O objetivo deste material é capacitar o usuário na utilização da ferramenta TOTVS Varejo Franquias e Redes - Retaguarda, para que os processos do dia a dia sejam realizados de forma prática e eficiente. Você observará que, além de detalharmos como operacionalizar a ferramenta, reunimos diversos conceitos de gestão e também melhores práticas.
Para facilitar o seu aprendizado, separamos a solução por gestões que abrangem a solução:
Com o detalhamento e entendimento das macrogestões, será muito mais fácil utilizar o Retaguarda para otimizar os processos de loja no seu dia a dia.
Detalharemos cada aba do sistema, cada funcionalidade e cada tela, para que você aprenda o que fazer e como fazer, lembrando que a nossa premissa é a gestão da loja. Afinal, com o uso do TOTVS Varejo Franquias e Redes você fará uma gestão eficiente do seu negócio.
Essas gestões estão interligadas, ou seja, não funcionam isoladamente e dependem uma das outras para perfeito funcionamento.
Fazendo uma analogia, elas funcionam como engrenagens:
Se você quer vender produtos (Gestão de Vendas), é necessário ter estoque nas prateleiras (Gestão de Estoque), que precisa ser constantemente reabastecido (Gestão de Compras).
Este exemplo simples demonstra a importância da integração das macrogestões para realizar a gestão completa da loja. Mas como as macrogestões impactam no seu dia a dia? Falaremos a seguir sobre cada uma delas.
Demais Gestões
As gestões de cadastro, financeira e fiscal detalharemos no manual de cada gestão.
É um sistema de loja e retaguarda gerencial, que tem por finalidade auxiliar a gestão de negócio das Franquias e a interação entre Franqueado e Franqueadora, armazenando os dados de cada loja em um servidor com alto nível de segurança, além da disponibilidade de consulta Online (Cloud) 24 horas por dia.
Com recursos especializados para Franquias e Redes como:
Com o retaguarda é possível consultar informações de venda, incluindo exportação de relatórios, consultar informações de estoque e a realização de Inventário. O sistema permite ainda a realização de pedidos e movimentações de estoque por meio de entradas e saídas de Notas Fiscais, além de disponibilizar diversos tipos de consultas para elaborar e incrementar análises gerenciais que já existam em sua loja e/ou em seu grupo de lojas, por exemplo: consulta sintética, analítica e gerencial.
Além das funcionalidades citadas acima, o Retaguarda também auxilia nas Obrigações Fiscais e Contábeis da empresa. É importante reforçar que o Retaguarda não é um sistema fiscal e/ou contábil, e sim um sistema gerencial, que dispõe de algumas rotinas que auxiliam e contribuem para a montagem e elaboração de documentos fiscais exigidos por lei.
Portanto, qual é o papel do operador em relação às obrigações fiscais e o Retaguarda?
Na rotina de Aba Fiscal, detalharemos um pouco mais sobre o impacto das rotinas do Retaguarda nos documentos fiscais que são exportados. Contudo, vamos entender o que precisamos fazer e qual o resultado disso na geração destes arquivos que acabamos de citar.
TODAS as entradas e saídas de produtos de uma loja o quiosque geram uma obrigação fiscal acessória, por isso precisamos sempre emitir uma Nota Fiscal no sistema. Quando estivermos falando de Notas Fiscais, a rotina de Notas Fiscais contará com todas as funcionalidades (detalhados na Aba Fiscal). Todas as transferências de produtos entre as lojas do seu grupo também são feitas por meio do sistema. As outras situações, como saída por perda ou demonstradores, entradas de Sacolas , devem ser incluídas manualmente no sistema, nota a nota.
Essas movimentações irão compor os documentos fiscais. O papel do operador é, portanto, registrar todas as movimentações de mercadorias no sistema. Isso implicará em um documento fiscal mais completo que deverá ser enviado para o seu contador.
O TOTVS Varejo Franquias e Redes - Retaguarda, é uma solução em nuvem SaaS, ou seja, para acessar a ferramenta, precisará de conexão à Internet. Verifique se sua internet está ativa e inicie o passo a passo abaixo para acessar o Retaguarda.
1° Passo:
Na sua área de trabalho, pesquisa rápida do Windows e/ou barra de ferramentas, clique no ícone do navegador Internet Explorer ou Microsoft Edge, conforme mostra na figura.
2° Passo:
Após abrir a página do navegador, digite no campo de endereço o link: http://livecorporativo.live.totvs.com.br/liveclickonce/
Ao carregar a página clique no link "Clique Aqui" para acessar o Retaguarda:
3° Passo:
Após clicar no link, abrirá automaticamente uma janela carregando o Retaguarda.
Se for primeiro acesso, será exibido uma mensagem perguntando se deseja baixar o pacote da aplicação para uso.
Caso clique no Link TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda, você será direcionado para nosso blog de produtos (Link: https://produtos.totvs.com/produto/totvs-varejo/franquias-e-redes/).
Caso clique no Editor TOTVS S.A será exibido detalhes do certificado
4° Passo:
Para carregar a aplicação clique em Executar, em seguida será exibido o progresso de baixa da aplicação:
5° Passo:
Após a baixa será iniciado o Retaguarda, com o carregamento da aplicação contendo informações do produto e versão da aplicação, conforme imagem abaixo:
6° Passo:
Após carregar a solução, será exibido a tela para inserir o Usuário e Senha para acesso, conforme imagem abaixo:
7° Passo:
Após inserir um usuário e senha válido, um anova janela será aberta de Boas-vindas, para identificação do ambiente, então será necessário informar o Domínio e Unidade que deseja visualizar as informações, conforme imagem abaixo, em seguida clicar em OK:
Campos de Seleção
No campo Domínio, se você colocar uma loja específica, a ferramenta irá acessar SOMENTE os dados desta loja. Para visualizar TODAS as suas lojas, será necessário selecionar no Domínio sua central ou rede compartilhada.
O Domínio escolhido para acessar o sistema pode ser a Central em que suas lojas estão afiliadas ou uma loja específica. O Domínio está associado às liberações de acessos para cada usuário, que é definido na Aba Global em Usuários. Esse processo será detalhado no menu principal Aba Global.
No campo Unidade, você pode digitar uma loja específica ou deixar em branco. Este campo não afeta o acesso ao Live.
8° Passo:
Pronto! Agora você já tem acesso à tela principal do Retaguarda.
Antes de iniciarmos a operação na ferramenta, precisamos conhecer as funcionalidades existentes no menu do Retaguarda e entender quais os tipos de seleção o sistema permite realizar.
Ao acessar o sistema, você visualizará um menu fixo, que tem oito abas. Estas abas agrupam funcionalidades relacionadas. Por exemplo, na Aba Global, você encontra os cadastros e as parametrizações; na Aba Estoque, a consulta de estoque e inventário, conforme imagem abaixo:
No MENU principal, iremos tratar as Abas Global, Comercial, Suprimentos, Fiscal, Estoque, Financeiro e Relatórios e Consultas.
Além das funcionalidades existentes no menu, é importante você conhecer os botões que a ferramenta tem.
Em todas as abas da ferramenta, você tem a opção de filtrar informações. Existem três tipos de filtros que podem ser apresentados neste mesmo formato inicial Filtrar ou pela tecla de atalho F8. São eles:
1° Filtro:
Você pode visualizar na ferramenta campos abertos, onde é possível inserir diretamente a informação que você deseja, por exemplo os filtros de datas, conforme imagem abaixo:
Para auxiliar existem filtros ao lado dos campos que facilitam sua busca pela informação desejada, no campo de data por exemplo é possível selecionar semana, mês, ano e muito mais.
2° Filtro:
Você pode visualizar na ferramenta os filtros em formato de “caixas de seleção”. Elas são representadas por pequenos quadrados do lado esquerdo das opções existentes, conforme imagem abaixo:
No exemplo abaixo o primeiro campo (Considerar Quantidades Pendentes de Entrega como selecionado e o campo Considerar Produtos Substituídos como não selecionado.
3° Filtro:
Existe também a opção de botões em azul, que abrirá outra tela para a seleção. Exemplo: se você clicar em “Unidades de Negócios”, abrirá uma outra tela de consulta das suas Unidades de Negócio (loja).
Após seleção, caso coloque o mouse sobre o campo, será exibido quais Unidades de Negócio foram selecionados, conforme imagem abaixo:
Conforme falamos, a ferramenta apresenta outros botões. Vamos entender cada um deles:
Todos os botões acima representam comandos e, sempre que disponíveis, podem ser executados.
Vamos agora a alguns exemplos de telas do Retaguarda que contém esses botões:
Sugestão de Compras:
Consulta de Venda Analítica:
Seleção de Unidades de Negócio:
É preciso saber!
Navegação básica no sistema é preciso saber, e auxiliará muito o seu uso no dia-a-dia
Ao acessar qualquer tela de filtro, repare que no canto inferior esquerdo existem duas abas "filtro" e "resultado" caso o resultado exibido em tela não seja o que esperava, não é necessário sair da rotina e voltar novamente. Basta clicar na aba filtro, alterar as informações desejadas e filtrar novamente, facilitando o uso de todas as rotinas do Retaguarda:
Em todas as rotinas do Retaguarda que você irá executar, a primeira tela sempre será uma tela de filtro. O filtro tem como funcionalidade principal buscar a informação em uma determinada rotina, ou ainda criar critérios para a informação que será inserida no sistema. A seguir, as figuras mostram um exemplo de tela de filtro para cada uma das Abas (Global, Comercial, Suprimentos, Fiscal e Estoque).
Aba Global:
Aba Comercial
Aba Suprimentos:
Aba Fiscal:
Aba Estoque:
Aba Financeiro:
Relatórios e Consultas:
Acima de cada campo de descrição de filtro, em todo o Retaguarda, há a expressão em azul “Igual a”. Essa opção se refere ao tipo de informação que você quer buscar. Por exemplo, se selecionou “Igual a”, a busca será feita pela expressão exatamente igual à digitada. Para visualizar as opções de busca, clique em cima da palavra “Igual a”. Desta forma, novas opções serão abertas, como na figura a seguir:
Filtrar após alteração dos dados
Quando você estiver em uma tela de consulta aberta e realizar alguma alteração de informação, como um período a ser consultado, você deverá realizar o filtro novamente para que as informações sejam atualizadas.
Em algumas telas, você visualizará na ferramenta o filtro “Classificador”. Classificadores são critérios pelos quais podemos segmentar os produtos. Ao realizar a implantação do Retaguarda em uma Rede de Lojas ou Franquias, os produtos recebem tipos de classificadores que facilitarão a busca por determinada linha de produtos. Os tipos de classificadores e classificadores irão varias para cada tipo de Rede de Lojas e Segmento.
Veja na figura abaixo todas as opções de Classificador, e a seguir um exemplo de tipos de Classificadores:
Esses classificadores são inseridos produto a produto, e na tela de consulta de um determinado produto, será exibido todos os tipos de categoria e categoria selecionada conforme figura abaixo:
Por que quando faço uma venda na loja e registro no PDV, ela não aparece imediatamente no Retaguarda em consultas de relatórios?
O Retaguarda é um sistema online em nuvem, ou seja, existe um tempo entre a comunicação do PDV e o Retaguarda. Quando se registra uma venda no PDV, ela é armazenada na memória deste computador que denominamos de "mensagem" (um arquivo) que é enviada a cada 10 minutos para o Retaguarda. Este serviço é feito em todos os PDVs automaticamente e individualmente. Isto significa que, se na minha loja tiver, por exemplo, 02 PDVs, serão enviadas estas mensagens de todos os PDVs; portanto, terão tempos diferentes.
Existe diferença de vendas do Retaguarda do (escritório) para a loja?
Como as vendas precisam ser processadas no servidor para que fiquem disponíveis para consulta no Retaguarda, existe uma diferença entre o tempo de consulta na Impressora da Loja e o Retaguarda. Para monitorar esta subida de vendas, na Aba Global - Monitoramento é possível realizar esta análise, identificando as mensagens em fila, mensagens com erro, última abertura e fechamento de caixa, e última hora de movimentação que o servidor processou dados.
Por que a emissão de alguns relatórios pode demorar?
Os relatórios disponíveis no Retaguarda dependem da solicitação que você faz ao sistema, ou seja, do preenchimento dos filtros, que são informações, como data, Unidade de Negócio, produtos, classificadores, etc.
As informações preenchidas neste filtro influenciam diretamente no tempo de resposta dos relatórios, pois, por exemplo, se eu pedir um relatório de vendas de cupons no Live de um período de 30 (trinta) dias, o sistema trará como resultado todas as vendas que foram efetuadas em loja, uma a uma. Períodos maiores resultam em tempos de processamento maiores para o relatório. Analisando este exemplo, precisaríamos de relatórios de cupons apenas por dia, para verificar possíveis divergências.
Mas se você precisar de um relatório de vendas de 10 lojas de um período de 30 (trinta) dias? Será que a extração do relatório seria demorada? Não, desde que você solicite o relatório de Consulta Sintética dentro da Aba Comercial. Com ele, você poderá organizar as informações conforme preferir, utilizando a funcionalidade de B.I., por exemplo.
Para emissão de relatórios, recomendamos o uso das rotinas de Consulta Sintética, Analítica e Gerencial.
Vamos praticar?