Árvore de páginas

Visão geral do programa

É o processo de identificação e validação do beneficiário no ponto de atendimento. O beneficiário pode ser identificado através da digitação do código da carteira, busca por nome, CPF.


O exemplo abaixo é do checkin quando logado como médico/prestador.



Configurações do reconhecimento facial

Para a correta utilização do reconhecimento facial presente no Portal do Prestador, faz-se necessário realizar algumas configurações que estão descritas no documento Portal do prestador - Configurações do reconhecimento facial.

Configurações da biometria digital

Para a correta utilização da biometria digital presente no Portal do Prestador, faz-se necessário realizar algumas configurações que estão descritas no documento Documentação de Referência - Configurações da biometria digital.

Parâmetros do Portal do Prestador

Todos os parâmetros e ajustes necessários para o correto funcionamento do Portal do Prestador podem ser verificados no documento Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador, o qual faz referência ao programa Configuração do portal prestador (hac.portPrestConfig).

Check-in

É o processo de identificação e validação do beneficiário no ponto de atendimento. 

Se o parâmetro Bloquear check-in se carteira estiver vencida, não serão permitidos check-ins de beneficiários com a carteira vencida.

O parâmetro Usar nome fantasia dos prestadores será utilizado no check-in para informar se deve ser utilizado o nome fantasia no lugar do nome do prestador para os prestadores pessoa jurídica que possuírem nome fantasia cadastrado.

O parâmetro Bloquear check-in de beneficiário APS define se ao realizar a pesquisa do beneficiário no check-in e na agenda medica será bloqueado o check-in do beneficiário de APS quando o beneficiário não possui guia em que o prestador é o executante ou foi informado um prestador genérico.

1. Identificação por cartão magnético

Para que esta funcionalidade fique disponível é necessário no programa  Manutenção Associativa Prestador x Clínica - hac.clinicalProvider, deve-se ativar o parâmetro Possui leitora de cartão:

Após configuração, o sistema permite que o beneficiário seja identificado através do leitura do cartão físico. E para utilizar basta clicar na opção Identificação por cartão magnético:

  • Token no cartão físico

Para utilizar o token ao passar o cartão magnético é necessário ativar o parâmetro Habilitar verificação do token no cartão físico presente na tela de parâmetros globais do Portal do prestador/cooperado.

Após ativação, ao passar o carão será apresentado um modal solicitnado o token:


Com essa parametrização o token passa a ser obrigatório e só será realizado checkin caso validade corretamente


2. Identificação por cartão virtual

Para utilização do cartão virtual no checkin é necessário que seja ativo nas configurações do portal do prestador deve-se ativar o parâmetro Liberar o check-in por cartão virtual presente na tela de parâmetros globais do Portal do prestador/cooperado. 

A partir da ativação do parâmetro, o sistema permite que o beneficiário seja identificado através da digitação do cartão virtual ou leitura através do QR Code presente no aplicativo da Unimed. Para utilizar é necessário selecionar a opção Identificação por cartão virtual:


Importante

Para que a câmera seja utilizada deve-se habilitar as permissões para uso de câmera no seu navegador.

Caso o ambiente acessado seja http (não seguro) a opção de seleção de câmera, bem como pergunta para habilitar, não será realizada e a câmera não poderá ser utilizada.

  • Bloquear check-in por cartão virtual para beneficiários da base

O sistema permite realizar uma parametrização para que os beneficiários da base não possam realizar check-in através do cartão virtual. Para realizar essa parametrização deve-se ativar o parâmetro Bloquear check-in por cartão virtual para beneficiários da base presente na tela de parâmetros globais do Portal do prestador/cooperado. 

Após ativar o check-in por cartão virtual não sendo permitido para beneficiários da base retornando a seguinte mensagem:

Importante

O parâmetro acima bloqueia esta funcionalidade apenas na digitação manual do cartão virtual e token. O beneficiário da base poderá realizar a identificação por cartão virtual normalmente via QR Code.

3. Identificação sem cartão

Para que esta funcionalidade fique disponível no programa Configuração do portal prestador (hac.portPrestConfig), deve-se ativar o parâmetro Liberar a opção para check-in sem cartão

Com o parâmetro ativo o sistema permite que o beneficiário seja identificado sem um cartão, para isso basta clicar na opção Encontre um beneficiário sem cartão.

Se o parâmetro Realizar a validação de todas as regras no check-in sem cartão estiver ativo, serão verificadas todas as regras de registro sem cartão / sem biometria ativas no sistema.


Após a seleção do beneficiário será validado se o check-in sem cartão é permitido, o check-in pode ser permitido podendo ou não pedir uma justificativa.

Essa opção também só é apresentado caso tela associativa prestador x clínica (hac.clinicalProvider) estiver ativo o parâmetro Possui leitora de cartão

Quando o campo Possui leitora de cartão estiver ativo verifica a quantidade de atendimentos sem cartão. Caso esteja dentro da quantidade será permitido a realização:

Se permitido sem justificativa, poderá seguir com o atendimento, sem nenhuma informação adicional.

Caso a quantidade de check-ins utilizados seja menor que a quantidade total, será solicitada uma justificativa e uma observação para continuar com o atendimento. 

Caso a quantidade de check-ins utilizados seja maior ou igual que a quantidade total, não será permitido continuar com o atendimento. 

Se o parâmetro Bloquear pesquisa por carteira no check-in sem cartão para beneficiários da base estiver ativo, não será possível pesquisar beneficiários da base pelo número da carteira na opção de beneficiário sem cartão.

4. Check-in autogerado

Para que esta funcionalidade fique disponível, no programa Manutenção de prestadores (hcg.healthProvider), deve-se ativar o parâmetro Habilita checkins autogerados, encontrado na aba Outras informações

Também é necessário que ao menos um dos seguintes parâmetros do programa Manutenção Associativa Prestador x Clínica (hac.clinicalProvider) estejam ativos: Possui leitora de cartão, Exige biometria do beneficiário ou Permite biometria facial.

Quando parametrizado conforme descrito acima, uma nova opção de check-in é exibida:

Ao selecionar a opção de Senhas de atendimento \ Autogerados será aberta uma janela com duas abas, e ao selecionar a aba Autogerados, será exibida a lista com os check-ins autogerados disponíveis.

As opções são consultadas a partir dos check-ins gerados, considerando os seguintes parâmetros do programa Configuração do portal prestador (hac.portPrestConfig): Quantidade de dias para realizar busca de check-in autogerado (Quantidade de dias úteis que será subtraídos da data atual para encontrar a data de inicio dos check-ins a serem considerados) e Procedimento exigido na solicitação da guia para check-in autogerado (Procedimento que deve conter na guia dos check-ins a serem considerados).

Ao selecionar um check-in autogerado, o check-in será liberado, não sendo necessária a solicitação do cartão ou identificação biométrica.

Quando o parâmetro Bloquear o item de menu Consulta quando check-in autogerado do programa Configuração do portal prestador (hac.portPrestConfig) estiver ativo, não será exibido no menu a opção de Registro de Consulta.


5. Check-in por senhas de atendimento

A geração de senhas é realizada a partir da tela Geração de Senhas em Lote (hac.generateBatchPassword), na qual é possível fazer várias parametrizações da geração das senhas.

Para que esta funcionalidade fique disponível, é necessário que ao menos um dos seguintes parâmetros do programa Manutenção Associativa Prestador x Clínica (hac.clinicalProvider) estejam ativos: Possui leitora de cartão, Exige biometria do beneficiário ou Permite biometria facial.

Quando parametrizado conforme descrito acima, uma nova opção de check-in é exibida:

Ao selecionar a opção de Senhas de atendimento \ Autogerados será aberta uma janela com duas abas, e ao selecionar a aba Senhas de atendimento, será exibida a lista com as senhas de atendimento disponíveis por data de vencimento e as senhas específicas de cada beneficiário.

Pode haver mais de uma data de vencimento com senhas genéricas, para visualizar e selecionar a data de vencimento desejada para a senha, basta clicar no botão conforme destacado na imagem a seguir.

Ao selecionar a data de vencimento desejada, basta clicar no botão Utilizar senha de atendimento, que então será aberta uma modal para pesquisar um beneficiário e fazer o check-in com uma senha disponível.

Ao selecionar um um beneficiário que possui senha específica ou pesquisar um beneficiário por meio da seleção por senha genérica, o check-in será liberado, não sendo necessária a solicitação do cartão ou identificação biométrica.

6. Beneficiários dependentes - restrição por contratante

O portal do prestador permite a consulta também de beneficiários da base dependentes, porém existe uma configuração que pode ser feita para restringir o check-in para dependentes, abaixo segue como realizar as configurações:

No programa Manutenção Clínicas - hac.clinics, no step "Parâmetros autorizador", pode ser selecionado um contratante, após seleção, para que os beneficiários dependentes possam realizar check-in no portal do prestador o parâmetro Permite que as pesquisas de beneficiários listem dependentes, deve ser ligado, caso contrário o portal emitirá um aviso restringindo o check-in para dependentes da base.

Abaixo um exemplo de restrição para dependentes.

IMPORTANTE

O bloqueio vai ser realizado em todas as formas de check-in. No check-in sem cartão, na pesquisa de beneficiários, caso seja pesquisado por nome ou por CPF os dependentes não serão mostrados nos resultados das buscas.

7. Identificação biométrica

Se o parâmetro Isentar biometria para Prestador presente no programa Manutenção Associativa Prestador x Clínica - hac.clinicalProvider, estiver ativo, será possível isentar o prestador de realizar a identificação biométrica. Para realizar o cancelamento da identificação biométrica, deve-se clicar para fechar a janela da identificação biométrica. Com isso serão carregados apenas os serviços: Checkin, Solicitação de exames, Solicitação de internação, Prorrogação de internação e Anexo de outras despesas.

  • Reconhecimento facial

Este recurso fica disponível mediante a correta configuração da biometria facial no sistema citado acima.

Com a biometria ativada é possível realizar as seguintes ações:


Cadastrar biometria facial


Foto utilizada foi gerada por I.A.

AçãoDescrição
Cadastrar biometria facialRealiza o cadastro inicial da biometria facial.
Atualizar imagem de referência

Atualiza a foto do beneficiário para reconhecimento facial. Para habilitar esta opção deve-se ligar o parâmetro Permitir alterar a biometria facial no programa Ajuste do portal do prestador - Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador e o parâmetro Permite Alterar Biometria deve ser ligado no programa Manutenção de Secretários(as) - hat.secretary.


Caso o parâmetro Validar a imagem do beneficiário ao realizar a atualização da biometria facial no programa Ajuste do portal do prestador - Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador estiver ligado, ao atualizar a imagem, será realizada uma validação com a antiga imagem de referência. Caso falhe a imagem não será atualizada.

Validar biometriaValida a biometria com a imagem de referência.
Tente novamenteCaso a biometria falhe, clicando nesta opção, uma nova tentativa de reconhecimento facial é iniciada.
Continuar com atendimentoProssegue com atendimento após validação correta da biometria.
FecharClicando no "X" na parte superior direita, a janela é fechada e o reconhecimento facial é cancelado.
  • Biometria digital

Este recurso fica disponível mediante a correta configuração da biometria digital no sistema citado acima e apenas para beneficiários da base.

Com a biometria digital ativada é possível realizar as seguintes ações:

AçãoDescrição
Cadastro da biometria

Realiza a inclusão da biometria mediante leitura. Caso o beneficiário não possua nenhum dedo cadastrado, esta opção será liberada.

Caso estiver ligado o parâmetro Obrigar o registro de um dedo de cada mão na biometria digital no programa Ajuste do portal do prestador - Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador, para realizar a validação deverá ser cadastrado um dedo de cada mão.

Atualizar biometriaAtualiza a biometria digital conforme dedo selecionado. Para atualização da biometria deve ser ligado o parâmetro Permitir alterar impressão digital no programa Ajuste do portal do prestador - Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador e o parâmetro Permite Alterar Biometria deve ser ligado no programa Manutenção de Secretários(as) - hat.secretary.
Validar biometria

Valida biometria mediante leitura

Há três tentativas para realizar a validação da biometria, caso não seja possível fazer o reconhecimento pela impressão digital e estiver ligado o parâmetro Liberação digital por meio do questionário no programa Ajuste do portal do prestador - Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador, o usuário será direcionado para a Liberação digital. Caso contrário o check-in será abortado.

Redirecionamento para liberação digital.

Após tentativas expirarem e a liberação digital estar desativada.

Continuar com atendimento

Prossegue com atendimento após algum cadastro ou alteração de biometria.

  • Liberação digital/Sem biometria

Configuração de ambiente para dar suporte à funcionalidade de Liberação Digital.

Primeiramente para que a liberação digita esteja habilitada, deve-se configurar os parâmetros

  • Redirecionar para a liberação digital no check-in sem cartão - Propriedade que indica, que após a justificativa de uso sem cartão, será feito o redirecionamento para tela de Liberação Digital
  • Redirecionar para a liberação digital no check-in sem biometria - Propriedade que indica, que após a justificativa de uso sem biometria, será feito o redirecionamento para tela de Liberação Digital
  • Número de tentativas para liberação digital - Número máximo de tentativas de Liberação Digital antes de bloquear o beneficiário
  • Intervalo em dias para realizar a busca para bloquear a liberação digital - Número de dias de intervalo que será feito a busca se o beneficiário está bloqueado pela liberação digital

Caso a autenticação seja realizada sem biometria e o parâmetro Redirecionar para a liberação digital no check-in sem biometria estiver ativo ou o check-in for realizado sem cartão e o parâmetro Redirecionar para a liberação digital no check-in sem cartão estiver ativo, será exibida a tela para a liberação digital, conforme imagem a seguir.

Nesta tela serão apresentadas perguntas referente ao beneficiário, no qual se errar as respostas um determinado número de vezes parametrizado através de Número de tentativas para liberação digital em um determinado período parametrizado através de Intervalo em dias para realizar a busca para bloquear a liberação digital o beneficiário passará a estar bloqueado e não poderá ser realizado checkin.

 

As perguntas são sorteadas aleatoriamente de acordo com as perguntas cadastradas na tela de parâmetros. Pode-se ainda gerenciar quais perguntas estão ativas e poderão ser sorteadas.

Respondendo corretamente as três perguntas, será redirecionado para a tela de check-in do beneficiário em questão.

Respondendo incorretamente as perguntas até o beneficiário ser bloqueado.

O complemento da mensagem que informa o bloqueio do beneficiário pode ser modificada alterando o texto do parâmetro

8. Cadastrar beneficiário de intercâmbio

No momento de realizar o check-in, se o beneficiário for de outra unidade e não estiver cadastrado na base, será aberta uma tela para cadastrar o beneficiário de intercâmbio, ou importar as informações do beneficiário da operadora de origem.

A disponibilidade desse cadastro depende do parâmetro Bloquear inclusão de beneficiário de intercâmbio, que deve estar desabilitado para poder realizar o cadastro de beneficiários de intercâmbio.

O botão para realizar a importação das informações da operadora de origem depende do parâmetro Liberar botão de sincronismo de beneficiário de outras unidades estar ativo.

Se o parâmetro Bloquear inclusão de beneficiário de intercâmbio estiver ativo e utilizar uma carteira de intercâmbio que não está cadastrada na base, exibirá mensagem de erro conforme imagem a seguir.

Se o parâmetro Bloquear inclusão de beneficiário de intercâmbio não estiver ativo, e utilizar uma carteira de intercâmbio que não está cadastrada na base, exibirá a tela para realizar o cadastro, conforme imagem a seguir.

Após efetuar o preenchimento manualmente das informações, ou importar da operadora de origem, é possível salvar o beneficiário de intercâmbio.

Após realizar o cadastro, o beneficiário será direcionado novamente para a tela de Check-in. No próximo acesso do beneficiário, o sistema permanecerá na tela de Check-in e habilitará a edição de cadastro. Os campos são os mesmos documentados em Manutenção Beneficiários de Outras Unidades - hvp.exchangeBeneficiary.

9. Após realização do check-in

Nesta seção serão descritas as opções disponíveis após a realização de um check-in.

Após realizada a identificação do beneficiário, são exibidos alguns dados pessoais do beneficiário e também algumas informações do respectivo contrato.

  • Realizar novo check-in

Após a realização de um check-in, é possível fazer outro check-in clicando no nome do beneficiário ou no botão Realizar novo check-in.

  • Visualizar o nome de registro do beneficiário

Após realização do check-in, se o beneficiário possuir nome social o mesmo será exibido, porém é possível visualizar o nome de registro clicando no botão destacado na imagem a seguir.

Visualização do nome de registro do beneficiário.

  • Editar beneficiário de intercâmbio

Se o beneficiário for de intercâmbio, será exibido um botão para editar as informações de intercâmbio, conforme imagem a seguir.

Ao clicar neste botão é exibida a tela para editar as informações do beneficiário de intercâmbio.

Nesta tela é possível fazer as alterações necessárias do beneficiário de intercâmbio, ou importar as informações da operadora de origem, clicando no botão Importar informações da operadora de origem. Para este botão estar visível o parâmetro Liberar botão de sincronismo de beneficiário de outras unidades deve estar ativo.

Ao clicar para importar as informações da operadora de origem, poderá ser solicitado o token de validação do usuário.

A solicitação do token depende do parâmetro Mostrar token no check-in estar ativo.


Ao informar o token e fazer a consulta das informações da operadora de origem, os campos da tela serão automaticamente preenchidos conforme os dados da operadora de origem.

Token - PTU Online

Os tokens solicitados, tanto na função Importar informações da operadora de origem, quando check-in utilizando cartão virtual, quando o beneficiário for de intercâmbio. Este token será compartilhado em várias telas após o check-in conforme imagem abaixo.


Este token também será utilizado para comunicação através do PTU Online.


  • Visualizar foto do beneficiário

É possível visualizar a foto do beneficiário.

Foto gerada por I,A,

  • Guias pendentes

Esta seção exibirá para o prestador todas as guias de solicitação de SP/SADT, Internação e Consulta referentes ao beneficiário, e que estejam Autorizadas, Pendentes ou Em Execução. Existem regras que definem se o prestador poderá ou não ver as guias. Verifique a seguir as definições de cada status, assim como as ações disponíveis.

Parâmetros envolvidos na listagem das guias:

  • Exibir guias com outros prestadores solicitantes na listagem de guias do check-in
  • Validar o prestador executante ao listar as guias no check-in
  • Validar se o prestador pode executar os procedimentos da guia
  • Validar apenas procedimentos na execução da guia
  • Exibir todas as guias do beneficiário, independente se alguma guia contem procedimentos que o prestador não pode executar

Mais informações acesse a Documentação de Referência - Ajustes do portal do prestador

No programa Manutenção Tipos de Guias foi adicionado um parâmetro Exibe guia de autorização no portal do prestador (antigo parâmetro com.totvs.saude.proceduresolicitation.ignoraregraespecialidade.tipoguia) que pode influenciar na visualização das guias. Mais detalhes ver Manutenção Tipos de Guias - hat.guideType.

No programa Manutenção de Prestadores foi adicionado um parâmetro Será considerado para teste do prestador principal no portal do prestador? (antigo parâmetro com.totvs.saude.proceduresolicitation.consideraprincipal.prestadores) que pode influenciar na visualização das guias. Mais detalhes ver Manutenção de Prestadores - hcg.healthProvider

A seguir serão descritas as situações e ações possíveis para as guias pendentes.

Situações

Situação

Descrição

AutorizadaSolicitações que já foram autorizadas pela operadora e estão liberadas para execução. O sistema verifica regras de prestador x procedimento x especialidade para verificar se algum dos procedimentos poderá ser executado. Caso existe um procedimento que possa ser executado, a guia será exibida e apenas o procedimento irá aparecer para ser registrado.
Em AnáliseSolicitações de autorização de que estão pendentes de análise pela operadora. Somente o prestador que realizou a solicitação poderá visualizar as guias com esta situação.
Em ExecuçãoGuias de SP/SADT que já tiveram algum procedimento ou alguma quantidade de procedimento realizada e ainda não foram fechadas no Gestão de Planos de Saúde.
Pendente de comunicaçãoGuia de intercâmbio que ainda não foi comunicada com a operadora através do PTU online.
NegadaGuia negada pela operadora, seja por regras do processo ou pela própria operadora.


Ações disponíveis

Verifique abaixo as opções disponíveis na coluna ação. Estas ações irão depender de parâmetros e de qual situação a guia se encontre.

Situação

Descrição

InsistirPermite reabrir a situação de uma guia que foi Negada. A guia passa para o status Em Analise.
CancelarCancela uma solicitação TISS. A guia deve estar com o status Autorizada ou Pendente para poder realizar o processo. Somente o prestador solicitante poderá realizar este processo.
ExecutarRealiza do processo de registro de exames em uma guia já Autorizada ou Em Execução.
ImprimirGera a impressão da guia no formato TISS.
RecomunicarPossibilita realizar a comunicação da guia de um beneficiário de intercâmbio.
Enviar mensagemPossibilita enviar mensagem para o Auditor.
ObservaçõesPossibilita verificar as observações cadastradas na guia.
  • Recomunicar

Possibilita realizar a recomunicação da guia.

Para que o botão esteja disponível, o status da guia tem que ser Pendente de comunicação, o beneficiário ser de intercâmbio e o parâmetro Habilitar a comunicação novamente para guias de intercâmbio na tela de check-in e na tela de solicitações TISS do prestador estar ativo.


Recomunicação realizada com sucesso.

  • Enviar mensagem

Possibilita realizar o envio de mensagens com anexos para o auditor.

Para que esse botão esteja disponível, o parâmetro Permitir enviar mensagem deverá estar ativo, o status da guia tem que ser Em Análise, ou o status da guia tem que ser Pendente de comunicação e o beneficiário ser de intercâmbio, e ainda o prestador solicitante tem que ser o mesmo logado no sistema.

Ainda referente ao envio de mensagem, há o parâmetro Tamanho máximo do anexo das mensagens (MB) que define o tamanho que cada anexo pode ter.

  • Observações

Essa opção possibilita verificar as observações cadastradas na guia.

O ícone para visualizar as observações, só ira aparecer se aquela guia possuir alguma observação já cadastrada. 



Elegibilidade

Essa opção possibilita verificar se um determinado beneficiário é elegível para o atendimento. Este processo apenas irá alertar o usuário do sistema para dar continuidade ou não ao atendimento. O sistema não irá realiza nenhum tipo de bloqueio caso o retorno da verificação seja negativo.

A verificação da elegibilidade somente poderá ser realizada para beneficiários da base.

A elegibilidade utiliza o parâmetro Versão da TISS para realizar a pesquisa da elegibilidade.

A verificação da elegibilidade pode ser automática após a realização do check-in, para isso o parâmetro Verificar automaticamente a elegibilidade após realizar o check-in do beneficiário deverá estar ativo no programa Configuração do portal prestador (hac.portPrestConfig).

Com o parâmetro ativo, após a realização do check-in, a elegibilidade é verificada. Se o beneficiário possuir alguma pendência, as mesmas serão exibidas conforme a imagem a seguir.

Também será visível que o beneficiário possui pendências através do campo Elegibilidade, que exibirá Beneficiário com pendências para os casos em que foram identificadas pendências, ou Beneficiário sem pendências para os casos em que não houverem pendências. Ainda será possível, quando houverem pendências, clicar sobre a tag Beneficiário com pendências para visualizar novamente as pendências.

Se o parâmetro da verificação automática a elegibilidade não estiver ativo, será exibido o botão Verificar elegibilidade para que o usuário opte ou não por verificar a elegibilidade.


Contatos do beneficiário

Após o check-in realizado, pode ser apresentado o modal para manutenção dos contatos do beneficiário. Esta funcionalidade é apenas para beneficiários da base/unidade.

Os contatos também podem ser atualizados clicando a partir do botão "Editar contatos".


Ao clicar no botão de editar, é apresentado um tela para edição dos contatos, caso exista, será apresentado todos os contatos do beneficiário.

Existe o parâmetro Intervalo em dias para atualizar os contatos do beneficiário no programa Ajustes do portal do prestador.

  • Quando o parâmetro estiver zerado não será apresentado automaticamente a tela para edição dos contatos após realizar o check-in.
  • Quando o parâmetro estiver com um valor maior que zero, será verificado o interfalo de dias para atualização para exibir automaticamente a tela ao realizar o check-in. 
    • Exemplo: Caso tenha sido realizado a atualização do contado do beneficiário no dia 05/01/2024 e o parâmetro estiver 45. Caso seja realizada a consulta até o dia 18/02/2024 não será apresentado o modal automaticamente. A partir do dia 19/02/2024, será exibido o modal da atualização do contato automaticamente. Assim que for atualizado realiza o mesmo processo de contagem.