Relatório de Auditoria
Tendo escrito os relatórios de Não-conformidade, deve-se analisá-los quanto à importância da cada um.
Considera-se uma Não-conformidade grave a não existência de Sistema em uma atividade onde a norma assim o exija, ou uma deficiência muito grave em um Sistema que o torne não efetivo. Uma evidência de uma significante falta de comprometimento da gerência com o Sistema da Qualidade é uma não-conformidade grave. Faltas isoladas de não atendimento às normas da companhia são consideradas como menores.
O relatório da Auditoria é baseado nos tópicos apresentados na reunião de encerramento e em geral possui os seguintes itens:
- Dados Referentes a Auditoria
Identificação da equipe auditora, identificação do auditado, local e datas.
- Escopo e Propósitos
O objetivo da Auditoria, o escopo da investigação, o documento de referência de acordo com o qual o Sistema foi auditado.
- Amostra Auditada
Indicar a extensão da Auditoria, os departamentos e atividades auditadas. Inclui uma cópia do programa da Auditoria.
- Não-conformidades
Pode ser cópia das não-conformidades apresentadas na reunião de encerramento. Não deve, em hipótese nenhuma, acrescentar novas não-conformidades.
- Conclusão
Pode ser o sumário apresentado na reunião de encerramento.
- Distribuição
O relatório deve ser assinado pelo Auditor e aprovado pelo sua gerência. Deve ser enviado para o auditado o mais rápido possível.
- Confidencialidade
É essencial que o resultado da Auditoria, bem como os relatórios que contenham informações confidenciais ou proprietárias do auditado sejam salvaguardadas pelo Auditor. A distribuição de cópias pode ser feita com a autorização do auditado.