Introdução
Com o objetivo de fornecer uma solução completa para as empresas do segmento de terceirização e prestação de serviços, é possível ativar a integração entre as marcações geradas através de um relógio de ponto e as agendas projetadas pelo módulo de Gestão de Serviços, possibilitando aferir se os atendentes cumprem o horário estipulado e verificar se o serviço orçado está sendo executado conforme planejado, aumentando a qualidade e o controle do serviço prestado de maneira simples.
Pré-requisitos
- Parâmetro MV_TECXRH com o valor .T.;
- Campos ABB_DTCHIN e ABB_DTCHOU configurados na base de dados (acesse DSERSGS-9224 DT Integração Relógio de Ponto x PON x GS para verificar os detalhes técnicos);
- Programas TECXUNB.PRW e PONXFUN.PRX na versão ou superior;
- O cadastro de funcionário (que dá origem ao cadastro de atendentes) deve estar com os campos CPF, PIS e Regra de Apontamento preenchidos;
- No módulo Ponto Eletrônico, é necessário ter ao menos um relógio de ponto cadastrado e com indicação do local em que o arquivo de batidas é armazenado na estrutura do Protheus.
Utilização
Utilize a Mesa Operacional normalmente para projetar a agenda dos atendentes e realizar o controle operacional.
No cadastro dos Atendentes, altere o campo "Marca Ponto" para "1-Sim" para sinalizar que o atendente receberá a marcação através de um relógio eletrônico. Este procedimento não é obrigatório, porém é recomendado caso existam atendentes que não registram a marcação através do relógio de ponto
Imagem 1 - Campo AA1_MPONTO
Para os atendente nesta situação, não é necessário executar as rotinas de Geração de Atendimento (TECA900) e Envio de Marcações (TECA910) do sistema. Assim, no momento em que as marcações são lidas, as agendas do atendente devem estar com a legenda "verde":
Imagem 2 - Mesa Operacional para o atendente 01001003000001
Basta executar a rotina de Importação das Batidas do módulo do Ponto (PONM010) que a integração será executada automaticamente:
Imagem 3 - Execução da rotina PONM010
Após a importação das batidas (Imagem 3), a Mesa Operacional já indica os dias que foram importados.
Imagem 4 - Mesa Operacional após a importação das marcações
Acesse a rotina Horários Planejados x Realizados (TECA203) para verificar os horários realizados pelo atendente. A rotina já informa se o atendente faltou em algum dia (agenda sem marcação), se executou hora extra ou se ocorreu algum atraso/saída antecipada:
Imagem 5 - Horários Planejados x Realizados. O Atendente não possui marcação no dia (legenda preta). No dia , o atendente marcou o ponto 1 hora antes do previsto (horário de saída as 17:00, sendo que na mesa está orçado até as 18:00). No dia , o atendente marcou o ponto no relógio 1 hora antes do planejado (marcou as 08:00 ao invés das 09:00). No dia , o atendente se atrasou 1 hora (entrou as 10:00 quando deveria entrar as 09:00). Nos totalizadores, indica o total de horas apontadas no período e o total de horas projetadas)