Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Incluindo Requisição da API no Postman
  3. Criando Arquivo CSV
  4. Executando a carga dos dados
  5. Verificando o resultado
  6. Vídeo do processo


01. VISÃO GERAL

Conforme explicamos no documento Consumindo API do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul é possível consumir através de ferramentas externas as nossas API's quem foram criadas no desenvolvimento das telas HTML's. Algumas ferramentas como o Postman podem ser utilizadas para a chamada dessas API's. Nesse documento iremos explicar e exemplificar como o Postman pode ser utilizado para carga de dados através de um arquivo CSV.


02. INCLUINDO REQUISIÇÃO DA API NO POSTMAM

Identificar a API que deseja utilizar para carga de dados e verificar o JSON que ela recebe. Para mais informações verifique o documento Consumindo API do TOTVS Saúde Planos - Linha Datasul.

Crie no Postman uma requisição para a API em questão. No JSON de envio substitua os valores a serem utilizados por TAGS no seguinte formato {{TAG_1}}.

Nesse documento utilizaremos como exemplo a API do Totvs de "Percentuais de ISS por cidade". Acesse a tela e verifique a API para inclusão de dados e o seu JSON.

Após criar a API a mesma deve ser salva, pois será reutilizada posteriormente.

Veja abaixo como vai ficar no Postman essa requisição.


03. CRIANDO ARQUIVO CSV

Agora precisamos criar um arquivo CSV com os dados que devem ser carregador no Totvs através da API em questão. Crie um CSV com cabeçalho na primeira linha, onde o nome da coluna deve ser o mesmo utilizado na TAG no JSON. As demais linhas devem conter os valores que serão carregados para o Totvs. O arquivo CSV deve ser criado utilizando o separador "," (vírgula).


Exemplo de arquivo CSV

cidade,dataLimite,percentualProcedimento,percentualInsumo,percentualExtra,valorMinimo

1069,2022-09-30,5,6,7,8

1070,2022-09-30,5,5,6,8

1071,2022-09-30,3,15,5,4


04. EXECUTANDO A CARGA DOS DADOS

Agora que temos a requisição e o arquivo CSV criados, precisamos configurar o POSTMAN para realizar a carga dos dados no CSV utilizando a API criada. Lembrando que para valores data e texto devem ser mantidas as aspas duplas conforme o JSON identificado para a API em questão.

Para isso acesse a opção Runner, conforme verificado na imagem abaixo:



Na opção que será aberta devemos incluir a requisição criada e selecionar o arquivo CSV. Após selecionado o arquivo é possível utilizar a opção Preview para verificar se os valores e colunas do arquivo foram identificados corretamente.


Após arquivo selecionado basta clicar em RUN que ele irá realizar a chamada da API em questaõ para cada linha do arquivo.


05. VERIFICANDO O RESULTADO

Ao executar a carga é possível acompanhar cada uma das execuções e o seu resultado. Caso o status da requisição seja 200 o processo ocorreu corretamente e o registro foi incluído na base de dados.




O resultado também pode ser verificado junto ao Totvs.





06. VÍDEO DO PROCESSO

Para facilitar o entendimento criamos um vídeo apresentando todo o processo.