Árvore de páginas

Caso o parâmetro MV_NG2TDES estiver igual a '1- Tarefa'

Produto:

TOTVS Medicina e Segurança do Trabalho

Linha de Produto:

Linha Protheus

Segmento:

Serviços

Ocorrência:

Em que cenários pode acontecer de o funcionário ficar sem tarefa na integração com o SIGATAF/Middleware e o que fazer nesses casos?

Passo a passo:

Na integração do evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware deve ser configurado o parâmetro MV_NG2TDES que é responsável por definir qual a descrição das atividades exercidas pelo funcionário será enviada na tag <dscAtivDes> (para saber mais sobre o parâmetro MV_NG2TDES acesse: https://tdn.totvs.com/x/liWJJQ). Caso o parâmetro esteja definido como "1" (sem aspas) o sistema irá considerar as tarefas do funcionário para saber qual descrição enviar na tag <dscAtivDes>. Porém, podem ocorrer situações em que o funcionário que está sendo enviado ao SIGATAF/Middleware esteja sem nenhuma tarefa vinculada e esse é um comportamento esperado. As rotinas que podem gerar o evento S-2240 nessa situação, ou seja, sem nenhum conteúdo na tag <dscAtivDes> são: cadastro de funcionário (GPEA010), transferência de funcionário (GPEA180), tarefas por funcionário (MDTA090), cadastro de ambiente físico (MDTA165), epi x funcionário (MDTA630) e funcionário x epi (MDTA695).

Cadastro de funcionário (GPEA010):

Ao realizar o cadastro de um novo funcionário ou alterar um funcionário existente (desde que ele não tenha um evento S-2240 comunicado ao SIGATAF/Middleware) é gerado o evento S-2240, porém caso o parâmetro MV_NG2TDES esteja definido como "1" (sem aspas) não existe como vincular uma tarefa ao funcionário antes de finalizar esse cadastro. Dessa forma ao finalizar o cadastro de um funcionário na rotina GPEA010 o evento S-2240 será gerado com a tag <dscAtivDes> em branco. Nesse caso, após realizar o cadastro do funcionário e ser gerado o evento S-2240 com a tag vazia, deve-se vincular o funcionário cadastrado/alterado a alguma tarefa para que o sistema saiba que descrição enviar na tag <dscAtivDes>. Após vincular o funcionário a alguma tarefa o sistema irá retificar automaticamente o evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware e dessa forma irá enviar o conteúdo da tag <dscAtivDes> preenchida.

Transferência de funcionário (GPEA180):

Ao realizar a transferência de empresa ou filial de um funcionário é gerado o evento S-2240, porém caso o parâmetro MV_NG2TDES esteja definido como "1" (sem aspas) não existe como vincular uma tarefa ao funcionário na empresa ou filial destino antes de realizar a transferência da filial origem. Dessa forma ao finalizar a transferência do funcionário para a empresa ou filial destino através da rotina GPEA180 o evento S-2240 será gerado com a tag <dscAtivDes> em branco. Nesse caso, após realizar a transferência do funcionário e ser gerado o evento S-2240 com a tag vazia, deve-se entrar na empresa ou filial destino e vincular o funcionário transferido a alguma tarefa para que o sistema saiba que descrição enviar na tag <dscAtivDes>. Após vincular o funcionário a alguma tarefa na empresa ou filial destino o sistema irá retificar automaticamente o evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware e dessa forma irá enviar o conteúdo da tag <dscAtivDes> preenchida.

Tarefas por funcionário (MDTA090):

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de uma tarefa a um funcionário pela rotina MDTA090 é gerado o evento S-2240, porém caso o parâmetro MV_NG2TDES esteja definido como "1" (sem aspas) pode ocorrer de que ao finalizar a exclusão de alguma tarefa o funcionário fique sem nenhuma outra tarefa vinculada e envie o evento com a tag <dscAtivDes> em branco. Um exemplo é o seguinte, caso o funcionário esteja sendo excluído da única tarefa que realiza, após salvar o cadastro, ficará sem nenhuma tarefa vinculada e por esse motivo a tag será enviada vazia. O sistema permite concluir o cadastro pois aceita que o funcionário seja excluído de uma tarefa antes de ser vinculado a outra. Dessa forma, após excluir o funcionário da única tarefa que realiza e enviar a tag <dscAtivDes> vazia no evento S-2240, deve-se vinculá-lo a alguma outra tarefa para que o sistema saiba que nova descrição enviar. Após vincular o funcionário à nova tarefa exercida o sistema irá retificar automaticamente o evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware e dessa forma irá enviar o conteúdo da tag <dscAtivDes> preenchida.

Cadastro de ambiente físico (MDTA165):

Ao realizar o cadastro de um um funcionário a um ambiente pela rotina MDTA165 é gerado o evento S-2240, porém caso o parâmetro MV_NG2TDES esteja definido como "1" (sem aspas) e não haja nenhuma tarefa vinculada ao funcionário através da rotina de tarefas por funcionário (MDTA090) pode ocorrer de que o evento S-2240 seja enviado com a tag <dscAtivDes> em branco. Dessa forma, após cadastrar o funcionário ao ambiente e enviar a tag <dscAtivDes> em branco no evento S-2240, deve-se vincular o funcionário a uma tarefa através da rotina MDTA090 para que o sistema saiba que descrição de atividades enviar para o funcionário. Após vincular o funcionário a uma tarefa o sistema irá retificar automaticamente o evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware e dessa forma irá enviar o conteúdo da tag <dscAtivDes> preenchida.


EPI x Funcionário (MDTA630):

Neste cenário onde o parâmetro MV_NG2TDES esteja definido como "1" (sem aspas), e exista um RISCO (MDTA180) que necessite de um EPI eficaz (TN0_NECEPI), pode ocorrer que não exista o evento S-2240 para o funcionário e também ele não esteja cadastrado a nenhuma Tarefas por funcionário (MDTA090). De tal modo ao finalizar a entrega do EPI eficaz na rotina EPI x Funcionário (MDTA630) o evento S-2240 será gerado com a tag <dscAtivDes> em branco. De tal forma, após realizar a entrega do EPI eficaz ao funcionário e ser gerado o evento S-2240 com a tag vazia, deve-se vincular o funcionário a alguma Tarefas por funcionário (MDTA090), para que o sistema saiba qual descrição enviar na tag <dscAtivDes>. Após vincular o funcionário a alguma tarefa o sistema irá retificar automaticamente o evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware e dessa forma irá enviar o conteúdo da tag <dscAtivDes> preenchida.


Funcionário x EPI (MDTA695):

Neste cenário onde o parâmetro MV_NG2TDES esteja definido como "1" (sem aspas), e exista um RISCO (MDTA180) que necessite de um EPI eficaz (TN0_NECEPI), pode ocorrer que não exista o evento S-2240 para o funcionário e também ele não esteja cadastrado a nenhuma Tarefas por funcionário (MDTA090). De tal modo ao finalizar a entrega do EPI eficaz na rotina Funcionário x EPI (MDTA695) o evento S-2240 será gerado com a tag <dscAtivDes> em branco. De tal forma, após realizar a entrega do EPI eficaz ao funcionário e ser gerado o evento S-2240 com a tag vazia, deve-se vincular o funcionário a alguma Tarefas por funcionário (MDTA090), para que o sistema saiba qual descrição enviar na tag <dscAtivDes>. Após vincular o funcionário a alguma tarefa o sistema irá retificar automaticamente o evento S-2240 ao SIGATAF/Middleware e dessa forma irá enviar o conteúdo da tag <dscAtivDes> preenchida.