Obs.: Ao clicar no botão Inserir , o sistema posiciona o cursor no campo Descrição, para que você possa digitar as iniciais do produto que deseja utilizar.
- Artigo
Preenchido pelo sistema, de acordo com a descrição do artigo selecionado. Para selecionar o artigo por código, clique na seta à direita do campo.
- Descrição
O cursor vem posicionado neste campo. Digite as iniciais ou clique na seta à direita do campo, para selecionar o artigo desejado.
- Qtde Recebida
Informe a quantidade que foi recebida do item.
- Un. Med.
Clique na seta à direita do campo, para selecionar a unidade de medida (na qual está baseada a quantidade digitada no campo anterior) do item.
- Valor Unitário
Indique o valor unitário ou total do artigo. Isto dependerá do que foi definido no campo Entrada da Nota Fiscal, dos parâmetros do sistema.
- Destino da Mercadoria
Informe se o destino da mercadoria é Estoque, Ativo Fixo ou Custo.
• Estoque - A mercadoria entrará no estoque e poderá ficar estocada ou ser, imediatamente, baixada (baixa direta). A diferença de lançar para custo e lançar para estoque, fazendo baixa direta, é que neste último caso, o sistema contabiliza o débito e o crédito na conta do estoque, enquanto no destino custo, a conta de estoque não é utilizada.
• Ativo Fixo - A entrada da mercadoria cadastrará bens no sistema CAF, ou seja, ao lançar o item no Almoxarifado, este será, automaticamente, cadastrado como bem no Controle de Ativo Fixo.
O sistema só aceita lançar para Ativo Fixo, os produtos que pertençam a grupos de produtos que tenham sido cadastrados associados a grupos do Ativo Fixo.
Ao indicar que o destino da mercadoria é Ativo Fixo, o sistema abrirá uma tela onde você deverá preencher algumas informações, exclusivamente ao sistema CAF, como por exemplo: conjunto, número da placa de tombamento etc.
Para obter maiores informações sobre o cadastro de bens do ativo fixo, consulte a ajuda on-line do CAF.
• Custo - O débito irá direto para despesa (conta de saída do produto) e a conta de estoque sequer será utilizada. Somente os itens cadastrados como “não estocáveis”, poderão ser lançados diretamente para custo.
- Almoxarifado Destino / Centro de Custo Destino
Clique na seta à direita do campo para selecionar o almoxarifado destino do artigo, caso você tenha optado pelo destino almoxarifado ou indique o centro de custo destino, caso você tenha optado pelo destino custo.
- Classificação Fiscal
A classificação fiscal do item já vem preenchida, de acordo com o que foi definido no cadastro do produto.
O primeiro dígito da classificação fiscal depende do endereço do fornecedor. Se o fornecedor for do mesmo estado que sua empresa, o sistema preenche com 1. Se for de outro estado, o sistema preenche com 2 e de outro país com 3.
Os dois últimos dígitos da classificação fiscal vêm do produto, de acordo com o que foi informado no campo Código Fiscal Padrão, da guia Escrita Fiscal, do cadastro de produtos.
Se você não quiser utilizar a classificação fiscal sugerida pelo sistema ou ela não tiver sido indicada no cadastro do produto, clique na seta à direita do campo, para selecionar a classificação fiscal desejada.
- Valor Total
Preenchido automaticamente, de acordo com o valor total do artigo recebido.
- Situação Tributária IPI
Indique o código da situação tributária para o imposto sobre produtos industrializados (IPI).
- Situação Tributária PIS
Indique o código da situação tributária de PIS.
- Situação Tributária Cofins
Indique o código da situação tributária de COFINS.
- Situação Tributária A
A situação tributária A já vem preenchida, de acordo com o que foi definido no cadastro do produto.
- Situação Tributária B
A situação tributária B já vem preenchida, de acordo com o que foi definido no cadastro do produto.