Sintaxe Mínima
@ <nRow>,<nCol> BITMAP RESOURCE <cResName>
@ <nRow>,<nCol> BITMAP FILE <cFileName>
Sintaxe Completa
@ <nRow>, <nCol> BITMAP [ <oBmp> ]
[ NAME,RESNAME,RESOURCE <cResName ]
[ FILE,FILENAME,DISK <cFileName ]
[ NOBORDER ]
[ SIZE <nWidth>,<nHeight> ]
[ OF,WINDOW,DIALOG <oWnd> ]
[ ON CLICK, ON LEFT CLICK <bClick> ]
[ ON RIGHT CLICK <bRClick> ]
[ SCROLL ]
[ ADJUST ]
[ CURSOR <oCursor> ]
[ PIXEL ]
[ WHEN <bWhen>]
[ VALID <bValid> ]
Include
#include "totvs.ch"
Parâmetros
Cláusula | Tipo | Obrigatória | Descrição |
---|---|---|---|
<nRow> | N | S | Parâmetro obrigatório, indica a linha da tela (em pixels ou coordenadas) onde o componente será exibido. Deve ser usada uma expressão numérica, constante ou variável. |
<nCol> | N | S | Parâmetro obrigatório, indica a coluna da tela (em pixels ou coordenadas) onde o componente será exibido. Deve ser usada uma expressão numérica, constante ou variável. |
BITMAP | S | Cláusula obrigatória, identifica o comando | |
<oBmp> | O | N | Podemos especificar um nome de variável AdvPL no qual o objeto do componente tBITMAP() será armazenado. Deve ser utilizado caso seja necessário alterar propriedades do objeto após criado. |
NAME | RESNAME | RESOURCE <cResName> | C | Expressão caractere opcional, pode ser constante ou variável, indica o nome do resource (imagem gravada no repositório de objetos) que deve ser exibido no componente. | |
FILE | FILENAME | DISK <cFileName> | C | Expressão caractere, constante ou variável, deve conter o nome do arquivo no disco – a partir do RootPath do ambiente – a ser mostrado pelo componente. Não é necessário especificar esta informação no construtor, a imagem pode ser carregada posteriormente pelo método Load(). O tipo ou formato da imagem suportada está documentado na classe tBitmap | |
NOBORDER | N | Cláusula opcional, permite especificar que não deve ser desenhada uma borda no componente da imagem. | |
SIZE <nWidth>,<nHeight> | N | N | Permite opcionalmente definir um tamanho da área a ser ocupada pelo componente na interface, especificando o comprimento e a altura como variáveis ou constantes numéricas. |
OF | WINDOW | DIALOG <oWnd> | O | N | Cláusula opcional, quando informada permite especificar o nome de uma variável AdvPL que contenha o objeto ou componente pai de interface (janela ou diálogo, painel, folder) onde o componente deve ser exibido. Caso seja omitida, o componente será criado na janela ou diálogo ativos no momento. |
ON CLICK | ON LEFT CLICK <cbClick> | C | N | Expressão utilizada pelo comando para montar um bloco de código a ser executado caso o usuário realize um clique com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem. Não pode ser chamado um CodeBlock, deve ser informada uma função a ser executada de forma literal. |
ON RIGHT CLICK <cbRClick> | C | N | Expressão similar a especificada na cláusula ON CLICK, porém somente será executada caso a imagem receba um clique com o botão direito do mouse. |
SCROLL | N | Quando informado, indica ao componente que ele está habilitado a habilitar as barras de rolagem lateral e inferior, caso a imagem carregada não caiba no espaço definido para o componente na interface. | |
ADJUST | N | Quando informado, permite ajustar a imagem (stretch) ao espaço reservado ao componente na interface. Dependendo da relação entre o tamanho real da imagem e do espaço definido para o componente, a imagem pode ficar distorcida. | |
CURSOR <oCursor> | O | N | Cláusula opcional, permite informar um objeto AdvPL do tipo TCursor(), para que seja possível trocar o ponteiro do mouse quando ele estiver sobre a imagem. |
PIXEL | N | Cláusula opcional, quando uma delas for especificada, indica que o sistema de coordenadas usado nos parâmetros <nRow> e <nCol> são em pixels (ou pontos) a partir da coordenada superior esquerda (0,0) do componente visual pai em uso no qual o objeto será posicionado. | |
WHEN <cbWhen> | C | N | Cláusula opcional, permite especificar uma função com retorno booleano, executada a cada troca de foco na interface, para determinar se a imagem atual permite aceitar um evento de clique. |
VALID <cbValid> | C | N | Cláusula opcional, permite especificar uma função com retorno booleano a ser executada quando o componente – caso habilitado para receber foco – permita a saída do foco do mesmo. |
Classe usada pelo comando
O comando @ .. BITMAP é traduzido em tempo de compilação para utilizar a classe de interface visual do AdvPL TBITMAP() e seu método construtor NEW().
Algumas propriedades adicionais podem ser definidas através da alteração de propriedades do objeto após a sua criação, como por exemplo transparência. Consulte a documentação da classe TBitmap para maiores detalhes.
Referências
Exemplo
Exemplo do comando @ ... SAY
#include 'totvs.ch' User Function TBitmap() Local oDlg, oBmp Local cFile := '\system\imagem.png' DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo TBitmap" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL // Cria o Objeto tBitMap carregando uma imagem do disco @ 10,10 BITMAP oBMP FILE (cFile) OF oDlg PIXEL ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED Return
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas