Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 8 Próxima »

NOTA: Os arquivos aqui disponibilizados são um exemplo de como escreve-los e utilizá-los. Será necessário efetuar adaptações as suas necessidades e estilo de programação.
Fique a vontade para modifica-los conforme a sua necessidade ou gosto.

Pré-requisitos
O que é Ant?

Apache Ant é uma ferramenta utilizada para automatizar a construção de software. Ela é similar ao make mas é escrita na linguagem Java e foi desenvolvida inicialmente para ser utilizada em projetos desta linguagem.

A mais aparente diferença entre as ferramentas Ant e make, é que a primeira utiliza um arquivo no formato XML para descrever o processo de construção (build) e suas dependências, enquanto o make possui o seu próprio formato de arquivo, o Makefile. Por padrão este arquivo XML tem o nome build.xml.

A ferramenta Ant é um projeto da Apache Software Foundation. É um software livre, licenciado sob a licença Apache.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apache_Ant, acessado em 16/05/13.

Primeiros passos

Acesse o menu "Help | Install new software...".

Selecione o sítio de atualização (updatesite) do "Eclipse Indigo", selecione "Eclipse Plug-in Development Environment" e prossiga com o processo de instalação.

Preparação: Arquivo de apoio TDSAntTasks.xml

Este arquivo, contém definições e targets, que serão utilizados como apoio no processo de automação de tarefas. Neste, há exemplo de como compilar e gerar pacotes de atualização. Os demais comandos disponibilizados pelo TDSCli, seguirão a mesma estrutura básica.

Acione o TDS, adicione-o no projeto (pasta raiz) que terá as tarefas automatizadas (pode ser cópia física ou uma ligação) e  abra-o.

Na visão "Outline", efetue um duplo-click no "target TDScompile". Repare que há uma série de marcações ARG que é responsável em passar os argumentos de execução para o TDSCli.
Ajuste-os conforme o seu ambiente (servidor, porta e outros).

Repita o processo para o "target TDSbuildPatch".

Compilando e gerando pacote de atualização

Baixe o arquivo de exemplo de construção de projeto, adicione-o ao projeto (na pasta raiz) e abra-o. Este arquivo contém os passos necessários para compilar e gerar pacotes de atualização para dois ambientes.

Na visão "Outline", temos diversos elementos, entre eles algumas definições e "targets". O processo de construção, começa pelo "target Main". Efetue um duplo-click sobre ele, para posicionar a edição.

O atributo "depends", indica a ordem de execução dos demais "targets". O primeiro a ser executado é o "target prepare" (vá até ele) e veja que este "target" remove e cria a pasta "output" na pasta raiz do projeto. Esta pasta receberá os pacotes de atualização gerados e os arquivos de ocorrências (logs) dos processos de compilação e geração do pacote. Ao terminar a execução, vai para o próximo "target".

O "target compileAll", chama o "target compile" para cada um dos ambientes desejados, informado o nome dele, através da marcação param. O "target" chamado, seleciona todos os arquivos da pasta "${basedir}/src". A marcação "patternset", busca a lista de extensões no arquivo de apoio (repare que na estrutura o elemento "source.advpl" é importado do arquivo de apoio. Uma vez selecionado os arquivos que satisfaçam a seleção (incluindo das sub-pastas), é efetuado um tratamento de conversão de caminho (patch) e em seguida chama o "target TDScompile" (este encontra-se no arquivo de apoio), passando os parâmetros "program" e "environment", que conterão, respectivamente os arquivos a compilar e em qual ambiente. Este processo será repetido para o outro ambiente.

Após compilar os programas nos dois ambientes, o "target compileAll" é finalizado e retor

 

  • Sem rótulos