Uma das principais responsabilidades da tesouraria é a gestão das contas bancárias e aplicações financeiras. É necessário garantir que a empresa tenha fundos suficientes para cumprir suas obrigações financeiras, otimizar a liquidez e controlar sua operação de forma eficaz.

A ferramenta de gestão de caixa oferece recursos integrados nativamente para apoiar nestas tarefas, facilitando a comunicação entre as áreas, oferecendo informações relevantes e facilitadores para o equilíbrio do caixa.

Essa jornada começa com o processo de conciliação, (FIN - Conciliação Bancária) que faz a conferência de toda a movimentação bancária, confrontando o extrato fornecido pelos bancos com a movimentação financeira registrada no sistema . Além da movimentação bancária, este processo também traz o saldo bancário atualizado para a Conta Caixa (Importação arquivo formato OFX).

Dessa forma, na tela principal da gestão de caixa são exibidos os saldos das contas correntes, caixa e aplicações financeiras, os pagamentos planejados para o período selecionado, e o saldo projetado considerando os pagamentos previstos. Dessa forma é possível verificar se as contas correntes terão fundos suficientes para realizar os pagamentos. Se necessário, nesta mesma tela é possível simular as movimentações bancárias para cobrir 
saldos negativos ou garantir o saldo mínimo das contas, de acordo com as regras de cada empresa. Após a simulação das movimentações, estas podem ser efetivadas e automaticamente os extratos de caixa correspondentes serão gerados. Além disso, após a efetivação das movimentações e pagamentos, é possível verificar o saldo das contas correntes que ficará parado 
e avaliar o direcionamento para as aplicações financeiras.


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Pré-requisitos e Instalação
  3. Configuração Pós-Instalação
  4. Permissão
  5. Filtros
  6. Indicadores
  7. Saldo das Contas
  8. Incluir Movimentações
  9. Visão Movimentações Pendentes
  10. Exclusão de Movimentações Pendentes


IMPORTANTE: 

Funcionalidade está disponível a partir da versão 12.1.2406.109, somente via portal.

Mais informações e orientações para acesso na documentação abaixo.

 

01. VISÃO GERAL

Este recurso tem como objetivo dar visibilidade ao gestor financeiro sobre os principais indicadores financeiros, principalmente os valores pendentes a pagar e os saldos das contas.


02. PRÉ-REQUISITOS E INSTALAÇÃO

       Acesse o portal de downloads e realize o download do arquivo pertinente ao TOTVS RM Portal de acordo com a versão desejada na extensão .msi.

       

         Ao realizar a instalação do RM Portal é possível optar por uma instalação personalizada caso não deseje instalar todos os Portais disponíveis. No caso do Gestão de Caixa, é necessário realizar a instalação do Portal do Backoffice.

         


03. CONFIGURAÇÃO PÓS-INSTALAÇÃO

         Acesse o diretório "C:\TOTVS\CorporeRM\FrameHTML\Web\App\Bco\Portal-BackOffice\assets" e edite o arquivo 'federation.manifest.json'. Altere onde está "http://localhost:8051" para mesmo o endereço de host configurado no IIS. Após a configuração do arquivo o IIS deverá ser reiniciado.


Original: http://localhost:8051/Financeiro-Front/remoteEntry.json

Configurado: http://localhost:8051/FrameHTML/Web/App/Fin/Financeiro-Front/remoteEntry.json

Observação: Alterar http://localhost:8051 para o endereço de host configurado no IIS.


         Acesse o diretório "C:\TOTVS\CorporeRM\FrameHTML\Web\App\Bco\Portal-BackOffice\config" e edite o arquivo 'config.json'. Altere onde está "http://localhost:8051" para mesmo o endereço do RM Host. Após a configuração do arquivo o IIS deverá ser reiniciado.


Original:

{
  "apiServer": "BHN050103490:8051/",
  "basePath": "",
  "defaultAlias": "CorporeRM",
  "urlCorpore": "",
  "imgBannersLogin": [
    {
      "name": "banner01.png"
    }
  ]
}

Configurado:

{
  "apiServer": "SERVIDOR_APP_SERVER:PORTA_APP_SERVER/",
  "basePath": "",
  "defaultAlias": "CorporeRM",
  "urlCorpore": "",
  "imgBannersLogin": [
    {
      "name": "banner01.png"
    }
  ]
}


04. PERMISSÃO

        Na MDI, acesse o cadastro de perfis e selecione o sistema 'Gestão Financeira'. Edite o cadastro do perfil associado ao usuário que deseja liberar o acesso ao Gestão de Caixa e clique na aba 'Acesso a Menus'. Por fim, permita o acesso a etapa 05.03, conforme demonstrado na imagem abaixo:

         


05. FILTROS

Após realizar o login no Portal do Backoffice (com o mesmo usuário e senha utilizada na mdi), utilize a opção 'Filtrar para iniciar a utilização do Gestão de Caixa. Os filtros serão utilizados para cálculo dos indicadores, sendo possível utilizar: Coligada, Filial e o período desejado.


06. INDICADORES

Saldo Total: 

  • Conta corrente: Valor total das movimentações, independente do período definido no filtro, dos títulos cujo o tipo da conta/caixa associada seja 'Conta corrente'. 
  • Aplicações: Valor total das movimentações, independente do período definido no filtro, das aplicações financeiras que possuem a conta/caixa associada cujo o tipo seja 'Aplicação Financeira'.

       A Pagar:

  • No período: Valor acumulado dos títulos a pagar que estão em atraso, vencendo na data corrente e a vencer dentro do período selecionado do filtro.
  • Em atraso: Títulos a pagar com a data de vencimento menor que a data corrente.
  • Hoje: Títulos a pagar com a data de vencimento na data corrente.
  • A vencer (Próx. 15 dias): Títulos a pagar com a data de vencimento maior que corrente e menor ou igual que a data de corrente, acrescido de 15 dias.
  • Total acumulado: Soma dos 3 componentes citados acima (valores em atraso, hoje e a vencer). 

          Observação: É considerado o valor líquido dos títulos a pagar e a data de vencimento dos mesmos, independente do filtro selecionado.

       A Receber:

  • No período: Valor acumulado dos títulos a receber que estão em atraso, vencendo na data corrente e a vencer dentro do período selecionado do filtro.
  • Em atraso (Até 30 dias): Títulos a receber com a data de vencimento menor que a data corrente, até 30 dias.
  • Hoje: Títulos a receber com a data de vencimento na data corrente.
  • A vencer: Títulos a receber com a data de vencimento menor que a data corrente.
  • Total acumulado: Soma dos 3 componentes citados acima (valores em atraso, hoje e a vencer).

         Observação: É considerado o valor original dos títulos a receber e a data de vencimento dos mesmos, independente do filtro selecionado.


07. SALDO DAS CONTAS

       O gestor/operador financeiro poderá acompanhar o saldo de suas contas correntes e aplicações financeiras, visualizando as informações do seu contas a pagar para estabelecer as ações necessárias no dia a dia para equilibrar o caixa. Na visão dos saldos das contas será possível visualizar os dados:

  • Coligada: Representa a coligada da conta/caixa.
  • Filial: Representa a filial da conta/caixa.
  • Código: Representa o código da conta/caixa.
  • Descrição da Conta/Caixa: Representa a descrição da conta/caixa.
  • Banco: Representa o banco da conta/caixa.
  • Agência: Representa a agência do banco da conta/caixa.
  • Número da conta: Representa o número da conta do banco da conta/caixa.
  • Liquidez: Representa a liquidez da conta/caixa.
  • Saldo Conta/Caixa: Representa o saldo instantâneo da conta/caixa.
  • Saldo Bancário: Representa o saldo bancário da conta/caixa informado manualmente ou através de importação de arquivo OFX.
  • Valor a Pagar: Representa o valor que a conta/caixa tem que pagar baseado no período escolhido no filtro.
  • Saldo Previsto: Representa o valor do Saldo Inicial - Valor a Pagar
  • Valor das Movimentações: Representa o somatório de todas as movimentações que possuem relação com a conta/caixa.
  • Saldo Simulado: Representa o valor do Saldo Previsto + Valor das Movimentações.

       Obs: É possível realizar o gerenciamento da ordem e a exibição das colunas citadas acima.


08. INCLUIR MOVIMENTAÇÕES

        O gestor/operador financeiro, após visualizar as contas que necessitam manutenção no componente anterior (Saldo das Contas), poderá simular as movimentações entre as contas caixas classificadas como 'Conta Correntes' e 'Aplicação financeira' para que seja possível equilibrar os saldos de acordo com a necessidade. É possível selecionar uma conta com o saldo positivo para que seja sua conta de origem (conta de onde será retirado o dinheiro para realizar a transferência) e uma conta com o saldo negativo para que seja sua conta de destino (conta que receberá o dinheiro retirado da conta de origem). Por fim, o gestor/operador financeiro insere o valor que pretende transferir e confirma a simulação para conferir como ficarão os saldos de suas contas, facilitando em sua tomada de decisão.

                                                                                                      


09. VISÃO DE MOVIMENTAÇÕES PENDENTES

        O gestor/operador financeiro, após realizar movimentações entre as suas contas que necessitavam de manutenção no componente anterior (Incluir Movimentações), poderá acompanhar as movimentações entre as contas caixas que ainda estão com o status pendentes de aprovação. Na visão de movimentações pendentes será possível visualizar os dados:

  • Id: Id da movimentação realizada.
  • Coligada origem: Representa a coligada da conta caixa de origem na movimentação.
  • Conta/Caixa origem: Representa a conta caixa de origem na movimentação.
  • N. Conta origem: Representa o número da conta bancária da conta caixa de origem na movimentação.
  • Banco origem:  Representa o banco da conta caixa de origem na na movimentação.
  • Saldo origem: Representa o saldo na conta caixa de origem antes de realizar a movimentação.
  • Movimentação: Representa o valor da movimentação (valor que será retirado da conta de origem e enviado para a conta de destino).
  • Saldo final origem: Representa o saldo na conta caixa de origem após realizar a movimentação.
  • Coligada destino: Representa a coligada da conta caixa de destino na movimentação.
  • Conta caixa destino: Representa a conta caixa de destino na movimentação.
  • N. Conta destino: Representa o número da conta bancária da conta caixa de destino na movimentação.
  • Banco destino: Representa o banco da conta caixa de destino na na movimentação.
  • Saldo destino: Representa o saldo na conta caixa de destino antes de realizar a movimentação.
  • Saldo final destino: Representa o saldo na conta caixa de destino após realizar a movimentação.


10. EXCLUSÃO DE MOVIMENTAÇÕES PENDENTES

        O gestor/operador financeiro, após realizar movimentações entre as suas contas que necessitavam de manutenção e visualizá-las no componente anterior (Visão de movimentações pendentes), poderá realizar a exclusão das movimentações entre as contas caixas que estão pendentes e julgar desnecessárias, garantindo assim a atualização e organização das finanças.