Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

01. DADOS GERAIS


Linha de Produto:Datasul
Segmento:Saúde
Módulo:Gestão de Planos de Saúde
Função:

Manutenção de Guias (at0110z)

Autorização Guias pelo Auditor/Responsável (at0110j)

Consulta Trans. Negadas - IE (at0110t)

Comunica Guias Pendentes (at0110v)

Consulta Status da Transação (at0110p)

Consulta Dados do Beneficiário (at0110r)

Consulta Dados do Prestador (at0110s)

Contagem de Beneficiários (at0110q)

Comunicação de Beneficiários - TISS (at0110n)

Auditoria Médica Web

Issue:DSAUGPSAUTOR-7334

02. SITUAÇÃO/REQUISITO


As implementações descritas neste documento correspondem as adequações efetuadas no Gestão de Planos para atender ao PTU Online 8.0.

03. SOLUÇÃO


Procedimentos para Implantação

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download) e também na console de atualização.

Deverá ser realizada a atualização do banco de dados, utilizando o Console de Atualização.

Procedimentos para Configuração


Gestão de Planos de Saúde

  1. No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Parâmetros Globais Sistema - PR1410P.

a. Altere a Versao do PTU para 8.0.
b. Altere a URL de Comunicação com o Foundation de modo a apontar para o novo endpoint do PTU Online 8.0. Na versão 7.0, o endpoint utilizado era o WsdPtuSenderWSv7000?wsdl. Agora, para trafegar solicitações do PTU Online 8.0, o endpoint do Foundation a ser parametrizado é o WsdPtuSenderWSv8000?wsdl (ex.: http://<servidor>:<porta>/htz-foundation/WsdPtuSenderWSv8000?wsdl).
c. Altere o Namespace para "http://implementation.v8000.ws.exchange.foundation.totvs.com/".
d. Uma vez efetuada a alteração desses parâmetros, a Unimed do Brasil deve ser comunicada para que a Versão PTU utilizada pela operadora seja alterada na Ferramenta WSD, de 7.0 para 8.0.

2. Os clientes que utilizam programas CPC no processo do PTU Online deverão atentar-se para as orientações abaixo:

a. Caso seja utilizada a CPC-ATAPI023.P contendo a definição da include de linha atp/atapi023-ptu70.i, a mesma deve ser alterada de modo a passar a utilizar a nova include atp/atapi023-ptu80.i.

b. Caso seja utilizada a CPC-API-RECEBE-PTU70.P:

    • deverá ser efetuada cópia do programa original, renomeando-o para CPC-API-RECEBE-PTU80.P;
    • dentro do fonte do programa CPC, deve ser alterada a definição da include cpc/cpc-api-recebe-ptu70.i para cpc/cpc-api-recebe-ptu80.i. Da mesma forma, os trechos de código que fazem uso das temporárias tmp-cpc-api-recebe-ptu70-entrada e tmp-cpc-api-saida-ptu70-saida, devem ser alterados para tmp-cpc-api-recebe-ptu80-entrada e tmp-cpc-api-saida-ptu80-saida, respectivamente; 
    • caso o programa específico utilize a definição da include de linha atp/atapi023-ptu70.i, esta deve ser alterada de modo a passar a utilizar a nova include atp/atapi023-ptu80.i. Os trechos de código que fazem uso da temporária tmp-atapi023-ptu70-serv-saida devem ser alterados para tmp-atapi023-ptu80-serv-saida;
    • caso o cliente possua algum programa específico que utilize a include atbo/boptutransactionstatus.i, o campo serviceType da tabela temporária transactionstatusServicesOutput teve seu tipo de dado alterado de int para char.

c. Caso seja utilizada alguma das CPCs CPC-ATAPI023.P, CPC-API-SOLICITAFOUNDATION.P, CPC-API-RECEBE-PTU80.P, CPC-AT0115C.P, CPC-AT0115C-IE.P, ou outra CPC que tenha ação no processo de envio ou recebimento de transações PTU, esta deverá ser recompilada de modo a enxergar as includes disponibilizadas.


Foundation Saúde

Para instruções de configuração e parametrização do Foundation Saúde para o PTU Online 8.0, acesse a página PTU ONLINE 8.0 (Foundation).

Procedimentos para Utilização

Conversão dos códigos de serviço

A partir da versão 8.0 do PTU Online, os códigos para o campo tipo de tabela devem respeitar o domínio da TISS:

A conversão do código do serviço será realizada conforme as regras abaixo.

Conversão dos códigos de serviço - Alterações no processo de envio das transações

  • Para procedimentos o campo tipo de tabela será preenchido com o valor fixo 22. Para procedimentos assinalados como 'Pacote fechado' no programa Manutenção de Procedimentos (hpr0110h), este campo será preenchido com o valor 98.
  • Para o tráfego dos insumos, o sistema passa a considerar o valor informado no campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Insumos (hrc0110c) para exportar no campo tipoTabela do PTU. Já para o campo codigoServico o sistema localizará o registro equivalente ao insumo no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) e realizará a seguinte regra:
    • Caso o campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Insumos (hrc0110c) seja igual a '18 - TUSS Taxas hospitalares, diárias e gases medicinais', '19 - TUSS Materiais' ou '20 - TUSS Medicamentos', então o código do insumo que trafegará será o informado no campo 'Insumo PTU' do programa hrc0510r:

Tipo de tabela do insumo igual a 19.


Associativa insumo PTU para o insumo 00000014.


Sistema exportou código de tabela do insumo GP e o código do insumo igual ao código do insumo PTU parametrizado.

  • Caso o campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Insumos (hrc0110c) seja igual a '00 - Outras Tabelas' então o código do insumo será composto de 10 dígitos. Os dois primeiros dígitos serão compostos pelo valor informado no campo 'Código Tabela' do programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) e os 8 dígitos restantes serão compostos pelo valor informado no campo 'Insumo PTU' do programa hrc0510r:

Tipo de tabela do insumo igual a 00.


Associativa insumo PTU para o insumo 00000003 e tipo de tabela 20.


Sistema exportou código do insumo com 10 dígitos


** Importante: Para todos os insumos parametrizados com tabela '00 - Outras Tabelas' no programa Manutenção Insumos (hrc0110c), é necessário informar o tipo de tabela correspondente no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r). Caso não informado, o sistema acusará erro na comunicação com a unidade origem do beneficiário.


Conversão dos códigos de serviço - Alterações no processo de recebimento das transações

  • Para procedimentos (serviços informados com o campo tipoTabela igual a '22 - TUSS procedimentos e eventos em saúde'), o processo de importação não sofreu alterações.
  • Para o recebimento de insumos será realizada a seguinte regra:
    • Quando o tipo de tabela recebido for igual a '00 - Outras Tabelas', então o código do serviço será desmembrado visando obter o código de tabela e código do serviço. Serão lidos todos os registros equivalentes no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) considerando o campo 'Insumo PTU' igual ao código do serviço e o campo 'Tipo Tabela' igual ao tipo de tabela extraído dos dois primeiros dígitos do código do serviço e que estejam dentro do período de vigência. Para cada insumo PTU encontrado, será localizado o registro equivalente na Manutenção Insumos (hrc0110c) considerando o código do insumo GPS (neste processo é desconsiderado o Código Tabela informado na Manutenção Insumos (hrc0110c)). O primeiro registro que o sistema encontrar com essa combinação e que esteja com data de vigência válida, será assumido como o insumo que será criado na guia de autorização. Caso não encontrado o registro correspondente na Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) ou não for encontrado o insumo na Manutenção Insumos (hrc0110c) o sistema acusará erro na conversão do insumo e não prosseguirá com a criação da guia.
    • Quando o tipo de tabela recebido for igual a '18 - TUSS Taxas hospitalares, diárias e gases medicinais', '19 - TUSS Materiais' ou '20 - TUSS Medicamentos', então serão lidos todos os registros equivalentes no programa Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r) considerando o campo 'Insumo PTU' igual ao código do serviço e que estejam dentro do período de vigência. Para cada insumo PTU encontrado, será localizado o registro equivalente na Manutenção Insumos (hrc0110c) considerando o código do insumo GPS e o Código Tabela igual ao recebido na transação. O primeiro registro que o sistema encontrar com essa combinação e que esteja com data de vigência válida, será assumido como o insumo que será criado na guia de autorização.

Demais alterações

  1. As rotinas do PTU Online envolvidas com os módulos HAW-Autorizador Web e Auditoria Médica Web, e os programas da Solicitação TISS/XML via WebServices também foram adequados para trafegar solicitações na versão 8.0 do PTU Online. Não foram acrescidos campos em tela nesses programas.
  2. Foi alterada a regra para solicitar a descrição do insumo na inclusão de guias. Além da regra já existente, onde a descrição do insumo era solicitada quando codificação genérica, quando selecionado nos parâmetros do sistema que o cliente utiliza a versão 8.0 do PTU Online, o sistema passará a solicitar a descrição quando no programa Manutenção Insumos (hrc0110c) o Código Tabela for igual a '19-Materiais Tuss' ou '00 - Outras Tabelas'.
  3. Alterada a regra para solicitação do código ANVISA do material/medicamento e o código de referência do material no fabricante. Com a inutilização do antigo cadastro Manutenção Associativa Tabela Serviços X Tipo Insumo (hrc0410h) no PTU Online 8.0, no momento da digitação de um insumo que possua tabela igual a '00 - Outras Tabelas', o sistema passou a verificar o Código Tabela da Manutenção Associativa para Conversão Insumo Gestão Planos X PTU (hrc0510r). Quando informado '19 - TUSS Materiais' ou '20 - TUSS Medicamentos', então será solicitado o código ANVISA do material. E quando informado '19 - TUSS Materiais', então será solicitado o código de referência do material no fabricante.


4. ASSUNTOS RELACIONADOS