Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Ampliação da quantidade de casas decimais em outras moedas

Vamos adotar o exemplo de alterar somente a moeda 02 para 4 casas decimais, será necessário editar a tabela SX3 via MPSDU pois não estamos falando de um processo comum, note-se que o tamanho das decimais nos campos de valor é bloqueado para edição via Configurador.

Se já houverem dados nas tabelas CT2, CT7, CT3, CT4, CT6, CTC, CTK, CTI, CTU, CTV, CTW, CTX, CTY e CTZ, efetuar cópia das tabelas para que sirvam de origem para o posterior APPEND dos dados para as tabelas com as decimais alteradas, além do já recomendado backup.

Com acesso exclusivo, acessar o MPSDU e apagar as tabelas CT2, CT7, CT3, CT4, CT6, CTC, CTK, CTI, CTU, CTV, CTW, CTX, CTY e CTZ através do comando DROP TABLE. No caso de ambiente CodeBase basta apagar as tabelas e os respectivos índices embora o processo também possa ser efetuado via MPSDU.

Para ampliar o tamanho das decimais para a moeda 02 altere os seguintes conteúdos no SX3:

Mudar as decimais para 4 no campo CT2_VALOR (não mudar picture se a moeda 01 tiver 2 casas decimais).

Mudar as decimais para 4 e a picture para @E 999,999,999,999.9999 nos campos:
- CTK_VLR02,
- CT2_VALR02,
- CTx_DEBITO,
- CTx_CREDIT,
- CTx_ATUDEB,
- CTx_ATUCRD,
- CTx_ANTDEB,
- CTx_ANTCRD,
- CTx_LPDEB,
- CTx_LPCRD,
- CTZ._VLRDEB e
- CTZ_VLRCRD.

(x) considerar as tabelas: CT7, CT3, CT4, CT6, CTC, CTI, CTU, CTV, CTW, CTX e CTY.

O campo CT2_VALRxx (xx correspondente à moeda) é utilizado virtualmente na edição do lançamento contábil (utilizado na montagem do TMP) porém os valores em outras moedas são gravados como outros registros (linhas) o valor em outra moeda é gravado na coluna CT2_VALOR com o campo CT2_MOEDLC correspondente à moeda.

No caso de aplicar esta regra para mais moedas, aumentar as decimais e a picture dos campos CTK_VLRxx e CT2_VALRxx considerando xx a moeda que precisa ter as decimais ampliadas.

Quando acessar novamente a rotina de lançamento contábil no SigaCTB as tabelas serão recriadas com os tamanhos de decimais dos campos já alterados para 4 decimais.

Se haviam dados nas tabelas antes de recria-las, acesse novamente o MPSDU efetue a abertura das novas tabelas criadas e efetue o APPEND a partir das tabelas copiadas anteriormente.

Configure o cadastro de moedas de acordo com as decimais indicadas no SX3 (para apresentação nos relatórios).

No caso de configurar diversas moedas com tamanhos de decimais diferentes obedeça a regra de manter sempre o maior tamanho de decimais utilizado, o travamento do valor das demais moedas deverá ser feito através da picture no SX3.

Com estas alterações o sistema estará apto a manipular moedas com mais de 2 casas decimais.

 

Observação: Alguns relatorios poderão não exibir a informação correta das casas decimais. Cabe ao usuario avaliar quais relatorios irá utilizar e customiza-los.