Para implementar o novo resíduo devemos criar um grupo de venda com os componentes de Correção Monetária, Juros de Contrato e Resíduo, conforme imagem abaixo.
A manutenção da fórmula é de responsabilidade do cliente
Criar um componente do Tipo Resíduo e sem tipo Parcela, para realizar o cálculo do resíduo nas parcelas.
No componente de Resíduo não precisa realizar nenhuma configuração, pois a regras de cálculo está nas fórmulas que serão associadas ao CM e Juros.
Criar um fórmula para o componente de Correção Monetária. Clique Aqui
Criar um fórmula para o componente de Juros. Clique Aqui
O Contrato é de 01/06/2017 e as regras de reajuste tem o data base de 01/07/2017 para que se tenha o período de reajuste anual todo mês 7 (julho) e a distribuição do resíduo para as próximas parcelas.
O reajuste pode ser executado todo mês, por ser resíduo, ou executado no mês do aniversário. Irei executar o reajuste no próximo aniversário 01/07/2018.
Veja que o resíduo foi calculado nas parcelas de 1 a 13, sendo que as parcelas de 1 a 12 tiveram seu resíduo distribuído para as parcelas superiores a parcela 12 nos campos de CM e Juros. Com isso, os campos de Data Geração Resíduo e Grupo Resíduo forma preenchidos com os dados do momento da distribuição.
Reajustar o próximo período,
Importante!
Ao quitar a última parcela em aberto, havendo resíduo calculado sem distribuição, o sistema irá criar uma nova parcela, em um novo grupo com o somatório desses valores.
Para isso, crie um componente do Tipo Principal e Tipo Parcela Resíduo(10), para receber a distribuição. Não é para colocar esse componente no plano de financiamento.