Árvore de páginas

Índice

Objetivo


O objetivo deste artigo é descrever as considerações que devem ser respeitadas para o correto funcionamento da plataforma TOTVS Fluig com DNS.

Dica

Após a configuração do DNS interno ou externo, você deve alterar a URL de acesso ao portal nas Configurações do Sistema da plataforma. Confira como fazer acessando Configurações do sistema.

DNS


O acrônimo DNS é o termo em inglês para Domain Name System e consiste de um sistema de gerenciamento de nomes para redes de computadores.


Definições


Um domínio de DNS é definido pelo nome cuja finalidade se refere a localizar e identificar computadores dentro de uma rede, seja ela interna ou externa (internet). Por exemplo, fluig.com e suaempresa.com.br.

Um serviço gerenciador de DNS é definido pelo sistema que faz a gestão das configurações e mantém o domínio disponível para consultas. Por exemplo, ISC BIND, Microsoft DNS Server e Amazon Route 53.

Uma zona de DNS é definida como a configuração responsável por um domínio dentro de um serviço gerenciador de DNS. 

Um host de DNS é definido como um registro dentro de uma zona de DNS que armazena um nome e um endereçamento IP. Por exemplo, registro www do tipo A aponta para o IP 54.86.205.229 dentro da zona fluig.com.

Um servidor de DNS é um servidor responsável por traduzir nomes de computadores para endereços IP e endereços IP para nomes de computadores, permitindo a localização de computadores em um determinado domínio.

Com a utilização de DNS, é possível acessar um site tanto pelo seu domínio (www.fluig.com) quanto pelo seu IP (54.86.205.229).


DNS Interno


O servidor de DNS Interno é o servidor na rede interna que irá possuir autoridade sobre o domínio na qual a plataforma estará publicada.

Este servidor tem como objetivo atender toda resolução de nomes que originam-se da rede interna ou rede privada.

Para utilização da plataforma internamente através de um host de DNS, será necessário criar no servidor de DNS interno um registro do tipo A (registro responsável pelo mapeamento de um nome para IPv4) apontando para o IP do servidor do fluig internamente.

Observação

É mandatória a configuração da plataforma através de um host de DNS (tipo A ou CNAME) caso deseje disponibilizar o mesmo internamente (rede interna) e externamente (internet).


DNS Externo


O servidor de DNS Externo é o servidor na rede externa ou DMZ que irá possuir autoridade sobre o domínio na qual a plataforma estará publicada.

Este servidor tem como objetivo atender toda resolução de nomes que originam-se da rede externa, ou internet.

Para utilização da plataforma externamente através de um host de DNS, será necessário criar no servidor de DNS externo um registro do tipo A (registro responsável pelo mapeamento de um nome para IPv4) apontando para o IP que identifica o servidor do fluig na internet, geralmente representado pelo IP de uma interface externa do firewall da rede, que faz o redirecionamento do pacote para o IP do fluig internamente.

Observação

É mandatória a configuração da plataforma através de um host de DNS (tipo A ou CNAME) caso deseje disponibilizar o mesmo internamente (rede interna) e externamente (internet).


Funcionamento do DNS Interno e Externo


Abaixo temos uma exemplificação do funcionamento do DNS interno e do DNS externo quando requisitamos acesso a plataforma internamente ou externamente.