Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

A rotina que Automatiza o apontamento de Operações de Transporte de Chegada e Saída de Filial, Cliente e Ponto de Apoio a partir dos apontamentos de Ocorrência é acionada no encerramento desde que os parâmetros estejam assim configurados: MV_PCANOP=2 e MV_OPEROCO=1

02. DETALHES DA UTILIZAÇÃO

Na rotina Viagem Modelo 3
Gere uma viagem com uma rota que prevê passagem em cliente ou ponto de apoio.
Aponte as ocorrências configuradas com DT2_AUTOPE. O apontamento de ocorrências mantêm as validações padrão, sendo possível apontar ocorrências de entrega com a viagem ainda na filial de origem, mas, só permitindo apontar ocorrências de retorno de documento com a viagem em trânsito (apontando manualmente a operação de saída).

Aponte uma ocorrência de retorno de documento para um cliente. Para poder apontar uma ocorrência de retorno de documento para um cliente é necessário apontar a operação de saída de filial. Aponte uma ocorrência de entrega para outro cliente.
Com a viagem em trânsito e com as ocorrências apontadas, acione o encerramento da viagem e confirme.

Ao confirmar o encerramento:

    • Se a operação de saída de filial não estiver apontada o apontamento será realizado com a data e hora da “primeira ocorrência” da viagem (com data e hora mais antigas), independente se o DT2_AUTOPE dessa ocorrência estiver ativo ou não. A data e hora da operação serão a data e hora da ocorrência (ou de chegada no cliente se informada) com um minuto a menos.
    • Serão apontadas as ocorrências de chegada e saída em cliente ou ponto de apoio relacionado ao cliente do documento da ocorrência;
      • Operações que não tiverem ocorrências com DT2_AUTOPE = 1 continuarão em aberto;
      • Operações que tiverem ocorrências com DT2_AUTOPE = 1 serão apontadas:
      • A data e hora da operação serão as mesmas da “primeira ocorrência” do cliente (com data e hora mais antigas), ou seja, se houver mais de uma ocorrência no mesmo cliente somente a primeira será considerada;
      • Se a data e hora de chegada e saída estiverem preenchidas na ocorrência serão estas as consideradas para os respectivos apontamentos de operação;
    • O apontamento da operação de chegada em filial será realizado com a data e hora da “última ocorrência” da viagem (com data e hora mais novas), independente se o DT2_AUTOPE dessa ocorrência estiver ativo ou não. A data e hora da operação serão a data e hora da ocorrência (ou de saída do cliente se informada) com um minuto a mais.

Ao configurarmos o parâmetro MV_OPEROCO com 43 será habilitado no menu de operações a opção para execução manual desta mesma rotina, apenas não apontando a operação de chegada em filial que só é apontada quando a rotina é acionada a partir do encerramento da viagem.

Viagens sem operações de passagem em cliente ou ponto de apoio também podem ser automatizadas mesmo com nenhuma ocorrência configurada com DT2_AUTOPE = 1 e terão apenas as operações de saída e chegada de filial apontadas conforme a regra já descrita.

03. PARÂMETROS E CONFIGURAÇÕES

Aplicar o pacote de dicionário 014021.
Ajustar o parâmetro MV_OPEROCO = 1 para que no encerramento da viagem seja executado automaticamente o apontamento das operações a partir das ocorrências já apontadas.
Ajustar o parâmetro MV_PCANOP = 2 para que operações não apontadas não sejam canceladas e continuem e aberto.
Ajustar na tabela de ocorrências o novo campo DT2_AUTOPE para “1=Apontar”. Somente ocorrências com essa configuração gerarão apontamentos de operação de chegada e saída de cliente. Sugestão, utilizar uma ocorrência de entrega.