Boletim Técnico: Biometria no Portal Plano de Saúde
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Está disponível no Portal Plano de Saúde o recurso de Biometria que permite a validação das digitais dos beneficiários do plano de saúde. A validação biométrica proporciona mais segurança nas autorizações e atendimentos. Com sua utilização, através das digitais das pessoas, as fraudes ocorridas, em relação à identidade do beneficiário atendido, têm uma diminuição significativa em comparação com a utilização, apenas, do cartão magnético.Para tanto, na rotina “Usuários (PLSA226)” foi criado o campo “Biometria (BSW_BIOMET)” que, quando preenchido com a opção “SIM”, permite que o usuário do sistema utilize o recurso de biometria no Portal Plano de Saúde para validar as digitais dos beneficiários.Para complementar este procedimento, foi criado o parâmetro “MV_BIOWERE” que ativa a integração da biometria entre o remote e o Portal Plano de Saúde, desta forma, o sistema valida no portal as digitais cadastradas pelo remote e vice-versa. Importante:Para integração da biometria no remote e na web, é imprescindível que o parâmetro “MV_BIOWERE” seja criado antes de fazer qualquer captura de string biométrica. As informações apresentadas neste Boletim serão utilizadas mediante ao Portal “Plano de Saúde” já instalado. Para isto, consulte também, os boletins técnicos das FNCs 00000003802/2008 e 00000136487/912.
ID do Chamado
SCDJS7
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGAPLS
Portais
- Plano de saúde
Países
- Brasil
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Portal Plano de Saúde / Biometria” (TOTVSBIO.PRW) / “Usuários (PLSA226)”.
Parâmetros Envolvidos
MV_BIOWERE
Número da FNC
000000229772009
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Sim
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- U_UPDPLS9A
Procedimentos para Implementação
Antes de executar o compatibilizador “U_UPDPLS9A”, é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”);
Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
b) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
c) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
d) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA), ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção “Integridade/Verificação” (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela de “Verificação de relacionamento entre tabelas”. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e somente a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada, e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso departamento de Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção “Integridade/ Desativar” (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção “Integridade/Ativar” (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o departamento de Framework CASO TENHA DÚVIDAS! |
Atenção!
A tabela que será alterada pode resultar em estouro de espaço em disco.
Qualquer ajuste que incida alteração em uma tabela no banco de dados cria uma tabela de backup que não será apagada automaticamente ao finalizar o processo, portanto, ela é mantida por segurança e para possível conferência do usuário.
1. Acesse o Totvs Smart Client e no campo Programa Inicial, digite “U_UPDPLS9A”.
2. Clique no botão OK para continuar.
3. Após a confirmação é apresentada uma tela, ou para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou para a seleção do compatibilizador que será aplicado.
4. Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é apresentada a janela de “Atualização concluída” com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são exibidos somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existam no dicionário de dados:
7. Clique no botão Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8. Na janela de finalização, clique sobre o botão “Finalizar” para sair.
Descrição de Ajustes
1. Tabela: BSW – Usuários do Portal
Campo | BSW_BIOMET |
Ordem | 9 |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Descrição | Biometria |
Título | Biometria |
Picture | @! |
Browse | Não |
Obrigatório | Não |
Help de Campo | 'Ativa a biometria no portal' |
| 'Ex. Se SIM apos informar a matricula do usuário será iniciada a validação biométrica' |
Procedimentos para Configuração
1. No módulo “Configurador (SIGACFG)”, selecione as opções “Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017)”. Crie/configure o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Informações | |
Nome | MV_BIOWERE |
Tipo | Caracter |
Cont. Por. | 1 = Ativa e 0 = Desativado |
Descrição | |
Descrição | Integração da biometria no remote e web (portal Plano de Saúde) |
Procedimentos para Utilização
Rotina: “Usuário (PLSA226)”
1. No módulo “Plano de Saúde”, selecione as opções “Atualizações / Portal / Usuário (PLSA226)”.
É apresentada a janela de manutenção.
2. Selecione um usuário e clique em “Alterar”.
É apresentada a janela “Usuários do Portal – Alterar”
3. Altere os dados desejados e o observe o novo campo:
· “Biometria” (BSW_BIOMET): Selecione a opção “SIM” para ativar a utilização do recurso de biometria no Portal Plano de Saúde.
4. Confira os dados e confirme.
Utilização do Drive
1. O Portal utiliza o mesmo cadastro de digital usado pela rotina “Biometria” (TOTVSBIO.PRW).
2. O equipamento modelo FingKey Hamster I, da Empresa Nitgen, é o único homologado para utilização com o Portal Plano de Saúde.
3. O sensor biométrico deve estar conectado ao computador. Caso seja a primeira utilização, é exibida a tela para o passo a passo da instalação do drive.
4. Deve ser criada, dentro da pasta “\web\pp\imagens-pls,” a pasta “biometria” e colocar nela os arquivos: “Instalacao_Driver” e “registrarDll”.
5. Deve ser realizado o download do arquivo instalacao_driver.rar, através do Portal do Cliente (http://portaldocliente.microsiga.com.br) link “Atualizações do Produto”, selecionando a categoria “Drive Validador Biométrico” Arquivo “PLS – Drive Validador Biométrico” e, descompactar seu conteúdo no diretório “\web\pp\imagens-pls\Biometria" do servidor. Os diretórios mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o ambiente de instalação da empresa.
6. Salve dentro da pasta “imagens-pls” os arquivos disponíveis no pacote desta FNC: “bio, BioMaos_01, BioMaos_02, BioMaos_03, BioMaos_04, BioMaos_05, BioMaos_06, BioMaos_07, BioMaos_08, BioMaos_09, BioMaos_10, download e naodownload”.
7. Reinicie a máquina após a instalação.
Portal Plano de Saúde
1. Acesse o navegador de Internet e informe o endereço do portal.
Exemplo:
http://nome do servidor do portal ou número do IP/instância do portal.
2. Informe o login, a senha de acesso e o tipo de Portal que deseja acessar (“Portal PLS”). Em seguida, é exibida a janela de abertura do portal Plano de Saúde com as opções de navegação.
3. Em “Principal” selecione a opção “Pré-Atendimento”.
4. Informe a matrícula do usuário, ou passe o cartão do paciente.
O sistema solicita a validação biométrica do beneficiário.
Importante!
Caso os drives do sensor biométrico não tenham sido instalados, o sistema apresenta uma janela para o cadastro e instalação dos drives.
Para baixar os drives, basta confirmar a tela apresentada e acompanhar os procedimentos da tela seguinte, baixando os arquivos e fazendo a instalação.
5. Posicione sob o dispositivo, o dedo que apresenta a digital cadastrada.
Observação
· Caso o sensor não seja ativado automaticamente clique na imagem para ativação.
· Se as digitais do usuário ainda não estiverem cadastradas no sistema, ao posicionar o dedo, dobre o dispositivo e será apresentada uma mensagem de aviso seguida da opção para cadastrá-la.
· Selecione a opção "sim".
· O sistema apresenta a janela para cadastro de digitais.
· Cliquesobre o desenho do dedo para o qual deseja cadastrar a digital.
· Siga as instruções, e a digital do dedo selecionado é cadastrada para utilização posterior.
· Posicione, novamente, o dedo cadastrado no dispositivo para que o sistema valide a digital.
6. Após a validação da digital, o sistema apresenta a mensagem Conferência OK!
7. Prossiga o atendimento normalmente, conforme processo usual do Portal Plano de Saúde.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | BSW |
Observações
Aplicável a todos os Bancos de Dados Relacionais.
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas