Árvore de páginas

Encaminhamento de guia

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Sáude

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA790V

Auditoria

Requisito (ISSUE): PCREQ-002

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos Relacionais

Tabelas utilizadas:

BX4 – Tabela Solicitações RDA    

B53 – Auditoria

B72 - Encaminhamento     

Sistema(s) operacional(is):

Windows®/Linux®

Versões/Release:

12.1.6

 

 

Descrição

Adicionada melhoria no módulo de Auditoria, onde é possível determinar um departamento para onde as guias serão encaminhadas automaticamente quando encaminhadas para Auditoria, de acordo com o parâmetro MV_SETORAT, impedindo que usuários de outros departamentos possam reservá-las indevidamente.

Assim, estando o parâmetro preenchido com o código do departamento desejado, toda guia que cair na auditoria já estará encaminhada para este departamento e somente operadores deste setor poderão usar a guia, facilitando o fluxo de trabalho e tornando o processo mais rápido e unificado.

O código do departamento mencionado é proveniente da tabela Genérica (Tabela BL – Departamento). Logo, todos os departamentos envolvidos na questão de auditoria deverão estar cadastrados nesta tabela, para que possam ser utilizados nos encaminhamentos internos da empresa.

Além desta melhoria, foi adicionada nova opção na tela de Operadores do Sistema, pois caso uma guia esteja reservada por determinado operador e surja a necessidade de desbloqueá-la, algum responsável pelo departamento poderá liberar está guia, para que outro profissional possa dar encaminhamento no processo.

Logo, caso algum operador reserve uma guia e não esteja presente, mas ocorra a necessidade que outro operador utilize esta guia, o responsável pelo departamento pode liberar a guia, para que o trabalho de análise não fique parado e possam dar encaminhamento ao fluxo de trabalho.

Com estas melhorias no sistema, houve a necessidade da inclusão de 1 novo parâmetro e 1 novo campo na tabela BX4, referente a Operadores do sistema. Abaixo, uma breve descrição do parâmetro:

 

  • MV_SETORAT – Deverá ser informado o código do departamento que irá receber a guia, assim que for encaminhada para a auditoria.  

Procedimento para Utilização

PARTE I – Configurações Básicas

 

  1. Devemos configurar os parâmetros e campos utilizados pela rotina:
    1. MV_SETORAT: Neste parâmetro, iremos informar o código do departamento que irá receber todas as guias encaminhadas para o módulo de Auditoria. O código deverá estar de acordo com a tabela genérica BL (Departamento).  

Figura 01 – Tabela Genérica BL – Departamento, com alguns cadastros.


Figura 02 – Parâmetro MV_SETORAT preenchido com o código 001. Assim,, toda guia será encaminhada para o Departamento de Auditoria.

    2.  Em seguida, devemos acessar o Protheus e verificar se todos os operadores cadastrados e autorizados a auditar/analisar estão alocados nos setores corretos. Na tela inicial do sistema, vá em Atualizações -> Operadora -> Operadores do Sistema e revise os cadastros. Note que na tela de cadastro, surgiu uma nova opção, chamada Libera Guia.

     3.   Para os responsáveis de cada departamento, podemos selecionar no combo Libera Guia a opção SIM, pois desta forma, quando um operador reservar uma guia e não estiver presente, podemos liberá-la para outros auditores, sem a necessidade do operador que a bloqueou.

     4.   Devemos atentar que essa funcionalidade só funciona caso o setor em que a guia está encaminhada seja o mesmo do responsável. Caso a guia esteja reservada para o setor “X”, somente o responsável pelo setor “X” poderá efetuar o desbloqueio, através do botão Reservar/Liberar guia no módulo de atendimento. Nenhum outro departamento pode liberar, mesmo que possua este acesso.

Figura 03 – Nova opção de Libera Guia


PARTE II – Encaminhamento Automático

  1. Para verificar o funcionamento, devemos incluir algum tipo de Guia de Liberação/Autorização/Internação, com algum procedimento que deva ser encaminhado para a auditoria. Após a inclusão desta guia, ao salvar, o sistema irá emitir um alerta que a guia foi encaminhada para auditoria.

Figura 04 – Mensagem que surge após a inclusão de alguma guia que tenha procedimentos para ser auditada.

      2.  Após isto, vá em Atualizações ->Auditoria -> Auditoria Por Guia. Note que a guia que foi incluída já está para ser auditada e no grid inferior, na aba Encaminhamentos, a guia consta encaminhada para o departamento escolhido.

Figura 05 – Guia consta para ser auditada e já encaminhada (no caso acima, para o Departamento Auditoria)

     3.   Desta forma, a guia já está alocada exclusivamente para o departamento escolhido, impossibilitando que qualquer outro departamento tenha acesso a guia. Com o parâmetro MV_SETORAT preenchido, sempre que ocorrer um evento de auditoria, o sistema irá adicionar que a guia foi encaminhada para o setor definido no parâmetro e bloquear a guia somente para este departamento, impedindo que outros tenha acesso indevido a guia.

        4.  Caso o parâmetro MV_SETORAT esteja vazio, qualquer departamento poderá reservar a guia para análise, via Reservar/Liberar do botão Outras Ações.

 

Parte III – Liberar guia reservada por outro operador


         1Para verificar o funcionamento de liberação de guias, devemos reservar a guia com um usuário e depois, acessar a guia com outro operador que possui acesso para liberar guias, para verificar como funciona a nova melhoria no sistema


      2. No exemplo abaixo, reservamos a guia para o operador chamado Audito (para reservar a guia, devemos selecioná-la, clicar no botão Outras Ações e depois, clicar em Reservar/Liberar). Caso algum outro operador tente reservar a guia, o sistema irá emitir alertas, avisando que somente este operador possui acesso.


  1. Figura 06 – A guia está reservada para o operador chamado Audito. Logo, somente ele possui acesso a trabalhar com a guia




          3.  Se acessarmos esta guia com outro operador, o sistema irá emitir avisos, impossibilitando o acesso, como mostra a figura 07



Figura 07 – Caso algum outro operador tente acessar esta guia, receberá o aviso acima, impossibilitando a continuidade do trabalho.

  4.   Caso o responsável pelo departamento tente liberar a guia, o sistema irá avisar que a guia está bloqueada para algum usuário (será exibido em letras maiúsculas o nome do usuário) e irá indagar se deseja continuar a liberação. Caso o usuário clique no botão Não, será exibida uma mensagem como na figura 07, já que optou em não liberar o acesso a guia


Figura 08 – Aviso sobre a Guia bloqueada. O usuário pode optar em desbloquear a guia ou não.

    5.  Caso a opção escolhida seja SIM, o sistema irá efetuar a liberação da guia, permitindo que qualquer auditor deste departamento possa trabalhar na guia novamente.


Figura 09 – Quando o operador clica em Sim, a guia fica automaticamente disponível para qualquer usuário do setor.


     6.  Desta forma, mesmo que uma guia esteja reservada por outro operador, caso ocorra alguma necessidade temporal, é possível liberar as guias reservadas, deixando disponíveis para outros realizarem seus trabalhos.