Child pages
  • Grupos de Relatórios
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice:


       


Objetivo:


       O objetivo deste documento é explicar o que são e como trabalhar com Grupos de Relatórios. 

Introdução:


        Trabalhando com Grupos de Relatórios: 

       A opção para cadastramento de Grupos de Relatórios permite organizar e relacionar os relatórios disponíveis por grupos. Para isso, em cada relatório deverá ser informado, no campo Grupo de Relatórios, o grupo pelo qual ele pertencerá.

       Por que criar Grupos de Relatórios? 

        Os Grupos de Relatórios devem ser criados para que somente usuários que tenham permissão de acesso ao grupo possam visualizar o relatório. Essas permissões serão definidas na guia de Acesso à Relatórios/Planilhas, no menu do formulário de cadastro de perfil.

Criação dos Grupos por Perfil


         Formulário de edição do Perfil 

       Através do formulário de edição de Perfis pode-se acessar a guia de Acesso à Relatórios/Planilhas onde serão apresentados os Grupos de Relatórios/Planilhas já cadastrados para o perfil selecionado, com seus respectivos níveis de alteração e emissão.

       O usuário logado no sistema poderá criar/alterar os Grupos desde que ele seja supervisor do módulo em questão. Após criar os grupos de relatórios/planilhas, todos os usuários que estiverem associados ao perfil pertencerão aos grupos dele também. Para cada grupo será cadastrado o nível de permissão de alteração e emissão dos relatórios/planilhas.

Atribuição de Grupo ao Relatório:


         Para atribuir um nível de acesso ao relatório, acesse a guia Gestão | Ferramentas de Análise | RM Reports. Selecione o relatório desejado na listagem de relatórios e clique no ícone “Editar”, ou tecle “Control + Enter”. No formulário das propriedades do relatório, na opção “Grupo”, pesquise e selecione o grupo desejado.

         Para alterar o nível de acesso do relatório, modifique o valor do campo “Nível de Acesso” de acordo com o nível de segurança planejado.

Observações

Serão listados para escolha de “Grupo” somente os grupos de relatório que estiverem associados ao perfil do usuário que estiver configurando esta segurança.

O sistema não permitirá que seja atribuído ao “Nível de Acesso” valor maior que o “Nível de Alteração” definido no grupo selecionado associado ao perfil do usuário que estiver configurando esta segurança.

Exemplos


Abaixo estão descritos dois exemplos distintos para melhor entendimento da aplicabilidade de Grupos de Relatórios/Planilhas. 

O usuário João possui um perfil como acesso a relatórios do grupo “Listagens” com nível de alteração um (01) e emissão dois (02).

Situações:

1)    Relatório sem grupo - João poderá alterar e emitir esse relatório. Pois este relatório está desprotegido.

2)    Relatório com grupo diferente do grupo “Listagens” - João não poderá alterar e emitir esse relatório. O relatório não será exibido na visão de relatórios para João porque ele não possui permissão de acesso a este outro grupo.

3)    Relatório do grupo “Listagens” com nível de acesso igual a um (01) - João poderá alterar e emitir esse relatório porque o nível de acesso ao relatório é menor ou igual aos níveis de alteração e emissão no perfil.

4)    Relatório do grupo “Listagens” com nível de acesso igual a dois (02) - João poderá apenas emitir esse relatório porque o nível de acesso ao relatório é menor ou igual ao nível de emissão. Ele não poderá alterar porque o relatório possui um nível de acesso maior que o nível de alteração atribuído ao grupo “Listagens” do seu perfil.

5)    Relatório do grupo “Listagens” com nível de acesso igual a 3 - João não poderá alterar e emitir esse relatório. O relatório nem será exibido na visão de relatórios para João, porque o nível de acesso ao relatório é maior que os níveis de alteração e emissão.

Situação:

Simulação da aplicação de Grupos de Relatórios/Planilhas em perfis distintos:

1) Criamos um perfil no módulo "Folha de pagamento" e vinculamos esse perfil a um grupo 'Teste' e definimos o nível de acesso como 5, para editar e visualizar.

2) Criamos um usuário e vinculamos ao perfil criado no passo 1 sem configurá-lo como supervisor.

3) Criamos um relatório no módulo "Folha de pagamento" e vinculamos esse relatório ao grupo do passo 1 e definimos o nível de alteração como 6.

4) Logamos com o usuário cadastrado no passo 2 e ele não visualizou o relatório (procedimento correto).

5) Alteramos o usuário para supervisor e ele passou a visualizar o relatório do passo 3 (procedimento correto pois usuário supervisor pode visualizar relatórios do seu módulo).

6) Criamos um perfil no módulo "Automação de Ponto" e vinculamos ao mesmo grupo 'Teste' utilizado para o "Folha de pagamento" com os mesmo níveis de acesso.

7) Vinculamos o usuário do passo 2 no perfil criado no passo 6 e não definimos como supervisor.

8) Criamos um relatório no módulo "Automação de Ponto" e não vinculamos ao grupo 'Teste', que foi vinculado ao perfil.

9) Logamos com o usuário e ele visualizou os relatórios da folha de pagamento e da automação de ponto.

10) Vinculamos o relatório da automação de ponto ao grupo 'Teste', que estava vinculado ao perfil, e definimos o nível de alteração como 6. Ao logar com o usuário novamente ele somente visualizou o relatório da folha de pagamento, ou seja, o fato de ser supervisor no folha de pagamento não fez com que ele visualizasse o relatório da automação de ponto.

11) Alteramos o usuário para supervisor no automação de ponto e ele passou a visualizar os dois relatórios.

Observação

Um usuário cadastrado como supervisor em um módulo não consegue acessar aos relatórios de outros módulos quando há segurança aplicada no relatório.

Essa segurança não é feita somente mediante a definição do nível de acesso, deve-se também vincular o relatório ao grupo definido no perfil.



 

Para maiores informações:


Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha).

Produto: Framework

Versão: 11.82.XX e 12.1.XX

Processo: Grupos de Relatórios

1 Comment