Páginas filhas
  • Portal E-Cotação - Pré Requisitos e Parametrizações

Procure seu Canal Totvs/ESN para detalhes sobre custo e uso da solução


01. PRÉ REQUISITOS

a. Release mínima: 12.1.29


b. Configuração do serviço REST Logix

Para utilização do portal E-Cotação, é necessário configurar o serviço REST no produto Logix para que a aplicação externa possa se conectar ao Logix através das APIs. Para que isso seja possível é necessário realizar a configuração conforme consta na documentação do FrameWork no TDN. Caso esteja configurando um HostName com protocolo HTTPS, então certifique-se que esteja com certificado válido. Para validar seu HostName, poderá utilizar o site SSL Shopper.

Importante: Caso configure na seção HTTPREST o parâmetro SECURITY=0 então é obrigatório que na seção WEBSERVICES tenha o parâmetro USERID com um usuário logix. Se o SECURITY=1 então o usuário obrigatório será o usuário fornecido no cadastro do Alias no Mingle conforme mencionado no item "c. Parâmetro para informar o ambiente de acesso - Alias Mingle"


c. Parâmetro para informar o ambiente de acesso - Alias Mingle

Visão geral: Como forma de manter seguro o serviço REST do Logix e permitir que através do portal E-Cotação em Cloud seja acessado pelos Fornecedores, é necessário solicitar um ALIAS na plataforma do TOTVS MINGLE. O Mingle é uma plataforma disponibilizada para resolver a necessidade de autenticação e redirecionamento das APIs para o servidor. Para ter um Alias é necessário solicitar no portal do Mingle na opção "solicite seu alias". O campo "Cadastrar credencias de autenticação" deverá informar um usuário/senha de um usuário integrador. Este usuário poderá ser o mesmo usuário informado para geração do Token conforme item será mencionado no item e. Parâmetros para geração do Token.

Após o cadastro do formulário, você irá receber um email com o Alias disponibilizado para o servidor que você disponibilizou para essa integração.

Importante salientar que o endereço do serviço REST e PORT informados, deverão permitir acesso externo, isso é necessário para que o Mingle possa estabelecer uma comunicação e encontrar o serviço REST disponível. Caso deseja liberar o acesso apenas ao mingle, então no campo "Observações", solicitar o range de IPs cujo o Mingle irá enviar as solicitações de conexão para tráfego das mensagens entre a aplicação E-Cotação e o Logix, ou você pode configurar um IP público para ficar visível externamente e na máquina configurar para permitir receber requisições externa para a porta do serviço REST.


d. Arquivo Appserver.ini

O Alias será disponibilizado ao fornecedor para preencher na tela de Login do E-Cotação. Essa informação servirá para que o E-Cotação (em Cloud) seja redirecionado ao ambiente Logix do Cliente (On Premise), cujo o alias foi cadastrado pelo Mingle. 

        Para que o Alias seja enviado no e-mail ao fornecedor, deverá salvá-lo no arquivo appserver.ini na seção "HTTPREST" da seguinte forma:

Parâmetro

Descrição

MINGLEALIASAlias retornado pela plataforma Mingle

Exemplo do parâmetro no arquivo Appserver.ini

[HTTPREST]
MINGLEALIAS=tjoin

Importante: Caso utilize Loadbalance, então deverá configurar essa seção com o parâmetro minglealias em todos os appservers, pois esse parâmetro será validado e carregado ao utilizar o sup21007.


e. Parâmetros para geração do Token

Visão geral: RFI (Request for Information) para o produto Logix, tem como objetivo disponibilizar acesso ao produto para um usuário que não está efetivamente autenticado ao produto, possibilitando que ele tenha acesso a algum fluxo restrito conforme necessidade de uma integração. Este acesso é disponibilizado através de um link que tem como garantia de acesso seguro o valor de uma chave de acesso denominada "Token de Acesso" que é enviada junto com seus demais dados de acesso. 

O Token de acesso será gerado por fornecedor sempre que necessário no momento que a rotina do compras de coleta de preço para o E-Cotação for executada. Para que o token seja gerado corretamente, é necessário a inclusão dos parâmetros conforme a seguir:

Arquivo TotvsProfile.pro

Parametro

Descrição

logix.rfi.logixCompanyCódigo da empresa geradora do Token
logix.rfi.logixUser

Código de um usuário válido no Logix que será responsável pela geração de Token de acesso aos Fornecedores. Essa informação ficará gravada na tabela log_rfi_acesso, campo usuario_geracao.

Seguem algumas considerações sobre esse usuário:

  • não precisa ser necessariamente o admlog, pode-se criar um outro usuário normal
  • este usuário não precisa ter nenhuma permissão específica no Logix
  • este usuário não precisa ter nenhuma configuração específica no módulo de Suprimentos.


Exemplo dos parâmetros no arquivo TotvsProfile.pro

#--------------------------
# CONFIGURAÇÃO RFI
#--------------------------
logix.rfi.logixUser=admlog
logix.rfi.logixCompany=01


02. PARÂMETROS E TABELA

a. Parâmetros por empresa LOG00086

ParâmetroDescrição
Utiliza o portal de cotação E-Cotação

Utiliza coleta de preços geradas a partir do programa SUP21007 para integração via Portal E-Cotação. 

Conversor sup01983.cnv

Parâmetros Logix - Processo Entradas - Compras - Gerais

Quantidade de dias para expirar o token de acesso ao portal E-Cotação

Quantidade de dias que o Fornecedor terá o Token válido para acessar o portal e realizar as cotações das ordens de compras disponíveis.

Ao gerar o Token de acesso, quando este parâmetro possuir um valor maior que 0 (zero) será considerado como validade do Token. Ao expirar o Token é necessário gerar um novo, onde novamente será considerado este parâmetro para informar a sua validade.

Exemplo: O parâmetro possui o valor de "7" dias. Hoje, através da execução da rotina SUP21007 marcando a opção "Utiliza coleta de preços via Portal E-Cotação" foi gerado um novo Token para o Fornecedor "A". O Fornecedor "A", poderá acessar o portal com este Token durante os próximos 7 dias. A partir do 8º dia, o sistema não irá permitir o acesso no portal com este Token, pois o mesmo está expirado.

Desta forma, caso seja processado via o sup21007 o programa irá gerar um novo Token para o Fornecedor "A" e enviá-lo por e-mail.

Caso este parâmetro não seja informado ou o valor dele seja 0 (zero), a validade padrão do token é de 1 hora.

Obs.: É importante avaliar com cautela o valor que será informado neste parâmetro, visto que este Token é a segurança de acesso ao Portal.

Conversor sup01946.cnv

Parâmetros Logix - Processo Entradas - Compras - Gerais

Url de acesso ao portal e-cotação

Indica a url que acessa o portal de compras E-Cotação. Por default essa url terá o valor "ecotacao.totvs.com". Ao processar as ordens pelo sup21007, essa url será enviado no email para o Fornecedor realizar o acesso ao portal de Compras.

Como o portal E-Cotação é uma aplicação web ofertado como Saas, então essa url só deverá ser alterada caso tenha a devida orientação enviada pela Totvs.


Conversor sup01992.cnv

Parâmetro: url_ecotacao


b. Tabela

TabelaDescrição
sup_ecotacao

Tabela para gerenciamento da integração do Portal com o Logix.

Conversor sup01986.cnv

log_rfi_acessoTabela para gerenciamento do Token de acesso


IMPORTANTE!

Use esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.