Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Habilitando as funcionalidades de cobrança PIX
  3. Cadastrando a Chave PIX do beneficiário
  4. Configurando o meio de liquidação para cobrança PIX
  5. Alterando o beneficiário do PIX


01. VISÃO GERAL

Foram implementadas funcionalidades para possibilitar o usuário realizar cobranças através do sistema PIX em nosso sistema Credimaster.

Para a utilização e adequação, é preciso algumas parametrizações, a partir de instruções disponíveis nesse documento de referência.


02. HABILITANDO AS FUNCIONALIDADES DE COBRANÇA PIX 

Para habilitar as funcionalidades de cobrança do PIX no Credimaster é preciso ativar o parâmetro "Permitir pagamentos através de PIX" no menu de Parâmetros Globais do módulo BackOffice de Crédito. Esse parâmetro habilitará as opções de geração de QRCode para pagamentos através de PIX e impressão de boletos com QRCode PIX. 

Essas funcionalidades estão disponíveis inicialmente somente para cobrança própria. 


  • Acessando o BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Básica > Parâmetros Globais.

  • Na área 'Configurações PIX', habilitar o parâmetro de descrição 'Permitir pagamentos através de PIX'.

03. CADASTRANDO A CHAVE PIX DO BENEFICIÁRIO 

Para a geração do QRCode para pagamento através de PIX nas cobranças (sendo boleto ou o próprio qrcode sozinho), é preciso que tenhamos a chave PIX do beneficiário que receberá o valor pago daquele QRCode. Para cadastrar no sistema a chave PIX da conta da instituição cobradora, alteraremos os dados através da tela de cobradores.


  • Acessando o BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Básica > Cobradores.

  • Selecionar a instituição cobradora que deseja alterar.


  • Na aba Carteiras, preencher o campo "Chave PIX" com a chave vinculada a conta recebedora da instituição cobradora. 


Por padrão, o beneficiário recebedor do valor pago sempre será a instituição cobradora e através da informação de chave PIX parametrizada, o valor irá direto para a conta daquela chave informada.

Para operações das linhas 'COB' (Cobrança Simples), 'CAU' (Cobrança Caucionada), 'VIN' (Cobrança Vinculada), onde temos três partes envolvidas na operação, o beneficiário final daquela operação pode ser o cliente da instituição, e para esses casos é possível estar alterando o beneficiário recebedor para ser o beneficiário final (o cliente) e o valor a ser pago pelo pagador (sacado) será encaminhado diretamente para o beneficiário final da operação, sem passar pela instituição cobradora (Detalhe do parâmetro "Beneficiário PIX" no item 05 desse documento).

A chave PIX do cliente deve ser informada na tela de cadastro das contas desse cliente no Credimaster, conforme abaixo:


  • Acessando o BackOffice de Crédito, na tela Contas > Doc's.


  • Selecionando o Cliente que deseja alterar e a conta a qual deseja informar a chave. 

  • Preencher o campo "Chave PIX" com a chave vinculada aquela conta recebedora do cliente.


Sobre a Chave PIX, há quatro tipos de chaves que podem ser utilizadas para a geração do QRCode:

  1. CPF;
  2. Número de telefone;
  3. E-mail;
  4. Chave aleatória (sequência de números e letras geradas pelo Banco Central, também é conhecida como EVP, Endereço Virtual de Pagamento).

Regras para o preenchimento dos tipos diferentes de chaves:

  • O e-mail será codificado no seguinte formato: e-mail: [email protected]
  • O CPF e o CNPJ serão codificados no seguinte formato: CPF: 12345678900 ou CNPJ: 00038166000105 
  • O telefone será codificado seguindo o formato internacional: +5561912345678
    • +55: código do país.
    • 61: código do território ou estado.
    • 912345678: número do telefone celular.
  • A chave aleatória será codificada juntamente com a pontuação, como segue: 123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000 

Observação: Caso o preenchimento da chave pix seja diferente dos formatos acima, o sistema irá rejeitar a geração do QRCode no momento da solicitação.

04. CONFIGURANDO O MEIO DE LIQUIDAÇÃO PARA COBRANÇA PIX 

A partir da geração de um QRCode para pagamento através de PIX, o sistema gravará as informações desse pagamento e irá monitorar a sua execução. Uma vez que o QRCode seja pago, o valor irá cair direto na conta do beneficiário, e precisaremos liquidar os títulos no Credimaster, o sistema que está monitorando, irá ler aquela ação de pagamento e liquidar o título correspondente automaticamente. Para que isso seja possível, precisamos que parametrize algumas informações que serão utilizadas para a criação dos lotes dessa liquidação automática, uma delas é o Meio de Pagamento, que antes era informado manualmente pelo usuário através da tela de criação do lote (Movimentação de Crédito > Títulos, Movimentação > Liquidação). 


  • Acessando o BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Produto > Modalidade.


  • Selecionar a modalidade que deseja alterar.


  • Na área 'Condição padrão liquidação', no parâmetro de descrição 'Liquidação', selecionar o meio de liquidação que se adequar à liquidação por meio de PIX. 


  • Observação: Esse meio de liquidação é o mesmo que utilizamos quando criamos um lote de liquidação através da tela (Movimentação de Crédito > Títulos, Movimentação > Liquidação). Portanto, caso desejar, pode-se cadastrar um novo meio específico para a liquidação de cobranças PIX, ou utilizar-se de um já criado e utilizado em outras operações. O cadastro é feito através do módulo Básico Parâmetros > Tabelas Operacionais > Meios de Liquidação.


05. ALTERANDO O BENEFICIÁRIO DO PIX (para operações de cobrança simples, caucionada e vinculada) 

Para operações das linhas 'COB' (Cobrança Simples), 'CAU' (Cobrança Caucionada), 'VIN' (Cobrança Vinculada), onde temos três partes envolvidas na operação, temos o parâmetro na modalidade de descrição "Beneficiário PIX", que nos permite escolher o beneficiário do valor que será pago pelo pagador (sacado) através do QRCode PIX gerado.

Por padrão o sistema sempre irá considerar a instituição cobradora como beneficiário do valor a ser pago através de PIX. Porém, com o parâmetro "Beneficiário PIX" alterado para a opção 'Cliente', o beneficiário do PIX passa a ser o cliente (beneficiário final), e o valor a ser pago pelo pagador do PIX será encaminhado diretamente para o beneficiário final da operação, sem passar pela instituição cobradora.  


  • Acessando o BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Produto > Modalidade. 


  • Selecionar a modalidade que deseja alterar.


  • Na área 'Cobrança', no parâmetro de descrição 'Beneficiário PIX', selecionar a opção 'Cliente' caso desejar alterar o beneficiário do valor pago através do PIX pelo pagador (sacado).