Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 54089-Processo de inadimplência
Produto:Datasul
Ambiente:
Versão:6
Sintoma
54089-Processo de inadimplência
Causa
Processo de inadimplência
Solução

Processo Parametrização Inadimplência

 

No cadastro de Forma de Pagamento x Modalidade/Plano/Tipo (PR-01-I) é informado se trata inadimplência para as propostas dessa forma de pagamento e produto. Caso informe que SIM no campo “Trata inadimplência”, será solicitado que sejam parametrizados os indicadores de inadimplência. Segue abaixo a descrição de cada um dos campos da parametrização de inadimplência.

 

 

Trata inadimplência:
Indicador (Sim/Não) que serve para informar se o sistema controla inadimplência (atraso no pagamento do plano de saúde) quando: da autorização de procedimentos/ insumos, emissão de carteira/cartão etc. Nr.dias max.inadimp.: Número mínimo de dias para considerar o contratante como inadimplente, barrando o atendimento dos beneficiários. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM.   

Verif. Títulos a Partir: Parâmetro que indica a partir de qual período serão verificados os títulos do contratante. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM. E pode ser:

 

01 – Início/Renov. Termo: Verifica títulos com data de emissão a partir da data de renovação/início do termo de adesão. Caso o termo possua data de renovação superior a data atual, será calculada a data de renovação anterior do termo para que esta data seja utilizada para busca dos títulos, essa data é calculada utilizando a unidade de validade do termo. Por exemplo, data de renovação do termo 01/07/08, data atual 23/04/08 e unidade de validade do termo 10 meses, a data calculada será 01/07/08 – 10 meses = 01/09/07, serão buscados títulos emitidos a partir de 01/09/07.

 

02 – No Último Período: Verifica títulos com data de emissão no último período informado pelo usuário (dias, meses ou anos).

 

03 – Data Informada: Verifica títulos com data de emissão a partir de uma data informada pelo usuário.

 

04 – Todos Emitidos: Verifica qualquer título emitido do contratante.

 05 – Contratual/Termo: Esta opção atenderá a situação de não haver controle para renovação do termo de adesão, mas o controle da inadimplência deve ser pela vigência contratual. Esta opção terá a mesma regra da opção 01 – Início/Renov. Termo. Na opção 01 o controle é realizado através da data de início do termo ou a data de renovação. Na opção 05 é realizada uma simulação da renovação para controle da data de vigência contratual através da quantidade e unidade parametrizada.  Período: Quantidade de dia, mês ou ano. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM e o campo Verif. Títulos a Partir for “02” ou “05”.   Unidade:

Indica a unidade de medida do período. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM e o campo Verif. Títulos a Partir for “02” ou “05”. Pode ser:

 

DD – Dia: a quantidade do período será em dias. 

 

MM – Mês: a quantidade do período será em meses.

 

AA – Ano: a quantidade do período será em anos.

  Data Informada: Data para início da verificação dos títulos do contratante se refere à Data de Emissão dos mesmos. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM e o campo Verif. Títulos a Partir for “03”.   

Tipos de Títulos: Indica a partir de qual período serão verificados os títulos do contratante. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM. Pode ser:

 

01 – Faturados Termo Adesão: verifica apenas títulos faturados do termo de adesão em questão.

 

02 – Faturados Contratantes: verifica títulos faturados do contratante, independente do termo de adesão.

 

03 – Implantados: Verifica apenas títulos implantados do contratante no Contas a Receber - EMS, ou seja, considera apenas títulos que não possuem fatura no Gestão de Planos.

 

04 – Todos: Verifica qualquer título do contratante.

  Acumular Dias: Indica se serão acumulados os dias em atraso dos títulos do contratante. Pode ser SIM ou NÃO. Se informado SIM, serão acumulados os dias em atraso dos títulos em aberto e/ou dias pagos em atraso dos títulos fechados. Se informado NÃO, será considerado o número de dias do maior título aberto em atraso. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM.   

Forma de Acúmulo: Indicador para acumular dias de títulos pagos em atraso e/ou títulos abertos em atraso. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for SIM e o campo Acumular Dias for marcado. Pode ser:

 

01 – Independente Título em Aberto: Acumula dias de títulos abertos em atraso e títulos pagos em atraso.

 

02 – Se Existir Título Aberto: Acumula dias de títulos abertos em atraso. Caso haja pelo menos um titulo aberto em atraso, acumulará também dias de títulos pagos em atraso.

 

03 – Títulos em Aberto: Acumula somente dias de títulos abertos em atraso.

 

04 – Se existir Tit. Aberto q/ Venceram: Acumula dias de títulos abertos em atraso que já venceram. Caso haja pelo menos um título em atraso, acumulará também dias de títulos pagos em atraso.

  Controle Notificação Inadimplência: Permite ao usuário parametrizar quantas notificações devem ser emitidas, com quantos dias de atraso cada uma deve ser gerada. A manutenção deste cadastro somente é solicitada quando a forma de pagamento do tipo de plano estiver parametrizada para tratar inadimplência. As parametrizações de notificações de atraso são organizadas por períodos. Estes períodos são compostos por uma data de início e fim de validade e por um número variável de notificações de inadimplência a serem emitidas. É possível criar diversos períodos para o caso de ser necessário alterar o número de notificações a serem emitidas, ou o número de dias em atraso em que determinada notificação deve ser emitida. Por exemplo: É possível parametrizar que entre 01/01/2007 e 23/01/2007 devem ser emitidas três notificações de atraso, sendo a primeira com 30 dias de atraso, a segunda com 60 e a terceira com 90. Caso, a partir de 24/01/2007, seja desejado enviar quatro notificações, sendo com 15, 25, 35 e 40 dias de atraso, basta criar um novo período com esta parametrização e o mesmo passará a ser considerado quando for gerado o relatório de contratantes inadimplentes com data de cálculo a partir de 24/01/2007. OBSERVAÇÃO: Caso seja desejada apenas uma parametrização, mantendo sempre o mesmo número de notificações e com o mesmo número de dias de atraso para cada uma, então pode ser criado um único período, mantendo a data de fim de validade em aberto. Caso seja necessário, posteriormente, criar novo período, será necessário cancelar o período atual, informando a data final a ser considerada.

A manutenção do controle de notificações de inadimplência possui as seguintes opções:

 

F1 – Confirma: Grava as notificações de inadimplência parametrizadas.

 

F3 – Detalhe: Mostra as notificações com seu respectivo número de dias de atraso para ser emitida.

 

F4 – Abandona: Abandona a manutenção.

 

F5 – Inclui: Incluir novo período de notificações de inadimplência.

 

Na opção F5 - Inclui é solicitado o período de validade para a estrutura de envio de notificações de inadimplência que está sendo criada.

 

Após informar o período, é aberta a tela de inclusão de notificações. As notificações de inadimplência devem ser cadastradas uma a uma, através da opção F5-Inclui. Dessa forma, torna-se possível parametrizar um número variado de notificações a serem emitidas, conforme a necessidade. Para cada notificação cadastrada é solicitado o número de dias de atraso ao qual a mesma corresponde.

 

F6 – Cancela: Cancelar um período de notificações de inadimplência.

 

Na opção F6-Cancela, caso ainda não exista nenhuma notificação de inadimplência já emitida para nenhum contrato da estrutura, então existe a possibilidade de o usuário informar uma data de cancelamento para o período ou remover fisicamente o registro. Caso já exista alguma notificação emitida, então somente estará disponível a opção para informar a data de fim de validade do período.