Páginas filhas
  • Saiba como funciona a novo modelo de atualização do banco de dados do WinThor

Introdução

Hoje o WinThor possui algumas rotinas que são utilizadas apenas para atualizar objetos de banco de dados. Assim como a aplicação evolui suas funcionalidades, a estrutura de tabelas e funcionalidades do banco também. Desta forma, vamos iniciar a modernização desta dinâmica, automatizando o procedimento de atualização dos objetos.

Informação

Esse processo é válido a partir da versão 30.3 do WinThor e a automatização terá efeito sobre as mudanças em banco de dados que ocorrerem a partir de 07/06/2021.

Objetivo

A automatização visa simplificar os passos para atualizar rotinas do WinThor, tornando a gestão de configuração dos clientes mais produtiva. Para tanto, o novo processo tornará obsoleto o uso de todas as rotinas de atualização de banco de dados existentes (rotinas: 300, 500, 560, 1400, etc).

Como vai funcionar?

A manutenção dos objetos de banco de dados deixará de ser feita pelas rotinas de atualização (560, 500, 300, 1400, etc) e passará ser gerenciada por um portal interno. As dependências das rotinas de processos passarão a apontar para este movo formato, não exigindo mais a execução das rotinas de atualização. Esta mudança não será feita de uma vez só, faremos um processo de transição a partir da versão 30.3, em paralelo com o funcionamento das rotinas antigas de atualização, até que elas possam ser descontinuadas no futuro.

As dependências de objetos de banco de dados continuarão a ser exibidas no momento que uma atualização for solicitada no CCW ou no WTA como forma de alerta, permitindo uma análise de impacto antecipada. 

Atenção

A partir das versão 30.3, lançaremos novas versões das rotinas antigas de atualização apenas em casos emergenciais.

De onde partirão as atualizações dos objetos de banco de dados automaticamente?

No momento que for solicitado a atualização de rotinas, seja pelo portal CCW ou pela rotina 801 da plataforma  WTA, caso haja dependência de objetos de banco de dados, elas serão resolvidas aplicando os objetos automaticamente antes da atualização da rotina.

  • CCW:


  • WTA - Rotina 801:


Quais mudanças serão necessárias no ambiente do cliente?

Com o novo modelo de atualização, o CCW Agent e WTA passarão a ter novos comportamentos e passarão a se comunicar com outros servidores na TOTVS.

Ações necessárias:

  1. Atualizar o artefato do WTA:
    winthor-ferramenta-servidor - versão 1.11.8.9.
    winthor-core-servico - versão 1.25.2.

    Observação: Com a atualização dos artefatos acima, novas versões das rotinas do 801 e 814 do WTA serão aplicadas.  Em caso de contingência, atualize-os manualmente com as versões abaixo:
    Atualizar: winthor-0801-web - versão 1.5.2
    Instalar: winthor-fer-0814 - versão 1.0.0 (nova rotina)

  2. O agente possui a capacidade de se atualizar automaticamente, no entanto, se algo falhar será preciso atualizar manualmente. No Portal CCW uma alerta indicará a necessidade de atualizar manualmente, conforme mostra a imagem abaixo.
    Clique em "agente update" para fazer download e atualizar. Atualize na mesma maquina que o agente está instalado (o alerta indicará o nome da maquina atual).


  3. Configurar Firewall/Proxy (se houver) para permitir comunicação externa com todos os subdomínios da TOTVS (*.totvs.com.br).

Existirá uma alternativa de contingência, caso a atualização de objetos automática falhe?

Sim. Estamos lançando a rotina 814 na plataforma WTA, que permitirá a aplicação de novos objetos no banco de dados manualmente. Inclusive permitirá visualizar o histórico de atualização.

Clique aqui e veja como ela funciona.





  • Sem rótulos