Páginas filhas
  • DT DVAFIN-3550 Validação do Fechamento Contábil ao alterar as despesas da duplicata

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Financeiro
Função:

FCPFP021 - Alteração de Despesa da Duplicata / FCPFP054 - Despesa na Duplicata por Fornecedor / FCPFM004 - Manutenção de duplicata / FCRFM001 - Manutenção de fatura   

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAFIN-3550 / DVAFIN-3680 / DVAFIN-3811

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Nos componentes FCPFP021 e FCPFP054, está sendo possível realizar a alteração das despesas da duplicata sem a validação do fechamento contábil.

03. SOLUÇÃO

Aplicar a validação do fechamento contábil nos componentes FCPFP021 e FCPFP054.

Configurado a contabilidade para contabilizar as liquidações automaticamente. Abaixo o detalhamento de como ocorrerá o processo.

Imagem 1 - No componente FCPFM004, realizamos o lançamento de uma duplicata.


Imagem 2 - Na imagem acima, detalhamos no componente CTPFC004, o lançamento contábil da duplicata lançada.


Imagem 3 - No componente FCPFP021, realizamos a alteração de despesa da duplicata.


Imagem 4 - Na imagem acima, detalhamos novamente no componente CTPFC004, o lançamento contábil da duplicata, nota-se que os valores dos lançamentos foram alterados.


Imagem 5 - No componente FCPFP005, realizamos o pagamento da duplicata.


Imagem 6 - Na imagem acima, detalhamos no componente CTPFC004, o lançamento contábil da liquidação da duplicata.


Imagem 7 - Após o pagamento da duplicata, realizamos nova alteração de despesa no componente FCPFP021.


Imagem 8 - Na imagem acima, detalhamos no componente CTPFC004, o lançamento contábil de origem da duplicata. Nota-se que os valores dos lançamentos foram alterados.


Imagem 9 - Na imagem acima, detalhamos no componente CTPFC004, o lançamento contábil da liquidação da duplicata. Nota-se que os valores dos lançamentos foram alterados.


Imagem 10 - Na imagem acima, no componente CTPFM004, realizamos a alteração da data do fechamento contábil. Dessa forma, não será possível realizar manutenção na despesa de duplicatas que estejam contabilizadas.


Imagem 11 - Na imagem acima, ao tentar alterar a despesa da duplicata no componente FCPFP021, não será permitido devido ao fechamento contábil.

Imagem 1 - Na imagem acima, configuramos o parâmetro TP_CONTAUT_CTP informando os valores 01,02,03 e 08. Veja que a opção 3 é para contabilidade automática de liquidações financeiras. Os módulos setados neste parâmetro serão contabilizados automaticamente. 

Imagem 2 - Na imagem acima, efetuamos o lançamento de uma duplicata no componente FCPFM004 para o fornecedor 15 no valor de 389,00. Foi informado somente uma despesa para esta duplicata.

Imagem 3 - Na imagem acima, como configuramos a contabilização automática, foi realizado automaticamente o lançamento contábil no valor de  389,00 gerando os registros de débito e crédito da despesa adicionada.

Imagem 4 - Na imagem acima, efetuamos a alteração da despesa da duplicata. Informamos três códigos de despesas com percentual diferente, foi permitido efetuar a alteração destas despesas por conta da contabilização automática. Veremos logo abaixo qual será o operacional deste processo automático.

Imagem 5 - Na imagem acima, como podemos observar o primeiro lançamento contendo somente uma despesa da duplicata 80 foi cancelado na contabilidade.

Imagem 6 - Na imagem acima, depois da ultima alteração, vemos através do componente CTPFC002 que o lançamento foi refeito gerando os itens de débito e crédito das três despesas que informamos na duplicata. P

Imagem 7 -  Na imagem acima, alteramos o parâmetro TP_CONTAUT_CTP removendo a opção 03 de liquidação financeira, para que o processo contábil financeiro não seja efetuado de forma automática.

Imagem 8 - Na imagem acima, acessamos o componente FCPFM004 e buscamos novamente pela duplicata 80, veja que eliminamos uma das despesas e alteramos o percentual das que ficaram deixando 50% em cada uma dela. Ao tentar salvar a alteração o sistema apresentou a mensagem acima, validando o lançamento contábil já efetuado para esta duplicata. A mensagem é apresentada por que como não será feito automaticamente o usuário precisará cancelar o lançamento que existe para esta duplicata para que realize a alteração da despesa.


Imagem 9 - Na imagem acima, depois da validação contábil apresentada, acessamos o componente CTPFP009 e efetuamos o cancelamento do lançamento contábil para que possamos alterar a despesa.

Imagem 10 - Na imagem acima, como podemos observar depois do procedimento acima efetuado, o lançamento contábil foi cancelado com sucesso.

Imagem 11 - Na imagem acima, depois do cancelamento como podemos observar, conseguimos efetuar a alteração de despesa normalmente.

Para validação de lançamento contábil real time, configuramos o parâmetro TP_CONTAUT_CTP acrescentando o código 03 de liquidação financeira.


Imagem 1 - Na imagem acima como podemos observar, efetuamos o lançamento da duplicata 46 para o fornecedor 15 no valor de 30,00 e esta parcela 1 ja foi automaticamente contabilizada, como demonstrado no componente CTPFC002

Imagem 2 - Na imagem acima, iremos duplicar a parcela 1 desta duplicata 46 gerando a parcela 2. Este procedimento não estava realizando a contabilização automática da parcela duplicada.

Imagem 3 - Na imagem acima, como podemos observar a duplicação da parcela foi efetuada com sucesso.

Imagem 4 - Na imagem acima, depois da duplicação da parcela vemos que o sistema automaticamente contabilizou a parcela originada de duplicação. Na consulta dentro do CTPFC002 agora constam os dois movimentos de 30,00 da parcela 1 e da parcela 2.

Imagem 5 - Na imagem acima, efetuamos o lançamento de uma fatura para o cliente 11 no valor de 78,00 através do componente FCRFM001. Veja que automaticamente foi realizado a contabilização do movimento.

Imagem 6 - Na imagem acima, efetuamos a duplicação do parcela 1 dentro do FCRFM001. Iremos gerar a parcela 2 desta fatura.

Imagem 7 - Na imagem acima, depois de realizado a duplicação da parcela, vemos através do componente CTPFC002 que foi efetuado lançamento contábil corretamente.

Imagem 8 - Na imagem acima, vemos que o processo de duplicação de fatura foi ajustado para gerar uma liquidação de lançamento manual de fatura. Esta liquidação anteriormente não era gerada, o que impossibilitava a contabilização, a partir de agora ela é gerada e contabilizada corretamente.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

A validação na alteração da despesa também foi aplicada no componente FCPFP054.