Child pages
  • DMANSMARTSQUAD1-10151 DT MAN10547 - Geração Bloco K
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

MAN10547 - Geração Bloco K

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Manufatura

Módulo:

CHF - Chão de Fábrica

Função:

MAN10547 - Geração do Bloco K

OBF0110 - Geração do SPED

SUP0090 - Item x Fornecedor

Situação/Requisito:

Criar um programa para realizar o processamento do bloco K separado do programa de geração do Sped Fiscal.

Solução/Implementação:

MAN10547 - GERAÇÃO DO BLOCO K

Foi criado um programa (MAN10547) para Geração do Bloco K separado do programa de geração do Sped Fiscal.

Este programa será responsável por processar e gravar as informações dos registros do Bloco K e o OBF0110 buscará essas informações processadas pelo MAN10547 para geração do SPED.

O objetivo deste programa é permitir realizar o processamento e conferência dos registros do Bloco K antes de enviá-lo para o SPED. Desta forma, os registros do Bloco K poderão ser processados e conferidos quantas vezes forem necessárias, sem impactar o OBF0110. Com ele também será permitido executar a geração e conferência dos registros no decorrer do mês, para identificar antecipadamente alguma inconsistência.

Para realizar o processamento dos registros do Bloco K, deverá ser informado o período de processamento. Caso já existir uma data de corte cadastrada para esse período, a data de corte será apresentada em tela.  Podendo também marcar o campo ‘Atualizar data de corte?’ onde a data de corte será atualizada com a data corrente. Se não existir uma data de corte cadastrada para o período informado, será apresentada e atualizada a data corrente como a data de corte, não podendo desmarcar o campo ‘‘Atualizar data de corte?’.

Após informar o período de processamento deverão ser selecionados os registros que deseja processar, sendo possível processar os registros separadamente. Mas é necessário ter processado e gerado o relatório de todos os registros antes de gerar o arquivo do SPED, por meio do OBF0110.

Durante o processamento do MAN10547 são gravadas as tabelas oficiais do Bloco K e o OBF0110 selecionará essas tabelas para geração do SPED.

Todas as tabelas possuem mês e ano de processamento, desta forma, será possível manter um histórico do que foi enviado para o SPED nos meses anteriores. Ao processar um registro já processado para o mesmo mês e ano, serão excluídos os registros e incluídos novamente com base no novo processamento.


Data de corte:

A data de corte é utilizada para identificar e gerar o registro de correção de apontamento K270/K275. A data de corte é atualizada no MAN10547 (com a data corrente) no primeiro processamento do período ou ao marcar o campo ‘Atualizar data de corte?’.

Como o MAN10547 pode ser executado diversas vezes apenas para conferências, é recomendado que a atualização da data de corte seja marcada em todos os processamentos de conferências. Após o processamento ‘oficial’ a data de corte não deverá mais ser atualizada.

É importante também que todos os registros sejam gerados com a mesma Data de Corte. Como os registros podem ser gerados separadamente, deve-se observar que a data de processamento de todos os registros seja igual ou maior que a data de corte. Esta consistência pode ser feita por meio da opção ‘Conferir’ .

Para mais informações sobre a data de corte: DT_Bloco_K_Versao_2_0_19


Relatório:

A opção ‘Relatório’ tem como objetivo listar as informações dos registros do Bloco K para conferência.

Para gerar o relatório de conferência é necessário informar quais registros deseja listar e ter processados-os anteriormente. O layout do relatório continua o mesmo que era listado no OBF0110.


Conferir:

A opção Conferir tem como objetivo listar inconsistências na geração do Bloco K. Quando executar esta opção será aberta uma tela para informar mês, ano e consistência que deseja processar.

Consistir registros processados - Ao marcar esse campo é gerado um relatório contendo as informações de processamento e geração de relatório de cada registro. Neste relatório é possível verificar quais registros foram processados e a data de processamento de cada.

A geração do SPED pelo OBF0110 tem como pré-requisito que todos os registros tenham sido processados e que o relatório tenha sido gerado . Esta consistência auxiliará na identificação da existência de alguma pendência de processamento ou geração de relatório. E assim garantir que os registros do Bloco K sejam gerados corretamente no SPED.

Neste relatório de consistência é possível verificar a data de corte e a data de processamento de cada registro. Para que os registros sejam gerados corretamente no SPED é importante que a data de corte esteja atualizada e a data de processamento de todos os registros seja igual ou maior a data de corte.


Informações Complementares:

A opção de ‘Inf. Compl.’ tem como objetivo cadastrar as informações complementares para geração do Bloco K.

Na opção de informações complementares é possível cadastrar os parâmetros para processamento do K200, indicando se o K200 deverá considerar: ‘Estoque’, ‘Em terceiro’, ‘De terceiro’ e ‘NFM (Ent. Futura).

Este cadastro era realizado no OBF0110, por meio da opção ‘inform_Compl_SPED’.

A atualização da data de corte e as informações complementares do Bloco K200 não serão mais apresentadas no OBF0110 e sim no MAN10547.


OBF0110 - GERAÇÃO DO SPED

Essa rotina será responsável pela leitura das tabelas gravadas na execução do MAN10547, para geração do arquivo texto conforme leiaute do Guia Prático. Não será gerado relatório de conferência, então as conferências devem ser realizadas no MAN10547.

Para processamento de todos os registros do Bloco K, deve-se entrar na tela para seleção e marcar todos os registros. Caso não navegue na opção do Bloco K, serão gerados automaticamente os registros K200 e K280.

Nas informações complementares do Sped Fiscal, ficou somente a configuração da Data da última entrega do Bloco H.


SUP0090 - ITEM x FORNECEDOR

Quando uma ordem de produção é de um item encomendado por terceiros, o item final deverá ser mostrado como 'de terceiros' (índice 2) no Bloco K200.

No SUP0090, foi incluído o campo Material de Terceiros?. Se estiver igual a "S", será apresentado no Bloco K com indicador 2(de terceiros) e com o código do fornecedor.


A Ordem de Produção sob encomenda é controlada da seguinte forma:

  • O controle é pelo código do item, ou seja, cada item x fornecedor deverá ter um código de item diferente;
  • A estrutura deverá ser duplicada para o fornecedor;
  • O item de terceiros deverá ter seu saldo controlado pelo estoque.


Conversores e Parâmetros:

Para que seja permitido realizar o processamento do Bloco K por meio desta nova tela, deverão ser executado os seguintes conversores:

Conversor de tabela: man01176.cnv

Este conversor criará as tabelas:

  • man_blck_inf_compl
  • man_auditoria_bloco_k
  • man_blck_registro_k230
  • man_blck_registro_k235
  • man_blck_registro_k260
  • man_blck_registro_k265
  • man_blck_registro_k270
  • man_blck_registro_k275
  • man_blck_registro_k280
  • man_blck_registro_k290
  • man_blck_registro_k291
  • man_blck_registro_k292

 Conversor de tabela: sup01912.cnv

Este conversor criará as tabelas:

  • sup_blck_registro_k200
  • sup_blck_registro_k210
  • sup_blck_registro_k215
  • sup_blck_registro_k220
  • sup_blck_registro_k250
  • sup_blck_registro_k255

 Conversor de tabela: man01179.cnv

Este conversor criará a tabela ‘man_blck_registro_0210’ e o campo ‘prog_origem’ em todas as tabelas criadas anteriormente para o Bloco K.

Os conversores MAN01176 e SUP01912 são pré-requisitados para execução do conversor MAN01179.

Importante: Todas as tabelas listadas acima possuem campos sequenciais que precisam ser inicializados. Para isso, é necessário acessar o LOG9200 - Gera rotinas para emulação do tipo de dado serial, opção Informar, selecionar a opção Primeiro valor para a trigger (1), marcar o campo Seleciona tabelas e na tela aberta procurar por cada uma das tabelas listadas acima, pressionar o botão OK e depois Processar.

Tickets relacionados:


Requisito:

DMANSMARTSQUAD1-9071, DMANSMARTSQUAD1-9073, DMANSMARTSQUAD1-10151, DMANSMARTSQUAD1-10429,DMANSMARTSQUAD1-10934

DMANENTLGX-2838, DMANENTLGX-2926, DMANENTLGX-3235 e DMANFISLGX-5240

Guia de referência Bloco K:Bloco K - Guia de referência - Logix