Árvore de páginas

Os ensaios dimensionais são evidências providas pelo fornecedor, segundo as verificações dimensionais requeridas pelo registro de projeto e pelos Planos de Controle  quando concluídos, e os resultados obtidos indicam conformidade com os requisitos solicitados. O fornecedor deve possuir resultados dimensionais para cada processo industrial único, por exemplo: células de trabalho ou linhas de produção e todas as cavidades, moldes, padrões ou matriz.

O fornecedor deve indicar a data do registro de projeto, nível de alteração e qualquer documento de alteração autorizada de engenharia ainda não incorporada no registro de projeto para o qual a peça foi manufaturada.

O fornecedor deve, também, identificar uma das peças medidas como amostra padrão.

O fornecedor deve, ainda, registrar o nível de alteração, data do desenho, nome do fornecedor e número da peça em todos os documentos auxiliares (por exemplo: folhas suplementares de resultado e inspeção layout, esboços, traçados, cortes transversais, resultados de inspeção de ponto CMM, dimensionamento geométrico e de tolerância), ou outros desenhos auxiliares utilizados em conjunto com os desenhos da peça. Cópias destes materiais auxiliares devem acompanhar os resultados dimensionais de acordo com a tabela de Requisitos de Retenção/Submissão. Um traçado deve ser incluído quando um comparador óptico seja necessário para a inspeção.

Help_buttonImportante

·    Todas as dimensões (exceto dimensões de referência), características e especificações constantes no registro de projeto e Plano de Controle, devem ser listados em um formato adequado com os resultados atuais registrados. O formulário de Resultados Dimensionais ou impresso assinado onde os resultados são escritos legivelmente no desenho da peça, incluindo cortes transversais, traçados ou esboços onde aplicável, podem ser utilizados para este propósito.

·    Resultados Dimensionais são se aplicam em materiais a granel.



Procedimentos

Para cadastrar ensaio dimensional:

  1. Na janela de manutenção da rotina Ensaio Dimensional, selecione a opção "Incluir".

O sistema apresenta a tela de inclusão dividida em áreas:

  • Cabeçalho

Nesta área são informados os dados relacionados ao número da peça/revisão, local de inspeção etc.

  • Itens

Nesta área são definidos a característica da peça, dimensão/especificação, validação, resultado do fornecedor, resultado do cliente etc.

2. Preencha os dados conforme orientação dos helps de campo e da Norma QS-9000.

3. Para Aprovar/Desaprovar o nome do Aprovador (Fornecedor) da peça no Ensaio Dimensional clique em o "Aprovar/Desaprovar".

Ao executá-lo, na área "Cabeçalho", serão preenchidos automaticamente os campos:

  • Assinatura Fornecedor - com o nome do usuário atual (responsável pela aprovação)
  • Data - data-base do sistema (data de aprovação)

4. Para inserir um novo item, na área de "Itens", pressione "Seta para Baixo" que será apresentada uma linha em branco para a digitação.

5. Confira os dados e confirme.

6. No menu, estão disponíveis as opções:

  • Imprimir - Emite o relatório "Ensaio Dimensional".
  • Imprimir VDA - Emite o relatório "Ensaio Dimensional VDA".

7. Selecione as opções conforme necessidade.



Ações Relacionadas

  • "Resultados das Medições"

Permite incluir observações relacionadas ao resultado das medições de cada item.

  • "Visualizar/Imprimir"

Opção apresentada somente em  "Visualizar" e "Editar". Permite imprimir e visualizar o relatório "Aprovação de Peças de Produção - Resultados Dimensionais".



Veja também

O sistema disponibiliza ainda para consulta de Ensaio Dimensional o relatório Ensaio Dimensional.

Para consultar recursos de configuração dos gráficos, consulte o tópico Gráficos