CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
O fechamento do WMS Protheus é realizado juntamente com a Virada de Saldos do estoque, o qual é processado por meio da rotina MATA280 (Virada de Saldos).
Durante o procedimento, se o parâmetro MV_WMSNEW estiver ativo, a tabela de saldos iniciais por endereço gerada é a D151.
O processamento da Virada de Saldos pode ser efetuado via procedure ou função ADVPL, sendo que ambas se baseiam nas movimentações do kardex D13² para compor o saldo do produto no endereço do período informado.
O kardex é formado com o código 499 para caracterizar uma entrada no endereço, e 999 para caracterizar uma saída do endereço. Desta forma, o fechamento analisa por produto e armazém os seguintes passos:
1. Buscar o registro do saldo inicial do fechamento anterior na tabela D15, desde que a quantidade seja diferente de zero (0), com a data do parâmetro MV_ULMES. Caso não seja encontrado, será considerado saldo inicial 0 (zero).
2. Calcular: o saldo inicial do endereço + saldo de entradas por endereço (499) - saldo de saídas por endereço (999) para compor o novo saldo inicial do fechamento em questão³.
IMPORTANTE
- A tabela de movimentações do kardex deve conter o campo D13_USACAL conforme a última atualizações de dicionário da versão 12.1.17. Este campo é utilizado para considerar ou não o registro no fechamento do estoque (conteúdo '1' ou vazio significa considerar, '2' significa não considerar).
- O campo D13_USACAL é preenchido toda vez que é efetuado algum estorno do serviço WMS e também quando o documento de origem do serviço é excluído, possuindo um funcionamento semelhante ao campo DB_ESTORNO da antiga tabela de movimentações do WMS e Estoque SDB. Para obter mais detalhes sobre o funcionamento deste campo acesse o Documento Técnico: Ajustes na Gravação do Campo D13_USACAL.
- Outro ponto importante é se certificar que a procedure esteja atualizada, uma vez que este campo está suavizado, havendo a necessidade de reinstalação do processo 17 (Virada de Saldos p12_17.sps) para a geração do script corretamente.
3. Após calcular o saldo inicial do produto por endereço é efetuada uma validação da quantidade do produto da tabela de Saldos Iniciais por Endereço (D15) contra a quantidade do produto da tabela de Saldo Físico e Financeiro (SB2), verificando se ambas estão diferentes. Lembrando que se o produto possuir controle por partes, a quantidade para comparação é composta com a soma dos filhos divido por seus respectivos múltiplos e a quantidade de filhos.
4. Após o processamento do fechamento é apresentado o relatório de divergências, caso a validação do passo 3 seja positiva.
02. ASSUNTOS RELACIONADOS
Documento de Referência
Documento Técnico