Índice
Objetivo
O objetivo deste guia é descrever o desenvolvimento de formulários avançados no fluig, abordando algumas regras iniciais para dar uma base para outras personalizações e customizações.
Pré-requisitos
Antes de iniciar o desenvolvimento de formulários, assista aos vídeos how to no item Criação de formulários.
Não utilize a declaração <!DOCTYPE> HTML
Ao publicar um formulário não recomendamos a utilização de declarações <!DOCTYPE>:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
A utilização dessas pode impactar em algumas funcionalidades da definição de formulário ou do Workflow na utilização do navegador Microsoft® Internet Explorer®.
Pré-requisitos
Antes de iniciar o desenvolvimento de formulários, assista aos vídeos how to no item Criação de formulários.
Desenvolvimento de Formulários
Para facilitar o desenvolvimento do formulários, você pode usar o Fluig Studio
Para a criação de uma definição de formulário, na visão Explorador de pacotes (Package Explorer) deve-se acessar a pasta forms do projeto fluig, clicar com o botão direito e no menu acessar Novo (New) > Formulário.
Figura 1 - Novo Formulário.
Na tela de criação de definição de formulário, basta preencher o nome desejado e clicar em concluir.
Figura 2 - Nova Definição de Formulário.
Ao concluir, um pacote referente à definição de formulário é criado na pasta forms e o editor de formulário fica disponível para edição.
Figura 3 - Nova Definição de Formulário.
A partir do editor, todo o conteúdo HTML é desenvolvido. No exemplo abaixo um formulário simples de cadastro foi desenvolvido:
Figura 4 - Novo Formulário.
Exportando o formulário para o Fluig
Após o desenvolvimento, você pode enviar para o fluig o seu formulário. Para saber como e ter mais informações sobre as formas de armazenamento de dados, você pode consultar a nossa documentação sobre Exportando formulários e Modelos de Armazenamento de Formulários.
Garantindo a criação dos campos
Apenas são considerados os campos dentro da tag <form> do html principal usando o atributo name do html. Caso tenha outros arquivos html que compõe o formulário ou criação de campos dinâmicos, estes podem não conseguir ser persistidos corretamente no banco de dados.
Caso necessário, você pode criar os campos como não visíveis para que o fluig entenda que existe aquele campo (ainda que depois será substituído pela sua customização)
Boas práticas de desenvolvimento
Evite a inserção de scripts diretamente no arquivo html. Opte por usar um arquivo .js separado para isso e importe-o no seu html através da tag
<script src="minhasfuncoes.js"></script>
Estrutura de pastas
O Fluig não tem suporte a estrutura de pastas no formulário. Por isso, mesmo que você organize seus arquivos em pastas, como no exemplo abaixo:
. ├── Cadastro de itens.html ├── img │ └── logo.png └── js └── itens.js
Para o fluig, o seu formulário será entendido assim:
. ├── Cadastro de itens.html ├── logo.png └── itens.js
Ainda que nenhum arquivo seja perdido, para evitar confusões nas declarações no formulário o ideal é criar os formulário com todos os arquivos na raiz. A exceção são os eventos de formulário como será visto nessa documentação