Árvore de páginas

(Para Parceiros com integração OneWay (integração apenas de reserva do parceiro para o PMS) ou OneWay ½ (integração de reserva do parceiro para o PMS e integração de disponibilidade do PMS para o parceiro)

Guia passo a passo

  1. Definição
  2. Diferença entre reservas B2C e reservas B2B
  3. Mapeio de Rateplan B2B

1 - Definição


Para Parceiros com integração OneWay (integração apenas de reserva do parceiro para o PMS) ou OneWay ½ (integração de reserva do parceiro para o PMS e integração de disponibilidade do PMS para o parceiro), o mapeio de rateplan precisa ser feito por completo no Portal Hotvweb na opção: CADASTRO →  INTEGRAÇÕES API.

Rateplan (B2C) → Usado para mapeio de reservas B2C, ou seja, reservas enviadas pelo Channel Manager sem informação de Agência/Empresa reservante, constará somente os dados do hóspede


Rateplan B2B → Usado para mapeio de reservas B2B, ou seja, reservas enviadas pelo Channel Manager com informação da Agência/Empresa reservante além dos dados do hóspede



2 - Diferença entre reservas B2C e reservas B2B


1 – Uma reserva é considerada B2C quando no seu Json o bloco “CompanyInfo” não estiver preenchido e assim essas reservas dependem do mapeio de Rateplan. (imagem 1)
2 – Uma reserva é considerada B2B quando no seu Json o bloco “CompanyInfo” estiver preenchido com os dados da agência reservante e assim essas reservas dependem do mapeio de Rateplan B2B. (imagem 2)



A estrutura da reserva enviada pelo parceiro pode ser verificada pelo hotel na opção:  CADASTRO → INTEGRAÇÕES API → CONSULTA RESERVAS HIGS, basta abrir a reserva desejada e analisar o campo “Requisição”


3 - Mapeio de Rateplan B2B


A opção mapeio de Rateplan B2B em CADASTRO → INTEGRAÇÕES API → RATEPLAN B2B, permite que o hotel passe a receber as reservas de um determinado canal dentro do contrato específico de cada agência que de fato fez a reserva. 

3.1 Como funciona?

Alguns canais de reservas são utilizados por agências e não por clientes particulares, como é o caso do "Canal TMC” do parceiro Omnibees. Utilizando ese mapeio as reservas deste canal terão no seu Json (envio) o campo “CompanyInfo” preenchido com os dados da agência reservante e assim o hotel irá receber a reserva com cliente e contrato do cliente que de fato fez a reserva e não genérico do canal.


3.2 Mapeio usando os CompanyIDs:

O hotel deverá obter junto ao parceiro a lista com todos os CompanyIDs que eles possuem cadastrados por canal. Após obter essa lista o hotel deverá realizar um procedimento de DE/PARA, para identificar qual agência com seu CompanyID no parceiro corresponde à agência no cadastro da TOTVS CMNet.  Esse processo é manual. 

Ex.: Supondo que o hotel identificou na lista de CompanyIDs do parceiro uma agência que deseja mapear cujo nome é “AGENCIA CMNET DE TESTE w” e o CompanyID = 12345 para o Canal TMC com o Rateplan TST01.


Assim o hotel deverá acessar o portal HOTVWeb na opção CADASTRO→ EMPRESA e realizar uma busca por parte do nome da agência para identificar qual é o código CMNet dela na base da TOTVS CMNet e assim criar um contrato no PMS para agência com esse código CMNet.

Obs.: o código CMNet é composto por 5 números e duas letras no final, por exemplo 12345SB ou 12345IT, neste exemplo é AGENCCM pois é um registro de teste.


Após criar esse contrato no PMS e esperar ele migrar para o HOTVWeb, basta realizar o mapeio de Rateplan B2B conforme passos abaixo:

1 - CADASTRO →  INTEGRAÇÕES API →  RATEPLAN B2B →  basta clicar no ícone do campo “Agência ou empresa:”

2 - Será aberta uma segunda janela onde será necessário digitar o código CMNet no campo “Código da Agência/Empresa:” e clicar em Consultar

3 - No resultado gerado basta clicar em cima da Razão Social e  o campo Nome fantasia ficará na cor vermelha, então clique em Confirmar.

4 - Ao fazer o processo acima, a pagina retorna à tela principal do mapeio de Rateplan B2B com nome da agência gravado.  Clicar em “FILTRAR CONTRATOS”. Nessa tela também é possível buscar pelos outros campos.

5 - Analise os contratos que apareceram e selecione o contrato que deseja que as reservas deste parceiro caiam no PMS. Lembrando que este contrato será utlizado na reserva feita e associado ao cliente e rateplan em questão ao clicar em Correlacionar:

6 - Com o contrato selecionado para correlação, basta preencher os demais dados conforme exemplo abaixo e clicar em INCLUIR.


Origem/Canal: informar a origem do canal de reserva, no nosso exemplo: Canal TMC

CompanyId: informar o código do cliente no canal conforme informado pelo parceiro

Rateplan: informar o codigo do rateplan deste cliente no parceiro (importante ser exatamente igual ao que está no parceiro, inclusive considerando espaços)

Comissionamento: informar o tipo de comissão do cliente ou manter como indiferente

Clicar em Incluir

Fazendo este processo, todas as reservas que vierem do Canal TMC do parceiro Omnibees com o Source of Business KWYCCCA e o bloco de CompanyInfo contendo o CompanyID 12345, com o Rateplan TST01, irão migrar para o contrato em questão correlacionado.


IMPORTANTE:  Como Configurar todos CompanyIds OU todos Rateplans

Essas duas flags não podem ser usadas juntas no mesmo correlacionamento.

Todos CompanyIds: ao marcar essa opção, o hotel está dizendo que para o correlacionamento do Rateplan, Canal e Contrato em questão serão aceitas reservas de qualquer CompanyID, ou seja, mesmo que não tenha mapeado todos os companyIds dos clientes deste canal, todas as reservas feitas neste rateplan, independente do cliente que está associado a ele no parceiro, vão migrar para este contrato mapeado com o PMS.

Todos Rateplans: ao marcar essa opção, o hotel está dizendo que para o correlacionamento do CompanyID, Canal e Contrato em questão serão aceitas reservas de qualquer rateplan, ou seja, mesmo que não tenha mapeado todos os rateplans deste companyID no parceiro, todas as reservas feitas em qualquer rateplan do parceiro vão migrar sempre para este contrato.


3.3 Optando por não diferenciar os CompanyIds


Existem alguns canais de reservas que através de alguns parceiros sempre enviarão as reservas com o campo “CompanyInfo” preenchido com os dados da agência reservante. Isso exige que o hotel tenha cadastrado o mapeio de Rateplan B2B, mas o hotel pode optar por não querer diferenciar a agência reservante e ter as reservas deste canal migradas para um cliente genérico.

Ex.: Canal TMC do parceiro Omnibees - caso o hotel não queira diferenciar cada CompanyID, ou seja, não queira que a reserva caia no PMS com o cliente reservante, ele pode usar um contrato criado direto ao canal em questão, ou seja, Canal TMC (Source Of Business: KWYCCCA) / Código CMNet: 76913SB) e realizar o mapeio de Rateplan B2B buscando esse contrato. Neste caso, as reservas vão cair no PMS com cliente genérico Canal TMC, neste contrato mapeado.


Nesse mapeio "genérico" o hotel precisa marcar a opção "Todos CompanyIds" pois, ao marcar essa opção, o hotel está dizendo que para o correlacionamento do rateplan em questão do cliente Canal TMC, todas reservas de qualquer CompanyID que não possua um mapeio de Rateplan B2B específico para eles, vão migrar para este contrato mapeado com o PMS.



Artigos relacionados