Este documento tem como objetivo orientar sobre a implementação que está sendo liberada os clientes que é a migração para Pipelines. Esse novo conceito está ligado a como as informações de funcionários e imagens são processadas antes de chegar no Clockin. O objetivo da implementação é melhoria de performance e resiliência dos processos de integração a seguir:
No modelo atual todo o processamento segue os seguintes passos:
O novo formato utiliza conversão de de dados entre as camadas dos dados da Plataforma usando códigos SQL. Para cada conector do ERPs Datasul, Protheus e RM foi feito um tratamento para substituir os mapeamentos por códigos SQL que são agora internos a aplicação.
Para clientes que utilizam o ERP RM houve uma alteração com relação a integração referente a "Staging Table" gcoligada que permitia atualização no cadastro de Empresa do Clockin. A staging table gcoligada foi substituída pela "Stagings Tables" gfilial e psecao. O Motivo da substituição foi que a gcoligada gerava inconsistências nas informações no Clockin.
Os clientes que utilizam somente a "Staging Table" gcoligada devem desabilitar essa integração no 2C e devem habilitar a integração das "stagings tables" gfilial e psecao. Caso esteja integrando filiais que não estão usando o Clockin é possível realizar um filtro no 2C. Para maiores informações sobre esses processos relativos ao 2C clicar aqui e acessar o item 8.
Para que as novas configurações de processamento será atualizada no ambiente faz-se necessário a realização de
uma atualização da versão do Backoffice a partir da 12.1.23030000. Porém não é necessário o cliente realizar essa atualização. A TOTVS irá efetuar a atualização dos clientes de forma gradual a partir do dia 20/03.
Problema 1: Para avaliar é necessário visualizar a estrutura dos "Data Models" criados (Employee, Image), e avaliar se há conteúdo na seção "Mapped Connectors". Para verificar o "Data Model", acessar a plataforma, no menu lateral da plataforma acessar a opção "Data Models" e após selecionar o desejado. Após selecionar irá abrir uma interface onde ao rolar a tela para cima será demonstrada a informação de "Mappings Connectors" como "0" que indica que não existem mapeamentos para o "Data Model". Caso ainda existam mapeamento vinculados aos mesmos, faz-se necessário abertura de ticket.
Problema 2: Os registros dos "Data Models" citados acima devem ser oriundos do novo formato, para verificar, basta visualizar a coluna “Connector”. A mesma deverá constar o conteúdo “Carol Explore” ou o conteúdo vir em branco. Caso não ocorra, como proceder?
No exemplo abaixo trazemos o "Data Model" "Employee" (para os outros 2, o passo a passo é o mesmo). Para acessar o "Data Model" "Employee" clicar no Menu Lateral da Plataforma Carol e selecionar a opção "Explorer", após selecionar o "Data Model" "Employee". Clicar na opção "Colunms and Views Options" e selecionar a coluna "Connector (list)" para consultar. A coluna "Connector" deverá estar em branco. Caso a coluna citada possua um outro conteúdo, faz-se necessário a abertura de ticket.
Não recomendamos a alteração da informação pela opção do "New Record" ou "Edit" no Explore dos "Data Model" referente ao Cockin na Plataforma Carol, exceto o "Data Model" "User". Caso seja feita a alteração a informação não será replicada dentro das camadas da Plataforma Carol e desta forma não será possível visualizar a informação no Backoffice e também os processos que precisam da informação não terão ela atualizada nas camadas