Páginas filhas
  • DR VA - API Ecommerce - Configuração

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Requisitos e Configuração

01. VISÃO GERAL

Configuração de produto acabado para uso do processo de e-commerce com uso da integração do Hub para VTEX.

Para configuração de grupo e produto para e-commerce utilizar o componente PRDFC072.

Os dados do produto que são enviados para a plataforma VTEX através do conector são:

 - Marcas, Categorias, Especificações, Grupo do Produto(root), Produto(sku), Estoque e Valor.

Para uma melhor performance da integração, os dados são enviados para o conector respeitando uma data de alteração dos registros.

02. REQUISITOS E CONFIGURAÇÃO


Produto deve estar previamente cadastrado, com seus respectivos valores, saldos e dados para filial configurados.

Configuração prévia de tipo de valor de produto para uso no e-commerce, que será utilizado no parâmetro empresa DS_VALOR_ECOMMERCE_VA.

Configuração prévia de tipo de saldo de produto para uso no e-commerce, que será utilizado no parâmetro empresa CD_SALDO_ECOMMERCE_VA.

O saldo do estoque é a quantidade que está registrada no produto, não considera transação em andamento, pedido de venda, pedido e compra, etc...

Configuração prévia de classificação de produto para uso no e-commerce, que será utilizado no parâmetro empresa DS_LST_ECOMMERCE_VA_MARCA.

A integração envia as marcas respeitando a data e hora de atualização dos registros, conforme intervalo configurado no Totvs Conector.

Configuração do parâmetro empresa DS_LST_ECOMMERCE_VA_MARCA para definição da classificação de produto acabado, que identificará a marca do produto para identificar os produtos que serão enviados para e-commerce.

  1. Informar o código do parâmetro.
  2. Informar o valor do parâmetro com a lista de classificações que serão utilizadas para identificar a marca do produto. A separação deve ser feita por ponto e vírgula(;)


Configuração do parâmetro empresa DS_VALOR_ECOMMERCE_VA para definição do tipo e código de valor para gerar os valores para os produtos que serão enviados para o e-commerce.

Esse parâmetro define o tipo de valor que será utilizado para gerar o valor de venda produto no site do e-commerce.

  1. Informar o código do parâmetro.
  2. Informar o valor do parâmetro com o tipo e código do tipo de valor de produto. A separação deve ser feita por ponto e vírgula(;)


Configuração do parâmetro empresa CD_SALDO_ECOMMERCE_VA para definição do tipo de saldo, que irá gerar os saldos para os produtos que serão enviados para e-commerce.

Esse parâmetro define o tipo de saldo que será utilizado para gerar o estoque do produto no site do e-commerce.

  1. Informar o código do parâmetro.
  2. Informar o valor do parâmetro com o tipo de saldo de produto.


Configuração do parâmetro empresa LST_TPCLAS_ECOMMERCE_ESP para definição do tipo e código de valor para gerar os valores para os produtos que serão enviados para o e-commerce.

Esse parâmetro define a classificação que será retornada pela API na consulta de produto para site do e-commerce.

  1. Informar o código do parâmetro através do componente ADMFM123 que é aberto clicando duas vezes no campo onde deseja informar o parâmetro.
  2. Informar o valor do parâmetro com o código da classificação do produto. A separação deve ser feita por ponto e vírgula(;)

No cadastro do produto (PRDFM009), consultar o produto e acessar a opção "Classificação", na grade classificação deverá ser informado a classificação de produto conforme configurado no parâmetro empresa DS_LST_ECOMMERCE_VA_MARCA.

Essa configuração irá definir a marca do produto para uso no e-commerce.

As especificações de produto são as cores e tamanhos configurados para o grupo de produto, essas informações são configuradas no cadastro do produto (PRDFM009).

O peso do produto deve ser informado em KG. O Totvs Conector irá fazer a conversar para subir em gramas.

É possível enviar alguns tipos de classificações especificações para a VTEX, para isso deve ser configurado o parâmetro empresa LST_TPCLAS_ECOMMERCE_ESP.

  • No componente PRDFM264 é possível fazer uma depara das classificações dos produtos, para que seja enviado as descrições das classificações com acentos e letras maiúsculas e minúsculas.



Configurado no cadastro do produto (PRDFM009) para liberar o uso do produto para as empresas.


Configurado no cadastro do produto para e-commerce, onde libera-se o uso do produto para as empresas com visibilidade no e-commerce.

  1. Informar o grupo;
  2. Acessar a opção "Dados para filial";
  3. Informar a empresa para liberação do grupo para o e-commerce;

No componente PRDFM318 configurar as categorias e sub-categorias para uso na configuração do grupo do produto para uso no e-commerce.


Imagem 1 - Na primeira linha da coluna da esquerda terá o "Cadastrar primeiro nível". Ao focar nele trará na lista da direita todas as categorias, e só será apresentado as subcategorias que não possuírem relacionamento. A partir do momento que relacionar essa subcategoria à outra categoria ela não aparecerá nessa lista.


Imagem 2 - Na linha "Cadastrar primeiro nível" terá a opção apenas de selecionar os tipos "Categoria" e "Subcategoria". No campo "Código", em uma linha nova, ao pressionar TAB será gerado o sequencial automático para utilizar. 


Imagem 3 - No momento que realizar a gravação de uma Categoria e salvar ela aparecerá na árvore. No exemplo acima como ela não tem subcategoria relacionada à ela então só foi carregado sua descrição.


Imagem 4 - Ao abrir o componente serão listadas todas as categorias e suas subcategorias. A separação de cada nível será feita pelo desenho da seta. As descrições das linhas será no formato "Descrição - Código da categoria/subcategoria".
As categorias/subcategorias que possuem botão na lista indicam que possuem uma subcategoria relacionada à ela, sendo possível expandir ou recolher os dados através do botão Abrir/Fechar.


Imagem 5 - Para vincular uma subcategoria à outra categoria tem duas formas. A primeira é igual ao exemplo acima, mantenha o foco na lista da esquerda na categoria pai, na lista da direita clique para incluir uma nova linha e crie uma nova sequência.
Nessa lista será possível criar apenas o tipo "Subcategoria". Após informar todos os campos clique para gravar.


Imagem 6 - Após gravar, será adicionado a subcategoria à árvore embaixo da categoria pai.


Imagem 7 - A outra forma de vincular subcategoria é através do componente de consulta PRDFL125. Ao criar uma linha de subcategoria, dê um duplo clique no código ou clique no título para chamar o PRDFL125.
Nesse componente serão listadas apenas as subcategorias que não possuem classificação pai.

Duplo clique na subcategoria para retorná-la ao componente anterior.

OBS: Esse componente não será aberto quando estiver na linha "Cadastrar primeiro nível".


Imagem 8 - Após sugerir a subcategoria e salvar, a mesma será carregada na árvore.


Imagem 9 - Ao tentar excluir uma subcategoria que tem relacionamento será questionado se deseja excluir o registro do banco de dados ou se deseja remover o relacionamento.
Ao remover o relacionamento essa subcategoria retornará para a linha "Cadastrar primeiro nível".


Imagem 10 - Após remover o relacionamento e salvar, foi atualizado a árvore onde a subcategoria voltou para a linha "Cadastrar primeiro nível", pois agora não possui mais relacionamento.


Imagem 11 - Ao remover um registro do banco de dados, e essa categoria/subcategoria possui filhos relacionados, será removido o relacionamento dos filhos e eles aparecerão na linha "Cadastrar primeiro nível".
O mesmo vale para caso exclua uma subcategoria que possui outras subcategorias.


Imagem 12 - Após remover e salvar, as subcategorias filhas retornaram para o primeiro nível pois a categoria pai foi excluída.

Configurar as informações de grupo do produto (ROOT) para uso no e-commerce.

  1. Informar o grupo do produto.
  2. Acessar a opção "Descritivo".
  3. Informar os campos de descrição, descritivo, altura, largura, profundidade.
  4. Informar os campos de tipo descritivo, título e descritivo.

Os campos de descrição e descritivo permitem informar acentuação e símbolos.

Os campos de altura, largura e profundidade são utilizados para a transportadora identificar as dimensões do produto.

O campo descritivo do item 4, permite informar uma ou mais linhas para configuração de informações que serão apresentadas no site.

Ao efetuar a gravação das informações do grupo (ROOT) pela primeira vez:

  • os itens de produto (SKUs) do grupo são gravados automaticamente,

Ao efetuar as próximas gravações:

  • será solicitado uma confirmação se deseja regravar os itens de produto.

Quando houver a necessidade de inclusão de uma nova cor no cadastro do produto (PRDFM009), deverá ser acessado o componente em questão (PRDFM164) e efetuada a gravação novamente, para que sejam regerados os itens de produtos novos para envio ao e-commerce.

O grupo do produto (ROOT) será enviado para o site, onde determinará a referência do produto no site.

No envio do produto para o VTEX será enviado as informações de código reduzido do produto, descrição(Podendo ser a descrição da referência ou a descrição de Cor + Tamanho), medidas do produto, unidade de medida e código de barras(Padrão ou o primeiro encontrado)


Permitir a visualização das informações dos itens de produto do grupo.

  1. Informar o grupo.
  2. Acessar a opção "Descritivo".
  3. Acessar a opção "Grade".
  4. Ao selecionar um item de produto e teclar "F12" ou duplo clique, será apresentado a confirmação conforme imagem abaixo, para efetuar a alteração por cor, tamanho ou produto conforme item selecionado.

Quando o item de produto estiver bloqueado, o item será destacado em vermelho.


Conforme opção selecionada será apresentada a tela para manutenção do descritivo do item do produto.


Quando estiver sendo efetuado alguma alteração, basta selecionar um único item de produto, configurar os campos de descrição, altura, largura ou profundidade e pressionar e tecla "F3". Assim as informações serão salvas replicadas para as demais cores ou tamanhos apresentadas na tela.

O campo compor descrição:

  • permite informar como será composta a descrição do item de produto com base na descrição do grupo.

O campo situação:

  • permite informar a situação do item de produto e como será enviado para o site de e-commerce entre Ativo ou Bloqueado.

Para realizar a consulta e verificar se existem produtos incorretos ou não para integração, basta realizar as configurações anteriores e realizar os filtros para listar os dados e sabe caso for necessário qual a informação que deve ser ajustada:

  1. Empresa logada.
  2. Consultar por "Produto" ou "Grupo".
  3. Limpar os dados da consulta.
  4. Filtro de data de alteração referente ao grupo.
  5. Filtro de data de alteração referente ao produto.
  6. Informar por qual informação deseja filtrar "Todos produtos" ou "Apenas inconsistentes".
  7. Informar por qual situação deseja filtrar "Todos", "Ativo" ou "Bloqueado".
  8. Será apresentado nesta coluna os dados pertinentes a informação de grupo.
  9. Será apresentado nesta coluna os dados pertinentes a informação de produto.
  10. Será apresentado nesta coluna as situações referente ao produto.
  11. Contador de itens que foram configurados corretamente.
  12. Contador de itens que foram configurados incorretamente.

OBS: Caso o produto do filtro não apareça na lista, significa que falta cadastrá-lo no componente PRDFM164, e o produto também deve ter dados por grade.