fontes são gerados de acordo com o dump name da tabela, cadastrado no metadados:
Importante:
1- Não existe uma estrutura de pastas padrão para as BOs. Para que seja buscada corretamente, o diretório deve ser informado no propath (Datasul11 - APPServer).
2- Para alterar e compilar as BOs é necessário possuir licença do DDK.
3- Bancos específicos funcionam da mesma forma, a base específica deve estar conectada no AppServer.
4- Conforme descrito acima, após a execução do Wizard, as BOs ficam salvas num diretório do usuário, após a alteração, para que ela esteja disponível para os demais usuários, é necessário informar o diretório no propath.