Segundo o Dicionário MICHAELIS da língua portuguesa: Pesquisa de mercado é a coleta e análise interpretativa de fatos relativos a um produto ou serviço capazes de influir na sua comercialização e na planificação de sua propaganda.
As pesquisas de mercado devem orientar a tomada de decisões ou a solução de problemas dentro de um estabelecimento, seja para satisfação interna (pesquisa com funcionários, alunos, etc.), seja para comercialização de novos produtos ou de satisfação de produtos atuais, como cursos, apresentações, palestras etc.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Fonte: SEBRAE
O processo de tomada de decisão em compra é feito através da percepção que os consumidores têm um problema e então se movem em direção a uma série de passos racionais para resolvê-lo.
Disto decorre um Modelo Genérico de Decisão que se baseia em 5 passos que o consumidor dá inconscientemente para comprar, e são eles:
- Reconhecimento do problema
- Busca
- Avaliação da alternativa
- Opção
- Avaliação da Pós-aquisição
A partir deste conhecimento básico já existem condições necessárias para "Identificar as necessidades do cliente".
Para realizar a ação de identificação das necessidades do cliente pode-se utilizar as seguintes ferramentas de marketing:
- Análise de mercado
- Pesquisa de mercado
Conhecer bem o perfil – gostos, atitudes, preferências, hábitos, costumes, relações sociais e grupais de referência do consumidor – eis a base inicial de um trabalho de aproximação. Sabe-se, por exemplo, que o consumidor está se tornando cada vez mais exigente, seletivo, desconfiado, racional.
O rastreamento do consumidor é uma tarefa que não se esgota de uma só vez, porque suas atitudes são dinâmicas, o que exige análise permanente de seu perfil.
Outros itens a serem observados:
- Tipos de Pesquisa
- Métodos de experimentação
- Seleção da Amostra