Árvore de páginas

Índice

Introdução

A rotina de Programação de Ordem de Serviço é uma ferramenta que permite ao usuário programar as ordens de serviço para as equipes de manutenção. 

Objetivo

O objetivo dessa ferramenta é permitir ao gestor da área de manutenção uma visão das ordens de serviço previstas para facilitar o nivelamento dos recursos de mão de obra disponível no período desejado. Através desta rotina é possível consultar as Ordens de serviço em aberto e seus insumos previstos, além de reprograma-las de acordo com a disponibilidade da equipe.

Página Inicial

Na página inicial da rotina serão listadas todas as programações realizadas, com opções padrões do sistema: Incluir, Visualizar, Alterar, Excluir, Pesquisar e Imprimir Browser. 

    Ao selecionar a opção Incluir,  o usuário deverá informar a descrição da programação da OS, código do responsável pela programação da OS (o nome será preenchido automaticamente pelo sistema) data de início da programação (que deverá ser maior que a data atual) e data de fim da programação.

    Após confirmar, é apresentado ao usuário a tela de parâmetros para seleção das ordens de serviço que serão programadas. Ao confirmar a definição dos parâmetros, é apresentada ao usuário a tela gerencial de programação de ordem de serviço.

    Ao selecionar a opção Visualizar,  é apresentado ao usuário a tela gerencial de Programação de O.S. com apenas as opções para consulta de insumos.

    Ao selecionar a opção Alterar,  é apresentado ao usuário a tela gerencial de Programação de ordem de serviço;

    Ao selecionar a opção Excluir,  é apresentado ao usuário a tela gerencial de Programação de O.S. com apenas as opções para consulta de insumos para que o mesmo possa visualizar antes da exclusão

    A tela gerencial de programação de Ordem de serviço é subdividida em três partes, sendo elas:

    A seção de Ordens de serviço à programar representa as ordens de serviço selecionadas a partir dos parâmetros estabelecidos pelo usuário, ou seja, são as O.S. disponíveis para serem programadas. Esta listagem possui as seguintes colunas: Marcado (Sim ou Não), Legenda (Situação), Status, Ordem, Bem, Descrição do Bem, Serviço, Desc. Serviço, Data Prevista, Prior. (Prioridade e Código do Status).

    Nesta seção também é possível alterar o status da O.S () selecionada, alterar a data prevista inicio (), visualizar o cadastro da O.S. () antes das alterações e modificar os insumos previstos ().

    Para programar uma O.S. basta marcar a mesma e clicar na flecha central da rotina (), ou caso queira programar todas as Ordens, basta selecionar a opção . Para retornar uma ordem de serviço do quadro em programação para o quadro à programar, basta marcar a ordem e selecionar a opção , ou a opção  para retornar todas as ordens.

    Este quadro representa as ordens de serviço que foram transferidas do quadro à programar ou ordens que já estão programadas automaticamente, caso tenha informado no parâmetro Prog. Auto.? (TT1_PROGAU).

    Será exibido o calendário do mês selecionado, indicando em cada dia se a mão de obra é suficiente para execução das ordens de serviço, insuficiente ou não tem ordem de serviço prevista para o dia.

    Exemplo:
    No mês Junho/2009, os dias 8, 10, 16, 22 e 30possuem O.S que a mão de obra disponível é o suficiente para efetuar as manutenções; nas outras datas não possuem O.S programadas, caso em algum dia a quantidade de mão de obra, seja insuficiente o calendário apresentará este dia destacado em vermelho.

    Ao lado do calendário é possível localizar uma ordem ou alterar a ordenação do quadro. Tanto a opção de localizar quanto a de ordenar são aplicadas nos quadros de O.S. em programação e O.S. à programar. Também é possível optar pela visualização de todas as ordens programadas ou apenas as O.S. com a data prevista  selecionada no calendário.

    Nesta seção também é possível liberar (uma ou todas) as O.S. listadas para execução (), imprimir () e/ou visualizar () a O.S. selecionada, incluir, alterar a data prevista inicio () e alterar e/ou excluir insumos () previsto na O.S. selecionada.

    Além disso, é possível Imprimir o relatório da Programação (), com informações das O.S. programadas e da utilização dos recursos de mão de obra. Exibe as especialidades necessárias para execução da O.S., com a quantidade de recursos necessários para realizar cada tarefa, e a quantidade de horas previstas. Existe a possibilidade de programar parcialmente uma O.S., alterando o campo ‘Horas Agendadas’. Apresenta o relatório acima, onde podemos observar a quantidade de recursos necessários por especialidade. No resumo deste relatório temos ainda a coluna Backlog (HH) que apresenta a quantidade total de homens horas por especialidade, considerando todas as O.S. filtradas no período.

    O quadro de carga das ordens de serviço é referente aos insumos das ordens de serviço e esta separado pelo tipo de insumo. Nele é possível optar pelos insumos das O.S. à programar ou Em programação através da opção de filtro (). Também é possível imprimir o relatório () com a listagem de todas as informações de insumos contidas nas telas de Especialidade, Mão de Obra, Produto e Ferramenta.

    Especialidade: Serão listadas todas as especialidades previstas com seus respectivos totalizadores de acordo com o filtro.
    As especialidades estão ordenadas pelo código da especialidade e contém também as seguintes informações Total Técnicos, Técnicos adicionais, Dias adicionais, Técnico ausente, Dias ausente, Tempo Programado, Tempo Disponível e % utilizado. A alteração nas colunas Técnicos/Dias Adicionais e Técnicos/Dias Ausentes refletirá automaticamente no Tempo Disponível da especialidade. 

    Detalhar Especialidade ( ): Apresenta todas as ordens de serviço programadas que necessitam da especialidade selecionada. Possibilitando informar os campos Técnicos/Dias Adicionais e Técnicos/Dias Ausentes da especialidade.

    Produto: Produtos previstos necessários na execução das ordens de serviço.
    Os produtos estão ordenados pelo campo Ordem (código da Ordem de Serviço), que conterá também as seguintes informações: Código do Produto, Descrição do Produto, Quantidade necessária na O.S., Quantidade do produto em estoque, Número da Solicitação de Compra, Data Prevista da compra e Número da Solicitação ao Armazém. Na pasta de produtos também é possível visualizar a Solicitação de Compra (), caso o produto selecionado tenha uma S.C. relacionada e imprimir o relatório com os produtos necessários para execução das ordens de serviço, desde que tenha uma S.A. relacionada ().

    Ferramenta: Ferramentas previstas necessárias na execução das ordens de serviço.
    As ferramentas estão ordenadas pelo campo Ordem (código da Ordem de Serviço), que conterá também as seguintes informações: Código da Ferramenta, Descrição da Ferramenta e Quantidade necessária da ferramenta na ordem de serviço.

    Mão de Obra: 
    Serão apresentados todos os funcionários previstos no período da programação. Indicando para cada funcionário além da matricula e do nome, especialidade, tempo programado (total de horas previstas nas O.S. programadas), tempo disponível, % utilizada de cada funcionário na programação.

    Campos Gerais 

    Campos presentes para o cadastro de informações referentes a Programação de O.S.

      Campo:

      Descrição:

      Programação (TT1_CODIGO)

      Número do código da Programação.

      Observações

      • Este campo é preenchido automaticamente de acordo com a última programação e não pode ser alterado.

      Descrição (TT1_DESCRI)

      Descrição da Programação de Ordem de Serviço.

      Planejador (TT1_RESPON)

      Código do responsável pela programação das ordens de serviços selecionadas no filtro.

      Observações

      • O campo é obrigatório.
      Nome Resp. (TT1_NOMRES)

      Nome do responsável pela programação das ordens de serviço selecionadas no filtro.

      Observações

      • Este campo é preenchido automaticamente de acordo com o Planejador (TT1_RESPON) selecionado anteriormente.
      Data Inicio Prog. (TT1_DTPROG)

      Data inicio da programação de ordem de serviço. Está data será o primeiro dia em que as O.S. serão liberadas para execução, além de ser utilizada no cálculo da disponibilidade da mão de obra ao considerar a Data Fim da Programação.

      Observações

      • O campo é obrigatório.
      • A data inicio não pode ser menor que a data atual.
      Data Fim Prog. (TT1_DTFIM)

      Data fim da programação de ordem de serviço. Está data será o último dia em que as ordens de serviço serão liberadas para execução, além de ser utilizada no cálculo da

      disponibilidade da mão de obra ao considerar a Data Inicio da Programação.

      Observações

      • O campo é obrigatório.
      Campo:

      Descrição:

      De Bem (TT1_BEMDE)

      Indica o primeiro código de bem utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Até Bem (TT1_BEMATE)

      Indica o último código de bem utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      De Equipe (TT1_EQUDE)

      Indica o primeiro código de equipe utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Até Equipe (TT1_EQUATE)

      Indica o último código de equipe utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      De C.Custo (TT1_CCDE)

      Indica o primeiro código de centro de custo utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Até C.Custo (TT1_CCATE)

      Indica o último código de centro de custo utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Data Início (TT1_DTDE)

      Indica a primeira data prevista utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Data Fim (TT1_DTATE)

      Indica a última data prevista utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      De Status (TT1_STADE)

      Indica o primeiro código de status utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Até Status (TT1_STAATE) Indica o último código de status utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De C.Trabalho (TT1_TRADE) Indica o primeiro código de centro de trabalho utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até C.Trabalho (TT1_TRAATE) Indica o último código de centro de trabalho utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Familia (TT1_FAMDE) Indica a primeira família de bens utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Familia (TT1_FAMATE) Indica a última família de bens utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Tipo Manut. (TT1_TIPDE) Indica o primeiro código de tipo de manutenção utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Tipo Manut. (TT1_TIPATE) Indica o último código de tipo de manutenção utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Área Manut. (TT1_AREDE) Indica o primeiro código de área de manutenção utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Área Manut. (TT1_AREATE) Indica o último código de área de manutenção utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Serviço (TT1_SERDE) Indica o primeiro código de serviço utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Serviço (TT1_SERATE) Indica o último código de serviço utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Ordem (TT1_ORDDE) Indica o primeiro código de ordem de serviço utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Ordem (TT1_ORDATE) Indica o último código de ordem de serviço utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Plano (TT1_PLADE) Indica o primeiro código de plano de manutenção utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Plano (TT1_PLAATE) Indica o último código de plano de manutenção utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      O.S. Lbrific.? (TT1_INDLUB)

      Indica se mostra O.S. de lubrificação.

      O.S. Localiz.? (TT1_INDLOC

      Indica se mostra O.S. para localização.

      Data Atrasada? (TT1_CONDTA)

      Indica se irá mostrar as O.S. atrasadas independente da data inicio e fim dos parâmetros.

      Prog. Auto.? (TT1_PROGAU)

      Indica qual tipo de O.S. que vai ser programada automaticamente ao confirmar os parâmetros. 1- Corretiva, 2- Preventiva, 3- Ambas, 4- Nenhuma.

      De Calendário (TT1_CALEDE) Indica o primeiro código de calendário utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Calendário (TT1_CALEAT) Indica o último código de calendário utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Prioridade (TT1_PRIDE)

      Indica o primeiro código de prioridade considerado no cadastro de bem a ser utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Até Prioridade (TT1_PRIATE) Indica o último código de prioridade considerado no cadastro de bem a ser utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      De Etapa (TT1_ETADE) Indica o primeiro código de etapa utilizado na filtragem das ordens de serviço.
      Até Etapa (TT1_ETAAT)

      Indica o último código da etapa utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Incremento (TT1_INCRE)

      Indica qual filtro será utilizado para verificar o incremento da manutenção a ser utilizado na filtragem das  ordens de serviço. Pode ser: 1- Igual a; 2- Menor que; 3- Menor ou igual a; 4- Maior que; 5- Maior ou igual a. 

      Observações

      Caso seja informado algum incremento, o campo Dias (TT1_QTDDIA) é habilitado para alteração.

      Dias (TT1_QTDDIA)

      Indica a quantidade de dias que será utilizada para verificar o incremento da manutenção a ser utilizado na filtragem das ordens de serviço.

      Estrutura? (TT1_ESTRUT)

      Indica se será considerada a estrutura de bens na filtragem de ordem de serviço.

      Observações

      Caso seja informado como Sim, a alteração do campo Até Bem (TT1_BEMATE) será desabilitada.



      Regras de Negócio


        Regras de negócio para o processo de Programação de Ordem de Serviço.

        Regra

        01 Não é permitido alterar ou excluir a programação se a Data Base for maior ou igual a Data Inicio Programação.
        02

        São apresentadas todas as ordens de serviço pendentes ou liberadas de acordo com os parâmetros informados.

        03 São apresentados apenas os insumos previstos referentes às ordens de serviço.
        04 Na impressão de O.S. somente as ordens de serviço liberadas podem ser impressas.
        05 A liberação da ordem de serviço é confirmada após a gravação do registro de programação.
        06

        As alterações da ordem de serviço são gravadas após a confirmação do registro de programação.

        07 A data inicio do insumo de uma O.S. em programação é gravada de acordo com a data selecionada no calendário.

        Utilizações Gerais


          Campo Descrição

          MV_NGPGEVE

          Indica se a Programação pode ser cadastrada por evento. S - Sim ou N - Não.

          MV_NGINTER

          Indica se esta integrado a outro ERP (L = Logix, R = RM, M = Mensagem Unica, N = Nao).  

          MV_NGFLUT

          Indica se a empresa trabalha com calendário flutuante. S - Sim ou N - Não.

          MV_NGMNTES

          Indica se possui integração do Manutenção (MNT) com Estoque (EST). S - Sim ou N - Não.

          MV_NGGERSA

          Indica se deve gerar Solicitação ao Armazém em vez de gerar Solicitação de Compra.  S=Sim; N=Não; P=Produtos apenas.

          MV_NGPGDIA

          Indica se a Programação de OS deve ser diária. S - Sim ou N - Não.

          MV_NGMNTAS

          Define se aglutina as Solicitações de Armazém para a mesma Ordem de Serviço. S - Sim ou N - Não.

          MV_NGMNTRH

          Indica se possui integração do Manutenção (MNT) com Recursos Humanos (RH). S - Tem Integração, N - Não tem integração.

          MV_PRODMNT

          Item de estoque para ordem de produção do SIGAMNT

          MV_NGMNTCM

          Indica se possui integração do Manutenção (MNT) com Compras (COM). S - Sim ou N - Não.

          MV_NGMNTPC

          Indica se possui integração do Manutenção (MNT) com Planej. e Contr. da Produção (PCP). S - Sim ou N - Não.

          MV_NGCORPR

          Indica se deve gerar Empenho e SCs para OS. Corretivas. S - Sim ou N - Não.

          MV_MNTPRAL

          Indica se o sistema utiliza produto alternativo na Ordem de Serviço. S - Sim ou N - Não.

          MV_NGCOQPR

          Indica se deve consistir a quantidade de pecas de reposição do bem no retorno de insumos da OS.  S=Sim (Consiste), N=Não (Não consiste).

          MV_NGUNIDT

          Identifica o tipo de unidade da quantidade quando for informado um insumo que utiliza tipo de unidade hora.  

          Conteúdos Relacionados

          • Bens.
          • Ordem de Serviço.

          Palavras-chave

          • Programação de Ordem de Serviço

          Referências

          Rotinas Padrão MVC