Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Assunto Help: A contabilização não pode ser executada

Produto:

Microsiga Protheus ®

Versões:

11 e 12

Ocorrência:

Ao gerar a contabilização off line, o sistema exibe a mensagem: Help a contabilização não pode ser executada.

Ambiente:

Brasil

Passo a passo:

A mensagem de HELP : A contabilização não pode ser executada, se refere a tela abaixo:

Também poderá ter esse formato:

Essas mensagens ocorrem por que o ambiente está configurado para tratar a contabilização por Mult Thread, desta forma, existem premissas a serem respeitadas neste tipo de contabilização, caso contrário, o sistema exibirá estas mensagens.


A primeira mensagem ocorre, quando temos o parâmetro MV_ALTLCTO igual a S e MV_PRELAN diferente de D - Doc inconsistente.


A segunda mensagem ocorre, quando temos o parâmetro MV_ALTLCTO igual a S e os demais parâmetros para contabilização Mult Thread obedecendo a sua configuração.

Para caracterizar uma contabilização Mult Thread é necessário que o parâmetro MV_CNFSTHR esteja configurado maior que 1 e máximo de 15, conforme boletim técnico: CTB-FAT - Contabilização com múltiplos processos – Pedidos de Venda e Notas Fiscais de Saída.pdf

Mediante a esta informação, a configuração correta do parâmetro MV_ALTLCTO deverá ser igual a N (Não), pois neste tipo de processo não se pode efetuar alterações e o MV_PRELAN deverá ser configurado como D - Doc Inconsistente, desta forma a primeira mensagem não ocorre.

Para o segundo caso, basta deixar MV_ALTLCTO deverá ser igual a N (Não).

Em suma, se o cliente deseja trabalhar com contabilização Mult Thread, não poderá trabalhar com o parâmetro MV_ALTLCTO habilitado e deverá seguir as premissas de configuração conforme o boletim técnico.

Observações:

As mensagens são exibidas, devido ao parâmetro MV_CT105MS estar configurado para mostrar mensagens. Caso não queira visualizá-las, basta desabilitar o parâmetro.