Páginas filhas
  • Apontamento Fichas de Produção - MAN10265

Apontamento Fichas de Produção - MAN10265

Visão Geral do Programa

As informações registradas neste programa permitirão a extração de estatísticas sobre a produção, perdas, paradas por centro de trabalho, operador, turno etc. Um conjunto de dados que auxilia no processo de acompanhamento, monitoramento e planejamento do Chão de Fábrica.

A rotina permite:

  • Apontamento via leitor de códigos de barras ou manual, apontamento por intermédio das fichas filhas de produção, apontamento simultâneo dos diversos itens semi-acabados produzidos em determinada unidade produtiva.R
  • Registro de paradas de equipamento.
  • Apontamento de refugos e sucatas.
  • Integração com o módulo de Manutenção Industrial, permitindo a atualização automática dos tempos de utilização dos equipamentos e ferramentais, facilitando o gerenciamento dos planos de manutenção.
  • Reservas automáticas de estoque para os itens semi-acabados com tipo de planejamento igual a "Por Pedido" ou "Plano mestre por projeto".
  • Controle de lote parametrizável por item.
  • Possibilita extração de informações para análise de eficiência e produtividade fabril.
  • Conceito de grade de produtos (para item produzido e consumido).
  • Aplicação do conceito de rastreabilidade de produtos, identificando onde os lotes de insumos foram utilizados no processo produtivo.
  • Apontamento parcial (somente permitido para o item final e para itens produzidos na unidade produtiva de solados).
  • Conceito de forçar apontamento (apontar uma quantidade maior do que a planejada).
  • Apontamento da produção somente por ordem e por processo (o programa seleciona as ordens por meio da ficha filha de produção).
  • Controle de quantidades boas, refugadas e sucatas apontadas.
  • Apontamento de horas efetivamente trabalhadas.

A rotina não permite: 

  • Não permite efetuar alteração dos componentes que sofrerão baixas no estoque e nem suas quantidades. As baixas de estoque serão efetuadas para as quantidades exatas constantes nas fichas de produção.
  • Não possui apontamento automático de itens intermediários.
  • Não permite apontamento com controle dimensional.
  • Não permite utilização do conceito de OP_LOTE.
  • Não possui integração com os módulos QEA, WMS e GAO.
  • Não permite estorno parcial.

Refugo diz respeito a produção de um item que não passou pela aprovação do controle de qualidade, e cuja entrada no estoque será efetuada como produto rejeitado. Todo item refugado poderá passar por processos de recuperação ou retrabalho, que permitirão a transformação deste rejeito num produto em conformidade com as especificações.

A contabilização dos insumos aplicados na produção que resultou num refugo apontado, será realizada pela absorção dos valores no custo de produção das peças boas.

O apontamento de refugo somente será permitido em fichas que possuam somente um item produzido.

As datas informadas nunca poderão ser posteriores a data corrente (atual), tampouco poderão ser anteriores a data do último fechamento SUP1790 (Fechamento Mensal).

Serão selecionadas todas as ordens de produção da ficha filha e será gerado um registro de apontamento para cada um das ordens/itens relacionados à ficha.

Haverá atualização das quantidades apontadas nas respectivas ordens e das quantidades baixadas nas respectivas necessidades.

Serão geradas movimentações de entrada para cada um dos itens das ordens de produção da ficha apontada. Caso o item possua controle de lote o número do lote será o número da ordem de produção.

Na movimentação de estoque, o documento será o número da ordem de produção, porém no campo ao lado do número do documento será armazenado o número da ficha filha de produção apontada, para que seja possível efetuar a consulta das movimentações de estoque no programa SUP0710 (Movimentação Manual - Diária) pelo número da ficha.

Se o item produzido possuir tipo de planejamento igual a "Por pedido" ou "Plano mestre por projeto", no momento do apontamento será gerada uma reserva de estoque da quantidade total apontada como boa para a ficha filha em questão. E nesse caso, no apontamento da próxima etapa, que irá consumir o item reservado, o consumo somente será permitido caso haja essa reserva para a ficha.

As reservas de estoque podem ser consultadas no programa SUP5740 (Reservas de Estoque). No campo "Doc Origem" é gravado o número do projeto e no campo "Doc ref" o número da ficha filha para a qual a reserva foi gerada.

Se tratar de um apontamento da ficha de acabamento, ou seja, do item final, e a demanda do projeto for por "Pedido" ou "Pedido Customizado", será efetuado uma reserva de estoque da quantidade apontada como boa diretamente para o pedido relacionado com a demanda.

Serão geradas movimentações de saída para cada um os itens componentes relacionados nas necessidades de cada uma das ordens de produção relacionadas à ficha, desde que este esteja parametrizado para sofrer baixa automática (campo "Sofre Baixa" do programa MAN10021 (Item Unificado), folder "Planejamento" selecionado). Os itens que não possuírem esse campo marcado deverão ser baixados manualmente pelos programas de requisição.

Caso o item componente a ser baixado possua controle de lote a baixa será efetuada por FIFO, não sendo possível ao usuário indicar os lotes a serem consumidos.

Caso o item produzido e o item componente possuam controle de lote e o parâmetro "Utiliza controle de rastreabilidade no processo de produção?" do programa LOG2240 (Parâmetros Gerais Logix), possuir informação igual a "S" o programa gerará informações referentes à rastreablidade permitindo extraí-las posteriormente, se necessário, por meio de consultas e relatórios.

Não será permitido informar contas contábeis no apontamento das fichas de produção. Essa informação será extraída automaticamente pelo programa por meio dos parâmetros "Buscar conta contábil automaticamente da operação de estoque?", em que o programa busca a conta contábil do programa SUP7240 (Contabilização Contra Partida – conta crédito para entrada e débito para saída) e "Obrigatório informar seção requisitante?" para conta contábil de saída, e nesse caso, como o usuário não informa seção requisitante, o parâmetro serve para indicar ao programa que a conta contábil deverá ser montada automaticamente conforme padrão do sistema. Para tanto será utilizado o centro de custo relacionado ao centro de trabalho informado na tela principal do programa de apontamento das fichas de produção. Esse relacionamento é efetuado no programa MAN10267 (Centro Trabalho X Centro Custo).

As quantidades apontadas como sucata não serão consideradas no saldo da ordem de produção. 

Pré-requisitos do programa:

  • O usuário deve estar previamente cadastrado no programa MAN10264 (Controle Permissão Apontamento Fichas por Usuário - Chão de Fábrica – Cadastros Complementares – Permissões Apontamento Fichas).
  • O ferramental deve estar previamente cadastrado no programa MAN10078 (Cadastro de Recursos - Engenharia – Recursos de Fabricação – Recursos).
  • O parâmetro Modo de validação do ferramental e dos equipamentos LOG2240 (Processo Manufatura – Chão de Fábrica – Apontamento de Produção) deverá estar parametrizado.
  • O equipamento deve estar previamente cadastrado no programa MIN0020 (Cadastro de Equipamentos - Manutenção Industrial – Cadastros – Ficha técnica – Equipamentos).

Parametrizações:

  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Modo de validação do ferramental e dos equipamentos".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Integrar manutenção industrial com apontamento por operação?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Validar o ferramental informado no apontamento da produção?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Efetuar consistência do operador no apontamento?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Permitir apenas caracteres numéricos no campo do operador?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Utiliza data fim de apontamento como data de movimentação do estoque?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Bloquear apontamento quando as datas inicial e final estiverem em meses diferentes?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Buscar conta contábil automaticamente da operação de estoque?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Obrigatório informar seção requisitante?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Validar conta contábil em relação a seção requisitante?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Será mostrado o local de produção do item como local padrão?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Grupo de controle de estoque que indica itens sucata".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Tipo de apontamento de sucata gerada na produção".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Forma de cálculo do valor do produto no apontamento da produção?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Considerar itens que sofrem baixa no cálculo do custo?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Será utilizada a operação de refugo cadastrada no MAN2040?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Operação de baixa dos componentes no apontamento quando gerado refugo".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Efetuar baixa manual dos componentes?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "As informações de área e linha serão geradas de acordo com os insumos?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Deverá ser gravada a relação de apontamento e consumo dos itens?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Irá gerar as informações de linha de produto para as movimentações?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Obriga o apontamento de defeitos quando forem registrados refugos?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Apontamento de Produção, parâmetro "Obriga informar quantidade de defeito igual a quantidade refugada?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Geral / Rastreabilidade, parâmetro "Utiliza controle rastreabilidade no processo de produção?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Chão de Fábrica / Geral, parâmetro "Permite saldo em estoque negativo para os itens?".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Plano Operacional / Planejamento da produção, parâmetro "Unidade produtiva da sola".
  • Efetuar a parametrização no LOG2240 (Manutenção Parâmetros de Sistema), em Processo Manufatura / Plano Operacional / Planejamento da produção, parâmetro "Unidade produtiva da mistura (sola)".

Exemplo da utilização do parâmetro "Tipo de apontamento da sucata gerada na produção":

  • Considerando-se uma estrutura onde o item produzido é controlado na unidade de medida "pares", o item de sucata é controlado em "quilogramas" e o item produzido tem peso unitário cadastrado de 10 KG, pode-se ter as seguintes situações:
    Se o parâmetro possuir informação igual a "1", significa que o operador deverá informar a sucata em sua própria unidade de medida (quilogramas). Se for informado 20kg como quantidade apontada de sucata, o programa irá dividir os 20kg pelo peso do item produzido. O resultado será a quantidade convertida, que neste caso, será equivalente a 2 pares. Assim, o programa de apontamento efetua o registro de entrada no estoque (produção de sucata) com a informação do campo "Qtd apontada" (20kg), e registra as baixas dos componentes relativas a quantidade convertida (2 pares) da sucata.
  • Se o parâmetro estiver setado com "2", significa que o operador deverá informar a sucata na unidade de medida do item produzido (pares). Se for informado 2 pares como quantidade apontada de sucata, o programa irá multiplicar essa quantidade pelo fator de conversão (peso do item produzido, que é 10). O resultado de 20kg de sucata, é a quantidade convertida. Nesse caso, o sistema efetua a entrada da sucata no estoque com base na quantidade do campo "Qtd convertida" (20kg) de sucata, e as baixas dos componentes relativas a quantidade apontada (2 pares) do item de sucata.

Apontamento Fichas de Produção

Objetivo da tela:

Registrar a produção ocorrida na fábrica, de modo simplificado, para cada uma das unidades produtivas, realizando a movimentação em estoque da produção do item e do consumo dos componentes, para cada ficha filha de produção gerada e impressa. Também tem a função de registrar outras informações do processo fabril, como o centro de trabalho em que foi efetuada a produção, o equipamento/ferramenta utilizado, o operador responsável pela produção e o turno em que essa operação foi executada.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Leitor

Permite incluir um apontamento da produção, utilizando um leitor de código de barras.

Nesse caso, será obrigatório possuir a ficha de produção para fazer a leitura do código de barra. Com base no código de barras da ficha, o programa carregará todas as informações constantes na ficha filha de produção, inclusive a unidade produtiva em que a produção ocorrerá e, não será permitido ao usuário alterar essa informação.

Manual 

Permite incluir um apontamento da produção digitando as informações manualmente.

Nessa opção não há necessidade de informar o leitor de códigos de barras e nem a ficha de produção. Basta informar o número da ficha filha de produção e o código da unidade produtiva onde o apontamento da produção irá ocorrer.

Estornar

Permite estornar um apontamento da produção.

ParadasPermite acessar tela de apontamento de paradas do apontamento da produção para eventuais manutenções.
DefeitosPermite acessar a tela de defeitos do apontamento da produção para eventuais manutenções.
SucatasPermite acessar a tela de consulta das sucatas do apontamento da produção.
ObservaçãoPermite acessar a tela de observações do apontamento da produção para eventuais manutenções.
PeçasPermite acessar a tela de consulta dos itens x itens consumidos no apontamento da produção.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Código da empresa corrente.

Código barra 

Código de barra da ficha filha de produção.

Nota:

Este código corresponde ao número serial da ficha filha adicionado de um dígito verificador, informação que possibilita buscar as demais informações automaticamente.

Esse campo somente será habilitado quando for utilizada a opção "Leitor". O programa receberá essa informação via leitor de códigos de barras.

Ficha

Número da ficha filha de produção. Corresponde ao número da ficha filha para a qual o apontamento da produção será efetuado.

Nota:

O campo somente é habilitado ao utilizar a opção "Manual".
Projeto

Número do projeto no qual a ficha filha de produção está inserida.

Essa informação é extraída da ficha mestre de produção.

Situação

Indica a situação do apontamento.

  • Situação normal do apontamento;
  • Situação do apontamento quando efetuado estorno.
Unidade produtiva

Unidade produtiva onde foi efetuada a produção dos itens da ficha de produção filha.

Nota:

O acesso ao campo somente será permitido quando for acionado o botão "Manual" e nesse caso será obrigatório informar esse campo. Se for utilizada a opção "Leitor", essa informação será extraída da ficha mestre de produção por intermédio do código de barras.
Item final

Código do item final (acabado) ao qual a produção se destina (item do projeto).

Esse campo é somente informativo e sem permissão de alteração.

Cor

Código da cor do item do projeto (grade principal da ficha de produção).

Esse campo é somente informativo e sem permissão de alteração.

Item produzido

Código da ficha filha de produção, o item semi-acabado resultado do processamento ocorrido na unidade produtiva informada.

Nota:

É para esse item que ocorrerá a movimentação de entrada no estoque ao confirmar o apontamento.
Cor

Código da cor do item produzido na ficha filha de produção.

Nota:

Esse campo somente será exibido quando houver informação no campo "Item" e caso o item possua esse controle. Se houver mais de um item, a informação também poderá ser visualizada na tela de itens apontados durante o apontamento.
Total

Total de pares para todos os tamanhos que serão produzidos na ficha filha de produção.

Nota:

Esse campo não é habilitado e destina-se unicamente a exibir o somatório do campo "Qtd boas" de todos os tamanhos da ficha filha de produção.

Quando o total do apontamento for igual ao total planejado o conteúdo desse campo será exibido na cor verde, caso seja uma quantidade inferior à quantidade planejada será exibido na cor azul e caso seja uma quantidade maior do que o planejado será exibido na cor vermelha.

TamanhoTamanhos que serão produzidos na ficha filha de produção que está sendo apontada.
Quantidade planejada

Quantidade inicial planejada para o item do projeto para a ficha filha, para o tamanho correspondente.

Campo não editável.

Quantidade boas

Quantidade planejada para o tamanho em questão na ficha filha de produção. O usuário poderá, caso possua permissão de acesso a esse campo, alterar a quantidade produzida para o tamanho, informando a quantidade real produzida classificada como produção aprovada para comercialização, denominada "boa".

Nota:

Não é permitido o apontamento de quantidades negativas.
Quantidade refugo

Quantidade produzida para o tamanho em questão, que for classificada como produção não aprovada, ou que não atenda às devidas especificações para comercialização, denominada "refugo de produção".

Nota:

Esta quantidade informada como "refugo" irá gerar estoque de produto "rejeitado" para comercialização.
Centro de trabalhoCentro de trabalho relacionado com a ficha de produção, no qual a produção será executada conforme processo de fabricação vigente. Caso a produção ocorra em um centro de trabalho diferente do que foi previsto para a ficha, o usuário (caso possua permissão para tanto) deverá alterar essa informação, indicando o centro de trabalho correto do apontamento.
Turno

Turno de trabalho relacionado ao centro de trabalho informado. Caso haja mais de um turno no centro de trabalho o usuário ficará responsável por informar o turno correto.

Nota:

Caso o usuário não possua permissão ou não preencha esse campo, o programa assumirá o primeiro turno relacionado ao centro de trabalho como válido. A hora inicial e final do turno será exibida em tela para visualização.
Início produção

Data em que foi iniciada a produção da ficha filha, e a hora inicial do turno como a hora em que foi iniciada a produção.

Caso o usuário possua permissão de acesso aos campos data e hora de início da produção, poderá efetuar a alteração dessas informações para adequar à realidade da produção.

Fim produção

Data em que a produção da ficha filha foi concluída, e a hora final do turno como a hora de término da produção.

Caso o usuário possua permissão de acesso aos campos data e hora de fim da produção poderá efetuar a alteração dessas informações para adequar à realidade da produção.

Operador

Operador de fabricação que efetuou a respectiva operação que está sendo apontada.

Nota:

Essa informação não é apresentada automaticamente.

Campo não obrigatório.

Equipamento

Código do equipamento no qual a produção da respectiva ficha filha de produção foi realizada.

Campo não obrigatório.

Ferramental

Código do ferramental utilizado na produção da respectiva ficha filha de produção.

Campo não obrigatório.

Paradas?

Indica se o respectivo apontamento tem paradas de equipamentos a serem registradas.

Nota:

Identificando que sim, o sistema passará para a respectiva tela de apontamento de paradas.
Defeitos?

Indica se haverá identificação dos defeitos ocorridos nas peças apontadas como refugo de produção.

Nota:

Identificando que sim, o sistema passará para a respectiva tela de apontamento de defeitos de fabricação.
Sucatas?

Indica se o respectivo apontamento gerou a necessidade do apontamento de sucatas de produção.

Nota:

Identificando que sim, o sistema passará para a respectiva tela de apontamento de sucatas.
Observações?

Indica se registra informações complementares (texto) para o respectivo apontamento.

Nota:

Identificando que sim, o sistema passará para a respectiva tela de observações do apontamento, que apresenta o espaço necessário para um texto livre a ser identificado pelo usuário como informações complementares ao apontamento realizado.

Apontamento de Paradas

Objetivo da tela:

Registrar as paradas de equipamentos do apontamento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item produzido

Código do item que ocorreu a parada de equipamento, no caso da ficha filha de produção possuir mais de um item produzido.

Nota:

O botão de pesquisa exibe a tela contendo a relação de itens produzidos e seus respectivos tamanhos da ficha filha de produção do apontamento em questão. Caso a ficha possua um único item produzido essa informação será preenchida automaticamente.
Tamanho

Indica na produção de qual tamanho do item produzido, caso o item possua esse controle, ocorreu parada de equipamento.

Nota:

Essa informação pode ser apresentada automaticamente caso haja somente um tamanho na ficha ou caso seja efetuada seleção do item produzido pela tela de pesquisa do campo "Item produzido".
Motivo

Motivo da parada de fabricação.

O código do motivo da parada do processo de fabricação deverá estar previamente cadastrado no programa MAN10040 (Paradas).

Data início/fim

Data inicial e final da parada de fabricação.

É obrigatório que estejam entre o período inicial e final de produção que foi identificado na tela principal do apontamento das fichas de produção.

Total

Tempo total da parada que foi registrada.

Apontamento de Defeitos de Fabricação

Objetivo da tela:

Registrar os defeitos ocorridos nas peças apontadas como refugo de produção.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tamanho

Indica qual tamanho do item produzido, caso o item possua esse controle, em que foi identificado o defeito de fabricação.

Nota:

Caso haja somente um tamanho na ficha filha de produção essa informação será alimentada automaticamente e não será permitido ao usuário alterá-la.

Motivo defeito

Motivo do defeito de fabricação que foi encontrado nos produtos.

O defeito de fabricação deverá estar previamente cadastrado no programa MAN10026 (Defeitos).

Quantidade refugo

Quantidade total de peças que foram refugadas por estarem com o respectivo defeito de fabricação apontado.

Apontamento de Sucatas de Produção

Objetivo da tela:

Registrar a necessidade do apontamento de sucatas de produção.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tamanho

Indica qual tamanho do item produzido, caso o item possua esse controle, em que ocorreu a sucata.

Nota:

Caso haja somente um tamanho na ficha filha de produção, essa informação será alimentada automaticamente e não será permitido ao usuário alterá-la.

Item sucata

Item de sucata que será gerado a partir do apontamento principal.

Nota:

Somente itens que estiverem relacionados ao grupo de controle de estoque cadastrado no parâmetro "Grupo de controle de estoque que indica itens sucata" do programa LOG2240 (Parâmetros Gerais Logix) poderão ser apontados como sucatas.

A tela de pesquisa desse campo exibirá somente itens que estejam relacionados com esse grupo de controle de estoque.

Grade

Grades da sucata.

Nota:

- Caso o item sucata possua controle de grade, automaticamente será aberta a tela padrão de grades para que sejam indicadas as grades da sucata.

- Essa informação pode ser consultada ou alterada a qualquer momento durante o processo de apontamento das sucatas por meio de dois cliques no ícone exibido nesse campo.

Unidade medida

Unidade de medida do item sucata, conforme cadastro no programa MAN10081 (Item Geral Grade).

Essa informação será exibida automaticamente, não sendo permitido ao usuário alterá-la.

Quantidade apontada Quantidade de sucata que foi medida no processo de fabricação, seja na unidade de medida da sucata ou do item produzido. 
Fator conversão

Fator de conversão entre a unidade de medida do item produzido na ficha e do item de sucata.

Nota:

Caso os itens possuam a mesma unidade de medida será exibida informação igual a 1 (um) nesse campo. O cálculo que envolve o fator de conversão é determinado pelo parâmetro "Tipo de apontamento da sucata gerada na produção". Quando a sucata é controlada em quilogramas e o item produzido na ficha em outra unidade de medida será exibido nesse campo o peso do item produzido, conforme cadastro no programa MAN10081 (Item Geral Grade). Caso o item produzido possua controle de grade o peso exibido será o correspondente ao tamanho indicado no campo "Tamanho". Caso não haja essa informação para o item ou este não possua o controle de tamanhos será exibido o peso unitário constante no folder 1-Geral.
Quantidade convertidaResultado da conversão da quantidade de sucata informada, conforme o fator de conversão entre as unidades de medida.
Motivo

Motivo de defeito pelo qual foi o produto foi classificado como sucata.

Nota:

- Essa informação não é obrigatória, ficando a critério do usuário informá-la ou não.

- O motivo de defeito deverá estar previamente cadastrado no programa MAN10026 (Defeitos)