Árvore de páginas


01. INTRODUÇÃO

O MDF-e é emitido através do módulo Faturamento após o cliente emitir e autorizar uma NF-e, que é transportada por veículo próprio. 

Até esse momento a rotina SPEDMDFe atendia somente  a emissão de MDF-e para veículos enquadrados no modal Rodoviário, porém agora passa a ser possível a emissão também do modal Aéreo.

Cada Modal possui informações específicas que devem ser respeitadas e devem estar em consonância com a tag modal informada no grupo ide do MDF-e.

 


a. Leiaute do Modal Aéreo

02. PRE-REQUISITOS

Para implantação da MDF-e Modal aéreo será necessário atualizar RPO PROTHEUS com o pacotes de expedição contínua e compilar RDMAKE Padrão do MDF-e caso seja utilizado customização em seu Rdmake. 

O campo C5_VEICULO poderá continuar sendo preenchido normalmente (esse campo é utilizado para a transmissão do MDF-e independente do tipo de modal).



a. Criar campo CC0_MODAL  na tabela CC0 - Manifesto de Documento Fiscais.


Campo

CC0_MODAL

Tipo

Caractere

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

                                   

Título

Modal

Descrição

Tipo de Modal

Usado

SIM

Obrigatório

Não

Contexto Real

Browse

Sim

Help

TIPO DE MODAL: 1-Rodoviário ou 2-Aéreo.

Obs: caso este campo não esteja

preenchido considera : 1-Rodoviário.

                  




b. Pedido de venda - C5_VEICULO

O campo C5_VEICULO poderá continuar sendo preenchido normalmente (inclusive é utilizado para a transmissão do MDF-e independente do tipo de modal).


Informar os seguintes campos Placa , Marca e o Tipo de Transporte ( 2 -aéreo no  do cadastro de Veiculo.


Observação: Estes campos são utilizados para  preencher as tags: <nac> e a  tag<matr>






03. MDF-e - Filtro inicial

No PROTHEUS, ao acessar a rotina MDF-e será identificado a nova opção do Filtro abaixo, contendo a opção de MDF-e (1- Rodoviário, 2-Aéreo e 3-Todas).

Caso o campo C00_MODAL esteja em branco será considerado no filtro como 1-Rodoviário (legado).

04. Pasta modal Aéreo

A nova aba Modal Aéreo será utilizado para preencher os dados


Número do Voo 

Formato = AB1234, sendo AB a designação da empresa e 1234 o número do voo. Quando não for possível incluir as marcas de nacionalidade e matrícula sem hífen.


Data do Voo 

Formato  DD-MM-AAAA


Aeródromo de Embarque
O código de três letras IATA do aeroporto de partida deverá ser incluído como primeira anotação. Quando não for possível, utilizar a sigla OACI.


Aeródromo de Destino

O código de três letras IATA do aeroporto de destino deverá ser incluído como primeira anotação. Quando não for possível, utilizar a sigla OACI.

a. COMPILAÇÃO DO RDMAKE

Caso a versão do binário seja a 12.1.27 ou inferior, será necessário baixar o rdmake e realizar o processo de compilação no RPO do Protheus, como ocorre hoje com os outros rdmakes existentes.

A partir do release 12.1.33 do Protheus essa implementação estará no RPO padrão, mas caso deseje realizar uma customização será possível baixar o fonte DAMDFE.prw no portal de Downloads e, após as alterações, compilá-lo no RPO.

Para mais detalhes sobre o processo de incorporação de rdamkes no RPO padrão consulte o documento: Incorporação dos RdMakes no RPO padrão do release 12.1.33.



05. IMPRESSÃO DA DAMDFE.

        

  

06. LINKS PARA CONSULTA

Incorporação dos RdMakes no RPO padrão do release 12.1.33.